CLDF / POLÍTICOS DO DF

Projeto de lei aprovado busca garantir espaço para parturiente de natimorto nas maternidades

Publicado em


Projeto de lei aprovado busca garantir espaço para parturiente de natimorto nas maternidades

Foi aprovado pela Câmara Legislativa nesta terça-feira (4) o projeto de lei 1478/2024, que dispõe sobre a verificação da possibilidade de ofertar às parturientes de natimorto acomodação em área separada dos demais pacientes e gestantes. O projeto garante a separação para parturientes que tenham sido diagnosticadas com óbito fetal, aborto espontâneo ou que estejam aguardando ato médico para a retirada do feto.

O projeto determina também que as unidades de saúde garantam a essas parturientes o direito de contar com um acompanhante durante o período de internação. As maternidades do DF deverão publicizar o direito a área separada para parturientes de natimorto em cartazes que deverão ser afixados em suas dependências. O projeto prevê ainda que deverá existir oferta de acompanhamento multiprofissional, inclusive psicológico e psicossocial, desde o momento da internação hospitalar.

“Fizemos a proposta desta lei com base na escuta de pacientes. A mãe que passa por essa situação sofre duas vezes, pela perda do filho e por estar no meio de outras gestantes na maternidade”, explica o deputado Max Maciel (PSOL), um dos autores do projeto. A segunda autora, deputada Dayse Amarilio (PSB), também ressalta a importância do projeto para a saúde pública. “Como enfermeira obstetra, por muitas vezes presenciei a violência institucional cometida contra essas parturientes. Agradeço a esta Casa pela aprovação do projeto”, afirmou a deputada em plenário.

Leia Também:  Audiência pública nesta segunda (15) discute projeto que estabelece PDOT

O projeto foi aprovado em primeiro e segundo turnos e segue para sanção ou veto do governador.



Créditos do conteúdo

COMENTE ABAIXO:

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO