CLDF / POLÍTICOS DO DF

CLDF premia projetos que promovem saúde nas escolas

Publicado em


Trinta escolas públicas foram premiadas pelo edital “Saúde nas Escolas – Edição Ana Nery”, uma iniciativa da deputada distrital Dayse Amarilio (PSB). Cada uma das instituições de ensino receberá R$ 10 mil via emenda parlamentar. Os projetos vencedores foram apresentados no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal nesta segunda-feira (6). Na ocasião, também foram entregues moções de louvor a estudantes e profissionais escolares.

“Eu tenho certeza que esses projetos têm mudado a vida não só das crianças e dos jovens que estão nas escolas, mas também das famílias. O edital foi o sonho de misturar educação e saúde para pensar em ações que vão além dos muros da sala de aula”, destacou Dayse Amarilio. Os projetos abarcam uma grande variedade de temas, contemplando a saúde integral dos alunos e da comunidade.

 

Foto: Andressa Anholete/ Agência CLDF

Foram desenvolvidas medidas de prevenção ao suicídio e à automutilação; combate ao bullying e ao cyberbullying; promoção da dignidade menstrual, com a distribuição de absorventes; realização de aulas de yoga, vôlei, karatê, futebol e outras práticas esportivas; de uso da escrita e da arte para promoção de saúde mental; incentivo à alimentação saudável, com práticas pedagógicas sobre o tema e plantio de hortas; combate à dengue; conscientização sobre vacinas e valorização da ciência, entre outras iniciativas.

Leia Também:  Deputado Hermeto destaca atuação da PMDF para um Carnaval seguro no DF

As escolas selecionadas são de Brazlândia, Ceilândia, Gama, Guará, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Plano Piloto, Recanto das Emas, Samambaia, São Sebastião e Taguatinga (acesse aqui a lista completa).

“Vocês estão fazendo a diferença nas nossas escolas. Esses projetos são muito valiosos”, enalteceu a diretora de atendimento e apoio à saúde do estudante da Secretaria de Educação do DF, Larisse Cavalcante. Ela atua no programa Saúde nas Escolas, uma parceria entre as Secretarias de Educação e Saúde para atuação dentro do ambiente escolar. “O nosso estudante não precisa só de lápis e caderno. Ele precisa de saúde”, afirmou a diretora.

 

Foto: Andressa Anholete/ Agência CLDF

Homenagem à Anna Nery

Além dos projetos de saúde, o edital incluiu uma homenagem à enfermeira Anna Nery, a primeira mulher a figurar na galeria de heróis e heroínas da pátria. Foram premiadas as escolas com as três melhores redações e os cinco melhores desenhos sobre a vida da patrona da enfermagem no Brasil. As instituições vencedoras vão receber um adicional de R$ 10 mil de emenda parlamentar.

Leia Também:  CLDF premia filmes locais no Festival de Brasília, que começa nesta sexta-feira (12)

“Anna Nery foi uma mulher que deixou tudo para ir à guerra do Paraguai. Ela cuidou não só dos soldados brasileiros, mas dos paraguaios também. Ela trouxe para a enfermagem brasileira a importância do cuidado humanizado, independentemente da nacionalidade, da cor, da raça, do gênero, da religião”, ressaltou a chefe do departamento de gestão do exercício profissional do Conselho Federal de Enfermagem, Tatiana Maria Guimarães.

A solenidade completa pode ser assistida no Youtube da TV Câmara Distrital.

Acesse aqui as fotos do evento.



Créditos do conteúdo

COMENTE ABAIXO:

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO