(WordPress, Blogger e outros):

POLÍTICA DO BRASIL

PT, PCdoB e PV recorrem ao TSE contra Flávio, Zema e PL por possível propaganda antecipada

Publicado em

Brasília (DF), 28/08/2024 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de cerimônia de comemoração dos 25 anos do Ministério da Defesa. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

O Partido dos Trabalhadores (PT) informou na sexta-feira (20) que, em conjunto com o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e o Partido Verde (PV), ingressou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com ações contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e o Partido Liberal (PL). As siglas, que integram a Federação Brasil da Esperança, apontam suposta prática de propaganda eleitoral antecipada contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo a federação, teriam sido divulgados “conteúdos inverídicos e falsos que atacam de forma leviana” a imagem do chefe do Executivo com o objetivo de “influenciar a opinião dos eleitores”. Um dos materiais citados foi compartilhado por Flávio Bolsonaro em suas redes sociais, com críticas ao governo federal.

O vídeo mencionado utiliza recursos de inteligência artificial para simular um desfile de escola de samba com imagens de Lula, da primeira-dama Rosângela Lula da Silva (Janja), da ex-presidente Dilma Rousseff, do ex-líder venezuelano Nicolás Maduro e da ministra Gleisi Hoffmann. A gravação também faz referência a casos envolvendo o Banco Master, descontos indevidos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e à crise nos Correios.

Leia Também:  Prêmio Brasil Sem Fome tem inscrições prorrogadas até 11 de agosto

Para a federação, Flávio Bolsonaro, apontado como pré-candidato à Presidência, teria “intenção eleitoreira” ao associar Lula, de maneira considerada indevida, a escândalos financeiros. Em outro processo, o grupo acusa Flávio e o ex-ministro do Turismo Gilson Machado de promoverem propaganda antecipada por meio da distribuição de adesivos com imagens do senador e do ex-presidente Jair Bolsonaro e a frase: “Nordeste está com Flávio Bolsonaro 2026”.

Na terça-feira (18), o deputado federal Lindbergh Farias apresentou representação ao TSE contra Gilson Machado, citando um vídeo em que ele aparece colando os adesivos em uma motocicleta. Em resposta, o ex-ministro afirmou que suas ações foram orientadas pelo departamento jurídico e classificou a iniciativa como “cortina de fumaça”.

Em outras ações, a federação pede punição ao PL e a Zema, além da retirada dos vídeos questionados das redes sociais. À Jovem Pan, o governador mineiro informou, por meio de sua assessoria, que as publicações tiveram como objetivo “recordar passagens marcantes da trajetória de Lula que teriam sido omitidas no desfile do Sambódromo”.

Leia Também:  Ministro indicado por Alcolumbre anuncia R$ 99 milhões para reduto do senador

“Lula considera normal que uma escola de samba utilize recursos públicos para exaltá-lo, mas se incomoda quando alguém relembra sua trajetória”, declarou Zema.

Procurados, Flávio Bolsonaro e o Partido Liberal não se manifestaram até o fechamento da reportagem. O espaço segue aberto.

O PT também afirmou que o Sambódromo é um “espaço democrático”, tradicionalmente utilizado para homenagens a personalidades históricas, e negou qualquer interferência da legenda ou do presidente na homenagem feita pela escola de samba Acadêmicos de Niterói. Segundo o partido, a iniciativa partiu exclusivamente da agremiação, no exercício de sua liberdade artística e política. A legenda acrescentou ainda que sambas-enredo já exaltaram Lula e também criticaram ex-presidentes como Michel Temer e Jair Bolsonaro, além de mencionarem Dilma Rousseff no desfile mais recente.

Fonte: Jovem Pan

COMENTE ABAIXO:

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO