GDF / BRASÍLIA
HCB alcança índices de até 80% de cura no serviço de oncologia
Publicado em
17 de julho de 2024por
Eugenio Piedade
“Temos que ensinar nossos pediatras a estarem sempre abertos. Se eles tiverem dúvidas, não tem problema, nós vemos o diagnóstico juntos”, diz a oncologista Ísis Magalhães | Fotos: Divulgação/HCB
Por Agência Brasília* | Edição: Débora Cronemberger
Nesta quarta (17) é celebrado o Dia Nacional do Cirurgião Oncológico; Hospital da Criança de Brasília recebe anualmente cerca de 200 novos casos de câncer e alia assistência, ensino e pesquisa para alcançar bons resultados
Inaugurado em 2011, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) nasceu do sonho de voluntários da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace) em parceria com os médicos oncologistas que atendiam as crianças no Hospital de Base. Hoje, o HCB é habilitado pelo Ministério da Saúde como unidade de assistência de alta complexidade em oncologia pediátrica e referência em transplantes de medula óssea, entre outras habilitações.
Nesta quarta (17) é celebrado o Dia Nacional do Cirurgião Oncológico. A equipe de oncologia do HCB é responsável pelo atendimento de crianças e adolescentes com diferentes tipos de câncer – doença em que uma alteração genética faz com que as células deixem de seguir as regras normais do crescimento.
O diagnóstico precoce também é importante porque, ao contrário do que acontece com os adultos, o câncer infantil não tem prevenção. Por isso, mesmo que sintomas como manchas roxas e febre possam ser confundidos com pancadas ou doenças comuns na infância, é preciso que os médicos da atenção primária estejam alertas para a possibilidade de algo mais grave
A oncohematologista pediátrica Isis Magalhães, diretora técnica do Hospital, explica: “Os cânceres mais comuns da infância são os que se iniciam no sistema formador do sangue, que a gente chama ‘sistema hematopoiético’; são as leucemias. Na medula óssea, que é a fábrica do sangue, um grupo de células se modifica geneticamente. Ela não sabe mais amadurecer e dar origem às células normais do sangue, mas continua com a capacidade de se dividir em outras iguais a ela”.
Segundo Magalhães, cerca de 190 a 200 novos casos de câncer são identificados pela equipe do HCB a cada ano; uma equipe multiprofissional realiza cerca de 1.200 consultas por mês e cuida, em média de 40 crianças internadas. O trabalho dos profissionais, somado ao diagnóstico preciso e precoce, pesquisa científica e avanços tecnológicos, permitiu ao hospital alcançar índices de até 80% de cura e sobrevida.
Diagnóstico precoce é importante
O caminho para um desfecho positivo no tratamento oncológico começa na atenção primária: nas consultas de rotina, se o pediatra ou a equipe de saúde de família identificar sintomas que indiquem a possibilidade de um câncer, a criança é encaminhada a centros de referência no tratamento. É o caso do Hospital da Criança de Brasília, que realiza os testes para um diagnóstico preciso e, em caso de confirmação da doença, já inicia o tratamento com agilidade.
A oncologista Flávia Delgado participa de eventos médicos internacionais para troca de experiências e estudos para reforçar o atendimento no hospital
Essa conduta é importante para determinar o curso do atendimento. “Em um retinoblastoma, é a diferença entre perder o olhinho ou a vida – ou manter a visão dos dois olhos. No caso de um tumor ósseo, é a chance de manter um membro com boa funcionalidade – ou perder o membro e, quem sabe, a vida”, afirma a médica oncologista do HCB Flávia Delgado.
O diagnóstico precoce também é importante porque, ao contrário do que acontece com os adultos, o câncer infantil não tem prevenção. Por isso, mesmo que sintomas como manchas roxas e febre possam ser confundidos com pancadas ou doenças comuns na infância, é preciso que os médicos da atenção primária estejam alertas para a possibilidade de algo mais grave.
O câncer mais comum na infância é a leucemia linfoide aguda (LLA), mas a equipe de oncologia do Hospital também tem experiência no tratamento de outras leucemias, neuroblastoma, retinoblastoma, tumores do sistema nervoso central, tumores ósseos e outras manifestações da doença
“Temos que ensinar nossos pediatras a estarem sempre abertos. Se eles tiverem dúvidas, não tem problema, nós vemos o diagnóstico juntos. Se não for câncer, muito bem, mas, se for, começamos o tratamento com a criança em um estado clínico melhor. Quanto mais rápido conseguirmos fazer isso, maiores as chances de cura”, reforça Isis Magalhães.
Ao receber crianças com suspeita de câncer, o HCB realiza exames citológicos e de imunofenotipagem para confirmar a doença e, com análises em nível molecular, identifica o tipo de mutação celular que levou ao quadro. Com profissionais especializados, o hospital oferece o protocolo de tratamento específico para cada paciente.
Dedicação à pesquisa e parcerias internacionais
O câncer mais comum na infância é a leucemia linfoide aguda (LLA), mas a equipe de oncologia do hospital também tem experiência no tratamento de outras leucemias, neuroblastoma, retinoblastoma, tumores do sistema nervoso central, tumores ósseos e outras manifestações da doença. O tratamento pode incluir quimioterapia, radioterapia e cirurgia e transplante de medula óssea, dependendo das especificidades de cada caso. Também é necessária a atuação de uma equipe multidisciplinar, contando com profissionais de enfermagem, fisioterapia e nutrição, entre outros.
Para oferecer atendimento de qualidade às crianças e adolescentes, os oncologistas do HCB – assim como os outros profissionais envolvidos no tratamento – passam por constante aprimoramento, participando de eventos científicos internacionais e de grupos de estudos multicêntricos. A dedicação ao ensino e à pesquisa, pilares do Hospital da Criança de Brasília, também se relaciona com o trabalho dos oncologistas.
“No Programa de Cancerologia Pediátrica, o residente tem a oportunidade ampla de aprender em um serviço de referência integrado no hospital com especialistas em doenças pediátricas complexas”, diz o supervisor do programa, José Carlos Córdoba
Inseridos em linhas de pesquisa, eles apresentam seus estudos em eventos científicos internacionais e aqueles promovidos pelo HCB (como o Congresso Internacional da Criança com Condições Complexas de Saúde, realizado em parceria com o Hospital Sant Joan de Déu, de Barcelona). Divulgam trabalhos em periódicos de renome: em 2022, pesquisa sobre particularidades no diagnóstico de leucemia mieloide aguda em crianças com síndrome de Down foi publicada nos periódicos especializados Leukemia (Nature) e Pediatric Blood and Cancer.
A equipe representa o hospital, também, em eventos de relevância nacional e internacional que promovem a atualização de conhecimentos em oncologia. Em julho de 2024, as oncologistas Flávia Delgado e Isabella de Araújo participaram do 21º Simpósio Internacional de Neuro-Oncologia Pediátrica, nos Estados Unidos, e da Reunião Anual do Grupo de Tumores Cerebrais da Sociedade Internacional de Oncologia Pediátrica (Siop) da Europa. As profissionais atraíram atenções ao HCB com estudo que otimiza a identificação dos subtipos moleculares do meduloblastoma. “Todos ficaram bastante interessado,s e vamos expandir esse trabalho, fazendo uma avaliação genética muito mais importante”, relata Delgado.
O acompanhamento oferecido pelo Hospital da Criança de Brasília José Alencar aos pacientes com câncer infantil levou a parcerias importantes. O HCB participa, desde 2018, da St. Jude’s Global Alliance, colaboração internacional que busca aumentar a sobrevida de câncer infantil por meio do acesso ao cuidado, qualidade da assistência e integração em políticas públicas. Com a aliança, o hospital participa da discussão de casos com outras instituições e tem acesso a ferramentas de melhoria contínua dos tratamentos oncológicos.
O HCB integra, também, a Aliança Apoio Maior Aumentando Recursos e Treinamento Especializado (Amarte), que concentra hospitais brasileiros na discussão de casos clínicos. Parcerias com o Hospital Sírio-Libanês de Brasília e com o Hospital DF Star também permitem às crianças do HCB passar por radioterapia durante o tratamento.
Futuros oncologistas
Ao mesmo tempo que se mobiliza para oferecer o melhor cuidado às crianças e se volta à pesquisa para trazer evoluções à oncologia, o HCB ajuda a preparar os oncologistas do futuro. Um dos 11 programas de residência médica do hospital é dedicado à especialidade, e o processo de aprendizagem inclui interação com outras áreas, como cirurgia e patologia.
“No programa de cancerologia pediátrica, o residente tem a oportunidade ampla de aprender em um serviço de referência integrado no hospital com especialistas em doenças pediátricas complexas. Com grande número de casos novos, tem oportunidade de aprender com especialistas experientes as neoplasias pediátricas mais comuns e as mais raras. O programa oferece aprendizagem no cenário clínico e laboratorial, com ampla interação com cirurgia, radiologia e patologia, integrando o aprendizado integral”, pontua o médico José Carlos Martins Córdoba, coordenador de Cuidados Paliativos e supervisor do programa de residência médica. Além disso, o HCB oferece um programa de fellowship para formação de cirurgiões oncológicos.
