ACBJPR-DF-logo-blue80red
ACBJPR-DF-logo-blue80red

GDF / BRASÍLIA

Governador marca presença no encerramento do GDF Mais Perto do Cidadão

Publicado em

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Quarta edição do programa atendeu mais de 4 mil pessoas

Advertisement

O governador Ibaneis Rocha compareceu no último dia do programa GDF Mais Perto do Cidadão, em Sobradinho, neste sábado (13). A iniciativa, que facilita o acesso da população a serviços prestados pelo governo, atendeu mais de 4 mil pessoas nesta edição, a quarta do programa.

“Sobradinho está de parabéns! Com o GDF Mais Perto do Cidadão, estamos comemorando os 63 anos de Sobradinho com muita prestação de serviço para a população. São todos os órgãos unidos no cuidado com a população. Estou muito feliz”, celebrou o governador.

No trajeto, o governador fez uma parada no viaduto de Sobradinho para ver de perto o andamento das obras. “Passei ainda há pouco pelo viaduto, está na fase final. Esse é o nosso governo, trabalhando de forma integrada para atender a população”, declarou Ibaneis. Quando concluído, o viaduto vai beneficiar os cerca de 70 mil motoristas. O investimento gira em torno de R$ 35,5 milhões e, desde o início dos trabalhos, foram gerados 400 empregos.

Advertisement

Sobre o programa

O GDF Mais Perto do Cidadão foi criado pela Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF). A secretária da Pasta, Marcela Passamani, comemorou o encerramento desta edição. “Fechamos esse dia com chave de ouro, prestando o melhor serviço para a população”, assegura.

Leia Também:  Associação de Pequenas Hidrelétricas é contrária ao PL que prevê alterar a taxação do setor elétrico

O programa facilita o acesso da população aos serviços prestados pelo governo, como atendimentos para tratar sobre conta de água, de energia, benefícios sociais oferecidos pelo GDF e emissão de IPVA e IPTU. Na primeira edição, mais de 3 mil moradores do Riacho Fundo II foram atendidos entre 10 e 11 de abril.

Na segunda edição, em Ceilândia, foram cerca de 2,5 mil atendimentos entre 31 de março e 1º de abril. A terceira ocorreu em Planaltina, de 27 a 29 de abril, quando cerca de 6 mil pessoas foram atendidas pelo programa do governo.

Advertisement

Com informações da Agência Brasília

Fonte: Jornal de Brasilia

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Advertisement

GDF / BRASÍLIA

Cooperação entre áreas de tecnologia e controle fortalece transparência e atendimento ao cidadão no GDF

Published

on


Durante o evento Ouvidoria Day, ocorrido em 12 de março, em celebração ao Dia da Ouvidoria, foi anunciada uma nova parceria entre a Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF). A portaria conjunta nº 2, de 27 de fevereiro de 2025, tem como objetivo impulsionar soluções tecnológicas inovadoras para otimizar a transparência pública e aprimorar o atendimento ao cidadão.

Advertisement

A iniciativa estabelece uma parceria estratégica entre os órgãos para o desenvolvimento e a implementação de projetos conjuntos voltados à inovação e ao controle social. Um dos projetos que será fortalecido pela portaria é o “Participe Aqui!”, que disponibilizará totens itinerantes para que o cidadão possa registrar suas manifestações de forma imediata.

O Participe Aqui! será fortalecido com a disponibilização de totens itinerantes para que o cidadão possa registrar suas manifestações | Foto: Divulgação/CGDF

“Sempre buscamos melhorar o atendimento ao cidadão, mas agora queremos alcançá-lo de forma mais tecnológica, facilitando sua participação no governo. Muitas vezes, o cidadão desiste ou esquece de registrar suas solicitações, reclamações e até mesmo elogios. Se ele tem um totem diante de si, naquele momento, as chances de participação são maiores. O governo também se beneficia, monitorando o retorno dado pela população”, explicou Daniel Lima, controlador-geral do DF.

Advertisement

Dentre as principais diretrizes da cooperação estão a modernização da rede de ouvidorias do Distrito Federal, o desenvolvimento de ferramentas que fortaleçam a transparência e o aprimoramento do sistema Participa DF, canal de atendimento e interlocução entre o governo e a população. A ideia é facilitar o acesso dos cidadãos ao sistema, ampliando sua utilização no processo de elaboração de políticas públicas e garantindo que as demandas cheguem de forma mais eficaz às diversas ouvidorias do GDF.

Para garantir a execução dessas iniciativas, será instituído um grupo de trabalho formado por servidores dos dois órgãos, que atuarão na definição de metodologias, no acompanhamento de resultados e na ampliação dos canais de acesso do cidadão às ferramentas de ouvidoria.

O titular da Secti-DF, Leonardo Reisman, ressaltou a importância da tecnologia para a melhoria dos serviços prestados ao cidadão: “A inovação é essencial para a eficiência da gestão pública. Ao integrar tecnologia e controle, conseguimos criar soluções que tornam os serviços mais acessíveis e eficazes, garantindo mais transparência e proximidade com a população”.

Advertisement

Já o controlador-geral do Distrito Federal destacou que a parceria reforça o compromisso do GDF com a transparência e a participação cidadã. “Essa iniciativa fortalece os mecanismos de controle social e permite que a sociedade tenha mais ferramentas para acompanhar e contribuir com a gestão pública. Nosso objetivo é aprimorar o atendimento e garantir que o cidadão tenha um canal efetivo para exercer seus direitos”, enfatizou Daniel Lima.

A portaria conjunta nº 2 já está em vigor e abre caminho para futuras ações de integração entre tecnologia e controle social no Distrito Federal.

*Com informações da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF)

Advertisement

 



Créditos do conteúdo

Advertisement

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Bolsonaro diz que recebeu telefonema de Milei e foi convidado para a posse do argentino
Continuar lendo

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO

MAIS LIDAS DA SEMANA