CLDF / POLÍTICOS DO DF

Nova lei concede auxílio financeiro a mulheres vítimas de violência doméstica

Publicado em


Nova lei concede auxílio financeiro a mulheres vítimas de violência doméstica

Entrou em vigor hoje (12) a lei distrital 7.690/2025, que estabelece a concessão de auxílio financeiro para mulheres vítimas de violência doméstica em situação de vulnerabilidade social. A nova lei, proposta pelos deputados Rogério Morro da Cruz (PRD) e Doutora Jane (MDB), cria o programa S.O.S. Mulher para a proteção dessas vítimas no âmbito do Plano DF Social. 

O objetivo da nova lei é garantir recursos financeiros mínimos às mulheres vítimas de violência doméstica em situação de vulnerabilidade social para preservarem-se de agressões. A concessão do benefício está condicionada ao preenchimento de requisitos exigidos pela nova lei. São elegíveis ao auxílio financeiro as mulheres que tenham medida protetiva a seu favor em decorrência da aplicação da Lei Maria da Penha ou que comprovem a existência de ação penal contra o agressor ou tramitação de inquérito policial. Também está elegível ao auxílio mulheres em posse de relatório elaborado por assistente social membro do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). 

Leia Também:  “80% das vítimas de tráfico de pessoas são mulheres”, denuncia audiência pública

A lei abre ainda a possibilidade de concessão do benefício para mulheres que demonstrem necessidade de receber o auxílio. Neste caso, a comprovação da necessidade do auxílio financeiro deve ser realizada por meio da análise socioeconômica da situação da beneficiária, considerando critérios como renda, despesas, situação de emprego, número de dependentes e outras informações que possam ser relevantes para a avaliação da vulnerabilidade da mulher. O valor do auxílio bem como os procedimentos para solicitação do benefício deverão ser definidos por meio de regulamentação do Poder Executivo. 

Os autores da nova lei distrital que cria o S.O.S. Mulher comentaram a promulgação da norma. “Nós sabemos que a violência doméstica muitas vezes se sustenta na dependência econômica. Com o S.O.S. Mulher, damos um passo firme para garantir autonomia a quem mais precisa”, explica a deputada Doutora Jane.

 

É o que pensa também o deputado Rogério Morro da Cruz. “Nenhuma mulher deve ser forçada a permanecer em uma situação de violência por falta de recursos. O Programa S.O.S. Mulher é um passo firme para garantir dignidade, proteção e autonomia às vítimas que mais precisam. Essa lei é sobre salvar vidas e reconstruir futuros”, destaca o parlamentar.

Leia Também:  Câmara Legislativa recebe doações para campanha do agasalho



Créditos do conteúdo

COMENTE ABAIXO:

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO