ACBJPR-DF-logo-blue80red
ACBJPR-DF-logo-blue80red

GDF / BRASÍLIA

Projeto ‘De Cara Nova’ restaura área de Brazlândia

Publicado em

Em comemoração ao aniversário da cidade, SLU entrega, nesta terça (6), mais um ponto recuperado e lança a campanha Descarte Legal

Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Advertisement
Nesta terça-feira (6), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) entrega mais uma área restaurada pelo projeto De Cara Nova, que tem como objetivo eliminar os maiores pontos de descarte irregular no Distrito Federal. De janeiro deste ano até o início de maio, a ação já retirou quase 4 mil toneladas de entulho de lixões espalhados pela cidade.
O SLU instala sinalizações educativas com placas orientando sobre as penalidades e o local correto para o descarte de lixo e entulhos | Foto: Divulgação/SLU

Em Brazlândia, o SLU disponibiliza para a população dois papa-entulhos localizados no Núcleo de Limpeza de Brazlândia – Área Especial 02 Norte, Lote K, Setor Norte (próximo à 18ª Delegacia de Polícia) e na Quadra 33, Área Especial nº 3, Vila São José, BR-430, km 01, Sentido Capão da Onça. Apesar da existência dos dois locais, ainda é possível verificar diversos pontos de descarte irregular que são constantemente alvos desse crime ambiental.

Leia Também:  Governo recupera vias urbanas e rurais em Brazlândia após fortes chuvas

A ideia do projeto é recolher resíduos e recuperar os espaços por meio de plantio de mudas e sinalizações educativas com placas orientando sobre as penalidades e o local correto para o descarte. “O objetivo da ação é chamar a atenção dos moradores com uma ação voltada à educação ambiental e diminuir o número de lixos e entulhos na região”, afirma Sílvio Vieira, presidente do SLU.

Projeto Descarte Legal

Advertisement

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira (5), o SLU promoverá ações específicas de conscientização da sociedade, durante a primeira semana de junho. Uma delas será lançada nesta terça-feira (6): o projeto Descarte Legal, que contribui para a conscientização sobre o descarte correto de resíduos, para minimizar o problema dos pequenos lixões.

“O descarte irregular de resíduos é, infelizmente, um problema em todas as regiões do DF. Para minimizar a disposição de lixo e entulho em local inadequado, o SLU realiza campanhas de comunicação e de mobilização, além de dispor de 22 papa-entulhos”, enfatiza Sílvio.

Leia Também:  GDF elabora plano de segurança para o jogo da Seleção Brasileira contra a Colômbia

Por ser uma questão cultural, os trabalhos de remoção dos pequenos lixões são realizados continuamente. São mais de 400 pontos mapeados. Mais do que um problema que prejudica a saúde e a qualidade de vida dos moradores, o descarte irregular também onera os cofres públicos, já que o SLU gasta mais de R$ 18 milhões por mês com a coleta de resíduos que deveriam estar nas lixeiras e nas caçambas, mas que estão nas ruas e nos terrenos baldios.

Advertisement

Serviço
Projeto De Cara Nova e lançamento do Descarte Legal em Brazlândia
– Data: terça-feira (6)
– Horário: 10h
– Local: EQ 02/04 Lote A (ao lado do CEE- Cinebraz)

*Com informações do SLU

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Advertisement

GDF / BRASÍLIA

Servidores do GDF e defensores públicos são capacitados em direitos humanos

Published

on


A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), por meio do Conselho Distrital de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (CDPDDH), firmou, nesta segunda-feira (17), um Termo de Cooperação Técnica com a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) para fortalecer a promoção dos direitos humanos entre servidores e defensores públicos.

Advertisement

Com duração de 24 meses, a parceria tem como principal objetivo capacitar servidores e agentes de direitos humanos, além de sensibilizar a população sobre a importância da cidadania e da proteção dos direitos fundamentais. O acordo prevê o desenvolvimento de projetos educativos e sociais, incluindo cursos, eventos e ações de conscientização.

Parceria firmada entre a Secretaria de Justiça e Cidadania e a DPDF visa a capacitar servidores e defensores públicos na promoção dos direitos humanos | Foto: Divulgação/Sejus-DF

A partir da assinatura do termo, as atividades começam a ser implementadas, promovendo a qualificação contínua dos profissionais que atuam diretamente na defesa dos direitos humanos. A iniciativa busca aprimorar o atendimento à população e fortalecer a rede de proteção social.

Advertisement

“A educação e a qualificação são ferramentas essenciais para garantir que a defesa dos direitos humanos seja cada vez mais efetiva. Essa parceria nos permitirá ampliar o conhecimento dos servidores e defensores públicos, fortalecendo o atendimento à população e promovendo mais dignidade e justiça social”, destacou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

O defensor público-geral do DF, Celestino Chupel, também ressaltou a importância da parceria como um avanço na construção de uma cultura de respeito e defesa dos direitos humanos: “Com a atuação interinstitucional, as ações têm o potencial de impactar ainda mais pessoas, alcançando públicos diferenciados e contribuindo para o pleno desenvolvimento humano e suas potencialidades”.

A cooperação não envolve transferência de recursos financeiros entre os órgãos. Cada instituição será responsável pelo custeio das atividades previstas no acordo, garantindo a execução das ações de forma eficiente e integrada.

Advertisement

*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF)



Créditos do conteúdo

Advertisement

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Via do Lago Norte passa por reforma em trecho de 1,5 quilômetro de extensão
Continuar lendo

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO

MAIS LIDAS DA SEMANA