CLDF / POLÍTICOS DO DF

Dom Marcony Vinícius Ferreira recebe título de Cidadão Benemérito de Brasília

Publicado em


Dom Marcony Vinícius Ferreira recebe título de Cidadão Benemérito de Brasília

A Câmara Legislativa concedeu, nesta segunda-feira (10), o título de Cidadão Benemérito de Brasília ao arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil Dom Marcony Vinícius Ferreira. O evento foi prestigiado por representantes dos três poderes, autoridades eclesiásticas, familiares e admiradores do sacerdote.

Para o autor da homenagem, deputado Wellington Luiz (MDB), Dom Marcony é uma das mais importantes personalidades do Distrito Federal por conta de sua importante atuação junto à comunidade católica e em prol da população da capital. “Temos muito orgulho de sua trajetória. Nós, que somos católicos, sabemos de sua estrada e o quão importante tem sido seu trabalho. Brasília se alegra muito com esse reconhecimento”, declarou.

O ex-deputado distrital e atual presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Rôney Nemer, ressaltou o empenho do homenageado no processo de restauração da catedral de Brasília, época em que exercia o posto de pároco daquele templo. Para ele, a participação do religioso foi fundamental para que o poder público conseguisse revitalizar o monumento, que foi declarado patrimônio cultural da humanidade, reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). “Dom Marcony transcende amor, é uma pessoa que tem sempre uma palavra amiga”, elogiou.

A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) argumentou que Dom Marcony, por meio de sua atuação, representa um “fortalecimento e resgate dos valores católicos”. Já o deputado distrital Roosevelt (PL) complementou dizendo que a defesa dos valores da família é uma das principais bandeiras a serem defendidas pela Igreja. O parlamentar argumenta que a sociedade deve estar atenta à importância de se salvaguardar esses valores.

Leia Também:  Câmara Legislativa celebra Dia do Auditor Fiscal da Receita do DF

“Se continuar da forma que está, com pessoas atacando a família, atacando pessoas que querem construir uma sociedade de bem, eu não dou cem anos para extinguirmos a humanidade. Estamos num processo de autofagia”, ponderou.

Presidente da Frente Parlamentar Católica de Brasília, o deputado João Cardoso (Avante) argumentou que Dom Marcony goza de prestígio inclusive entre membros de outras religiões, dada a abrangência e seriedade de seu trabalho. O distrital argumentou que o agraciado tem um importante papel na evangelização e na caridade no DF. “Através da evangelização e da política, nós fazemos a melhor forma de caridade”, comentou.

Em seu discurso, Dom Marcony agradeceu pela homenagem e relembrou sua trajetória de vida, que, para ele, se confunde com a história de Brasília, a quem chamou de “cidade da esperança”. Em sua visão, a construção de uma cidade mais justa, solidária e fraterna sempre esteve nos anseios da igreja desde que a Capital Federal foi implantada.

“A presença de tantos amigos me conforta. Receber esse título me reporta duas missões graciosas: ser brasiliense e ser ministro de cristo em nossa querida Brasília”, afirmou emocionado.

A solenidade, que teve transmissão ao vivo pelo YouTube e pala TV Câmara Distrital (canal 9.3), contou ainda com a participação do cardeal Paulo Cezar Costa, do desembargador Roberval Casemiro Belinati, do brigadeiro do ar Lincoln Ramos e do general de brigada Márcio Trindade.

 

Trajetória  

Nascido em Brasília em 3 de março de 1964, Dom Marcony Vinícius Ferreira é o primeiro sacerdote ordenado na Arquidiocese de Brasília a ter nascido na capital. Formado no Seminário Menor Bom Jesus e no Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima, foi ordenado diácono em 1987 e sacerdote em 1988. Sua nomeação como Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil pelo Papa Francisco, em março de 2022, consolidou seu vínculo com as Forças Armadas.

Leia Também:  Debate sobre violência nas escolas é destaque da semana

Com formação acadêmica extensa, Dom Marcony especializou-se em Liturgia, cursando pós-graduação em Bogotá (1989) e mestrado em Roma (2011-2012). Em 2014, tornou-se bispo auxiliar de Brasília, adotando o lema A Deo Omnia (“Tudo para Deus”), inspirado na Epístola de São Paulo. Sua ordenação episcopal, realizada na Catedral de Brasília, contou com a presença de autoridades eclesiásticas de destaque, como o cardeal Dom Sergio da Rocha, reforçando seu papel na hierarquia da Igreja.

Ao longo de mais de três décadas, Dom Marcony acumulou experiências significativas: foi pároco em Sobradinho e na Catedral Metropolitana de Brasília, coordenador arquidiocesano de pastoral e vigário geral. Destacou-se na organização de eventos emblemáticos, como a visita do Papa João Paulo II ao Brasil em 1991 e o XVI Congresso Eucarístico Nacional (2010). Sua atuação incluiu ainda a gestão do jornal litúrgico Povo de Deus, evidenciando seu compromisso com a comunicação e a formação religiosa.

Reconhecido por sua dedicação, Dom Marcony recebeu mais de 15 condecorações, como a Ordem do Mérito da Defesa (Grã-Oficial), a Medalha do Pacificador e a Ordem do Rio Branco.

 

 



Créditos do conteúdo

COMENTE ABAIXO:

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO