(WordPress, Blogger e outros):

POLÍTICA DO BRASIL

População estimada da RIDE chega a 4,8 milhões, revela estudo do IBGE

Publicado em

Crescimento populacional evidencia importância do Entorno no cenário regional. Pábio Mossoró, secretário do Entorno destacou que principal desafio é o transporte semiurbano

A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) deve alcançar, em 2025, quase 4,8 milhões de habitantes, segundo o relatório “Estimativas da População’’, divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2022, eram 4,48 milhões, o que representa um salto de quase 290 mil pessoas em apenas três anos. O levantamento coloca a RIDE como a quarta região metropolitana que mais cresce no país.

Esse avanço reflete o fortalecimento dos municípios goianos que compõem a região. Enquanto Brasília concentra cerca de 2,9 milhões de moradores, cidades como Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental, Novo Gama, Luziânia, Águas Lindas e Formosa registram forte crescimento populacional, consolidando o Entorno como espaço estratégico para políticas públicas.

De acordo com o secretário do Entorno, Pábio Mossoró, a expansão está ligada aos investimentos em infraestrutura, educação, moradia e saúde, mas também traz desafios. “O Entorno cresceu muito nos últimos 15 anos. Agora, o nosso desafio é transformar esse crescimento em qualidade de vida”, afirmou.

Leia Também:   Plano Nacional de Cuidados terá R$ 25 bilhões do Governo do Brasil

Entre as prioridades, ele destacou o transporte público semiurbando entre a Capital e cidades do Entorno, considerado o principal gargalo. “Estamos implementando o consórcio interfederativo que unirá Goiás e o DF na gestão do sistema de transporte, para garantir mais qualidade, eficiência e tarifas acessíveis aos trabalhadores da região”, completou.

Fotos: SEDF-GO
1. Vista de Valparaíso de Goiás
2. Igreja em Santo Antônio do Descoberto
3. Lagoa Formosa em Planaltina de Goiás
4. Transporte urbano de Luziânia
5. Igreja em Luziânia
6. Lago Corumbá IV em Abadiânia

Secretaria do Entorno do Distrito Federal | Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO