CLDF / POLÍTICOS DO DF

Comissão aprova criação do Dia em Homenagem aos Parlamentares Constituintes do DF

Publicado em


Comissão aprova criação do Dia em Homenagem aos Parlamentares Constituintes do DF

Os membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovaram, na manhã desta terça-feira (24), o projeto de lei 657/2023, iniciativa do deputado Pastor Daniel de Castro (PP), que institui e inclui no calendário oficial de eventos do Distrito Federal o Dia em Homenagem aos Parlamentares Constituintes do DF, a ser celebrado, anualmente, em 5 de outubro. A escolha da data remete ao dia da promulgação da Constituição Federal de 1988.

Os parlamentares constituintes foram os membros da Assembleia Nacional Constituinte de 1987, responsáveis por redigir a Carta Magna. O congresso foi composto por 559 parlamentares, sendo 72 senadores e 487 deputados federais. Pelo Distrito Federal, participaram da elaboração do documento os ex-deputados federais Augusto Carvalho, Valmir Campelo, Sigmaringa Seixas, Francisco Carneiro, Geraldo Campos, Márcia Kubitschek, Maria de Lourdes Abadia e Jofran Frejat.

Segundo Daniel de Castro, a proposta reconhece a dedicação dos homenageados na criação de uma constituição democrática e inclusiva, que garante os direitos de todos os brasileiros. “Essa homenagem também é uma oportunidade de refletir sobre a importância da Constituição de 1988. Ela é um marco histórico na democracia brasileira, e representa o fim da ditadura militar e o início de um novo período de liberdade e direitos para o povo brasileiro”, frisa o parlamentar.

Leia Também:  CPI do Rio Melchior aprova requerimentos para ouvir órgãos de fiscalização e regulação

Na reunião desta terça-feira, os membros da Comissão de Constituição e Justiça aprovaram, ainda, outros três projetos de lei que inserem datas comemorativas e campanhas temáticas no calendário oficial de eventos do DF:

PL 920/2024, de autoria da deputada Doutora Jane (MDB): cria a Semana em Prol da Saúde Mental Policial, a ser realizada, anualmente, na primeira semana do mês de janeiro. O objetivo da proposta é promover ações de conscientização, prevenção e apoio à saúde mental dos profissionais de segurança pública, oferecendo treinamentos de resiliência emocional e acesso a serviços psicológicos especializados.

PL 1150/24, de autoria do deputado Iolando (MDB): inclui no calendário oficial de eventos do Distrito Federal o encontro Innova Summit, uma feira gratuita voltada para tecnologia, inovação e sustentabilidade, que reúne em média mais de 150 startups por edição no DF. A norma estabelece a realização de palestras, debates, workshops e experiências imersivas sobre temas como empreendedorismo, inclusão digital e habilidades tecnológicas para os participantes.

• PL 733/2023, de autoria do deputado Wellington Luiz (MDB): cria o Dia do Podólogo no âmbito do Distrito Federal, a ser comemorado, anualmente, em 4 de dezembro. De acordo com a medida, considera-se podólogo (técnico em podologia) o profissional com formação em curso técnico específico, conforme previsto no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, e que tem como principais funções a prevenção e o tratamento de doenças que afetam os pés.

Leia Também:  Comissão aprova criação do Dia em Homenagem aos Parlamentares Constituintes do DF



Créditos do conteúdo

COMENTE ABAIXO:

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO