CLDF / POLÍTICOS DO DF
Por 3 votos a 2, Comissão da Saúde aprova Cleber Monteiro para presidência do Iges-DF
Publicado em
17 de março de 2025por
Eugenio Piedade
Por 3 votos a 2, Comissão da Saúde aprova Cleber Monteiro para presidência do Iges-DF
Apesar da aprovação, distritais criticaram gestão do instituto e sugeriam melhorias
Em audiência pública realizada nesta segunda-feira (17), a Comissão de Saúde (CSA) sabatinou Cleber Monteiro Fernandes, indicado pelo GDF para assumir a direção do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) depois que o antigo diretor, Juracy Cavalcante Lacerda, foi designado para comandar a Secretaria de Saúde (SES/DF).
O nome de Monteiro, que atualmente ocupa a vice-presidência da instituição, foi aprovado pela CSA com votos favoráveis dos deputados Pastor Daniel de Castro (PP), Jorge Vianna (PSD) e do relator da comissão, deputado Martins Machado (Republicanos). A deputada Amarilio (PSB), presidente da comissão, e o deputado Gabriel Magno (PT) votaram contra a indicação do Buriti. Com o aval da CSA, o nome do indicado segue para votação pelo plenário da Casa na Sessão Ordinária desta terça-feira (18).
Por mais de cinco horas, Monteiro respondeu aos questionamentos levantados pelos deputados. A audiência foi acompanhada de perto por associações, conselhos de classe e sindicatos ligados à saúde.

Capacidade técnica
Um dos pontos de maior destaque foi apresentado pela deputada Dayse Amarilio. A deputada questionou se, mesmo não tendo formação na área da saúde, o indicado teria a expertise necessária para assumir o cargo.”Será que aprovariam a indicação de um profissional de saúde para ser diretor da polícia civil?”, indagou a deputada, referindo-se ao fato de Cleber ser oriundo da Polícia Civil do DF.
Em sua defesa, o sabatinado mencionou um conjunto de experiências de gestão em diferentes órgãos públicos – entre elas a de diretor-geral da PCDF – para demonstrar que reúne as aptidões necessária para gerir o instituto e solucionar possíveis crises.
“Como gestor, desenvolvi diversas habilidades que fui melhorando com o tempo. Uma delas é a de gerir pessoas. Fui negociador da polícia, tenho uma qualidade que é montar equipes e cercar-me de pessoas com qualidades de gestão”, ponderou.
Monteiro prometeu uma gestão coparticipativa, com escuta dos usuários do sistema de saúde e amplo debate com os demais diretores do instituto. “A palavra final nunca vai ser exclusivamente minha. Temos uma equipe capacitada e vamos discutir, ouvindo sempre o usuário e o trabalhador que atua na ponta”, declarou.
O deputado Wellington Luiz (MDB) ratificou a fala de Monteiro, afirmando que, mesmo não sendo graduado na área da saúde, sua capacidade de gestão já foi colocada à prova e validada em todos os lugares onde já passou.
“Quero declarar que sou testemunha da competência, interlocução política e a capacidade técnica em resolver problemas do Cleber. Não é sua formação profissional que vai determinar seus resultados. É sua capacidade de ouvir, sua capacidade técnica, e sua competência”, defendeu o presidente da Casa.
Contrato
Outra crítica apresentada está relacionada ao contrato de prestação de serviços entre o Iges e o GDF. Dayse alega que o documento não estaria mais vigente, pois, segundo ela, há uma lei federal que prevê que este tipo de contrato deve ser revisto a cada cinco anos, o que não ocorre desde 2018. Para a deputada, o Iges “está operando na ilegalidade contratual”.
Cleber Monteiro se defendeu afirmando que a vigência do contrato pactuado em 2018 é de 20 anos, e que um eventual descumprimento por parte do instituto não foi questionado judicialmente.
A quantidade de termos aditivos e de apostilamentos inseridos no contrato original também recebeu críticas. Para o deputado Gabriel Magno, a desconfiguração que o documento original vem sofrendo desde 2018 evidencia a franca expansão da abrangência do Iges na rede pública de saúde com a precarização da prestação de serviço.
“Esta é a 8ª vez que fazemos sabatina a presidente do Iges em seis anos. O que mostra que o modelo não é saudável. O serviço de qualidade para a população que estava previsto no primeiro contrato não foi entregue. O Iges não resolveu o problema da saúde, pelo contrário, agravou”, afirmou Magno.
Atendimento nas unidades
As filas de espera para consultas, exames e tratamentos foram temas de diversas perguntas ao sabatinado. Para membros da comissão, esse problema precisa receber atenção especial do GDF e do Iges. Conforme dado apresentado pela deputada Dayse, há 16.900 pessoas aguardando na fila para consulta com cardiologista. A deputada afirma que as metas pactuadas em contrato devem ser revistas com urgência.
Outro alvo de crítica pelos distritais é o serviço prestado pela UTI Vida, empresa contratada pelo Iges para o transporte de pacientes por ambulância. O deputado Jorge Vianna lembrou do episódio de tombamento de uma ambulância, ocorrido no último dia 12, para alertar para o “sucateamento dos veículos” que transportam pacientes.
Segundo ele, várias irregularidades já foram identificadas nos veículos da UTI Vida, como motoristas dirigindo sem habilitação e veículos sem condições de rodagem, O deputado cobrou uma ação urgente com relação à verificação, pelo Iges, dos serviços prestados pela empresa terceirizada. “Vocês estão esperando alguém morrer na UTI Vida”? Quais as medidas vão ser tomadas com relação a essa empresa?”, indagou.
A alimentação oferecida para pacientes e servidores também foi duramente criticada por Vianna. O deputado afirmou que esteve recentemente no hospital de Santa Maria em uma visita técnica e apurou que a comida servida na unidade era de baixa qualidade nutricional. “A comida de Santa Maria é terrível. Há uma enorme diferença para a servida no hospital de base, e estão no mesmo grupo”, alegou o deputado.
Como resposta aos questionamentos, o indicado à presidência do instituto afirmou que está criando uma superintendência de contratos, que vai fiscalizar a prestação dos serviços prestados pelas terceirizadas e garantir que os contratos serão cumpridos. Ele disse ainda que o instituto fez recentemente um novo contrato para fornecimento de alimentação.
Sobre as filas, Monteiro afirmou que uma de suas primeiras ações será a criação de um complexo regulador, para que seja revisto o modelo de atendimento para que consiga atender regularmente todos os que estão na fila. “Temos que ter ferramentas para promover uma busca ativa dos que estão aguardando na fila, temos que chegar ao paciente”, defendeu.
Distritais divergem
Apesar de concordar que o Iges precisa melhorar seus serviços prestados, distritais divergiram com relação à aprovação de Cleber Monteiro como novo presidente. Para o deputado Pastor Daniel de Castro (PP), muitas críticas apresentadas tem o intuito de “desgastar o governo”. O deputado lembrou que o governo Ibaneis construiu três hospitais e seye UPAs, e elencou diversas outras marcas positivas da atual gestão. “Com relação ao Iges, vamos fiscalizar de perto, vamos perseguir o êxito e buscar solução”, pontuou.
Vianna apontou que, apesar de não concordar com a existência do Iges, torce para que o futuro presidente, caso tenha seu nome aprovado em Plenário, faça uma excelente gestão. “A saúde do DF precisa disso”, pontuou. Já Martins Machado elogiou a postura de Monteiro de aceitar o convite, o que, para ele, representa uma “missão honrosa”.
Amarilio e Magno, no entanto, afirmaram que, apesar de julgarem excelente o currículo do sabatinado, “não compactuariam” com o que chamaram de “desmonte da saúde pública que vem sendo feito pelo Iges” e desaprovaram sua nomeação.
Currículo
Monteiro é bacharel em Direito pelo Centro Universitário UDF e possui pós-graduação em Segurança Pública e Defesa Social pela União Pioneira de Integração Social (UPIS). Além disso, especializou-se na Polícia Judiciária pela Escola Superior de Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), acumulando formação acadêmica externa para a área de segurança e gestão pública.
Delegado aposentado da PCDF, Monteiro assumiu a posse do cargo de diretor-geral da instituição em 2009. Sua trajetória na Polícia Civil foi marcada por ações de fortalecimento da segurança pública no Distrito Federal.
Ao longo de sua carreira, exerceu diversas funções na administração pública do Distrito Federal. Atuou como chefe de gabinete do ex-deputado distrital Raimundo Ribeiro, subsecretário de Mobiliário Urbano e Apoio às Cidades do GDF, chefe de gabinete da Administração Regional de Ceilândia, assessor especial da Secretaria de Governo e subsecretário de Patrimônio Imobiliário da Secretaria de Planejamento, Orçamento Administração do GDF.

CLDF lança sistema que vai modernizar e dar mais transparência ao processo legislativo
CLDF realiza 3ª Semana Distrital do Hip-Hop com exposições, oficinas, debates e homenagens
CLDF homenageia mulheres empreendedoras nesta segunda-feira (10)
Câmara comemora os 50 anos da Sociedade Esportiva do Gama nesta segunda (10)
CLDF presta homenagem a engenheiros, arquitetos e técnicos de segurança do trabalho
BRASÍLIA
CLDF lança sistema que vai modernizar e dar mais transparência ao processo legislativo
CLDF lança sistema que vai modernizar e dar mais transparência ao processo legislativo A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...
CLDF realiza 3ª Semana Distrital do Hip-Hop com exposições, oficinas, debates e homenagens
CLDF realiza 3ª Semana Distrital do Hip-Hop com exposições, oficinas, debates e homenagens O evento acontece entre os dias 12...
CLDF homenageia mulheres empreendedoras nesta segunda-feira (10)
Mulheres empreendedoras de vários setores serão homenageadas pela Câmara Legislativa nesta segunda-feira (10), durante uma sessão solene, às 19h, no...
DISTRITO FEDERAL
Câmara comemora os 50 anos da Sociedade Esportiva do Gama nesta segunda (10)
A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza sessão solene na próxima segunda-feira (10) em homenagem aos 50 anos de fundação...
CLDF presta homenagem a engenheiros, arquitetos e técnicos de segurança do trabalho
CLDF presta homenagem a engenheiros, arquitetos e técnicos de segurança do trabalho Foi realizada na manhã desta sexta-feira (7) sessão...
Instalação de câmeras de segurança nas escolas vira Lei no DF
Foto: Reprodução Web Foi publicada nesta sexta-feira (7), no Diário Oficial do Distrito Federal, a Lei 7.758/2025, que dispõe sobre o...
POLÍTICOS DO DF
Conplan aprova nova etapa do bairro Urbitá, em Sobradinho, para mais de 21 mil habitantes
Projeto prevê até 6.965 apartamentos, comércio, serviços e equipamentos públicos Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader Mais um passo...
Corrida altera o trânsito no Eixo Monumental neste sábado (8)
Agentes do Detran-DF farão interdições a partir das 16h Por Agência Brasília* | Edição: Ígor Silveira Neste sábado (8), o...
Modernização e expansão colocam o metrô do DF em nova fase de crescimento
Desde 2019, sistema recebeu três novas estações, melhorias tecnológicas e investimentos que garantem mais conforto e eficiência; duas novas estações...
POLÍTICOS DO BRASIL
Instalação de câmeras de segurança nas escolas vira Lei no DF
Foi publicada nesta sexta-feira (7), no Diário Oficial do Distrito Federal, a Lei 7.758/2025, que dispõe sobre o uso obrigatório...
CLDF debate demandas de participantes do projeto Grito das Periferias
A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza audiência pública, nesta sexta-feira (7), às 19h, para debater demandas públicas elaboradas pelos...
CLDF e Defensoria Pública se unem para ouvir comunidades e promover educação jurídica
CLDF e Defensoria Pública se unem para ouvir comunidades e promover educação jurídica O bairro Crixás, em São Sebastião, será...
TRÊS PODERES
PRO 60+ divulga oportunidade para idosos que desejem estudar na UnB
A Universidade de Brasília (UnB) divulgou o edital de abertura do processo seletivo destinado a pessoas idosas para ingresso em...
CLDF debate implementação de monitoramento inteligente em veículos de aplicativos
CLDF debate implementação de monitoramento inteligente em veículos de aplicativos A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza audiência pública, nesta...
CLDF celebra os 69 anos da Candangolândia com sessão solene
A Câmara Legislativa realiza hoje (6), às 19h, sessão solene em homenagem ao aniversário da região administrativa da Candangolândia. A...
ENTORNO
Câmara Legislativa aprova criação da Rede Distrital de Atenção Domiciliar ao Idoso
Câmara Legislativa aprova criação da Rede Distrital de Atenção Domiciliar ao Idoso Publicado em 05/11/2025 08h32 Foto: Divulgação/Gab. Chico Vigilante...
Em audiência pública, Câmara debate pontos da lei orçamentária para 2026
Em audiência pública, Câmara debate pontos da lei orçamentária para 2026 Críticas aos valores destinados à saúde e à educação...
Servidores da Polícia Civil terão cinco dias de abono por ano
Servidores da Polícia Civil terão cinco dias de abono por ano Publicado em 05/11/2025 16h30 Foto: Andressa Anholete/ Agência CLDF...