*Com informações do HCB

Advogado Hélio Garcia Ortiz Júnior será agraciado com título de Cidadão Honorário de Brasília
Delegada Ângela Maria dos Santos vai receber título de Cidadã Honorária de Brasília
Dia Internacional da Dança será comemorado pela CLDF nesta quarta-feira (29)
Modelo de Escolas Cívico-Militares é tema de audiência pública
CLDF celebra 55 anos do Centro Educacional Gisno com sessão solene
BRASÍLIA
Advogado Hélio Garcia Ortiz Júnior será agraciado com título de Cidadão Honorário de Brasília
Advogado Hélio Garcia Ortiz Júnior será agraciado com título de Cidadão Honorário de Brasília Hélio Garcia Ortiz Júnior é advogado...
Delegada Ângela Maria dos Santos vai receber título de Cidadã Honorária de Brasília
Delegada Ângela Maria dos Santos vai receber título de Cidadã Honorária de Brasília A homenageada dedica sua vida à segurança...
Dia Internacional da Dança será comemorado pela CLDF nesta quarta-feira (29)
Dia Internacional da Dança será comemorado pela CLDF nesta quarta-feira (29) Criado pela Unesco para lembrar o nascimento de Jean-George...
DISTRITO FEDERAL
Modelo de Escolas Cívico-Militares é tema de audiência pública
Modelo de Escolas Cívico-Militares é tema de audiência pública Participantes falaram sobre o modelo de ensino, trouxeram números e defenderam...
CLDF celebra 55 anos do Centro Educacional Gisno com sessão solene
CLDF celebra 55 anos do Centro Educacional Gisno com sessão solene Escola é referência na rede pública e atende alunos...
Giro Distrital destaca debates sobre transporte público, regularização eleitoral e proteção à mulher
Giro Distrital destaca debates sobre transporte público, regularização eleitoral e proteção à mulher Programa traz as atividades do Legislativo local...
POLÍTICOS DO DF
Procura por teleconsulta nas UPAs cresce e já soma mais de 21 mil atendimentos
Mais de 21 mil pacientes já foram atendidos por videochamada, liberando as equipes para casos mais graves. Com o aumento...
FMC apresenta lançamentos e portfólio inovador para o campo na Agrishow 2026
Em parceria com a Coopercitrus, companhia leva tecnologias sustentáveis e de alta performance para cana-de-açúcar e as principais culturas do...
Dois anos após enchentes no RS, audiência pública debate direitos das famílias atingidas
Dois anos após enchentes no RS, audiência pública debate direitos das famílias atingidas No próximo dia 29 de abril, às 10...
POLÍTICOS DO BRASIL
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PODE IDENTIFICAR QUADROS DE GLAUCOMA
A inteligência artificial é frequentemente vista como uma vilã no meio da tecnologia, mas a mesma tem potencial de fornecer...
De Patas Abertas: CLDF realiza campanha de adoção de animais na próxima terça (28)
De Patas Abertas: CLDF realiza campanha de adoção de animais na próxima terça (28) O evento ocorrerá das 9h às...
CLDF realiza sessão solene em homenagem aos 40 anos da Abrace
CLDF realiza sessão solene em homenagem aos 40 anos da Abrace Desde a origem, a associação já realizou mais de...
TRÊS PODERES
Orquestra Filarmônica de Brasília é homenageada na CLDF e reforça necessidade de apoio contínuo
Orquestra Filarmônica de Brasília é homenageada na CLDF e reforça necessidade de apoio contínuo Fundada em 1985, a orquestra brasiliense...
Câmara vai à Escola: Estudantes de Ceilândia apresentam propostas legislativas a distritais
Câmara vai à Escola: Estudantes de Ceilândia apresentam propostas legislativas a distritais Na oportunidade, estudantes apresentaram suas propostas legislativas, elaboradas...
Em audiência pública, comunidades rurais do DF reclamam da falta de água e de energia elétrica
Em audiência pública, comunidades rurais do DF reclamam da falta de água e de energia elétrica Proposto pelo deputado Eduardo...
ENTORNO
Procuradoria dos Direitos da Pessoa Idosa da CLDF destaca força do eleitorado idoso
Procuradoria dos Direitos da Pessoa Idosa da CLDF destaca força do eleitorado idoso Para o procurador da PRO 60+, deputado...
Inscrições para a 7ª Semana Legislativa pela Mulher já estão abertas
Inscrições para a 7ª Semana Legislativa pela Mulher já estão abertas De 19 a 21 de maio, o evento, realizado...
CLDF celebra 55 anos do Centro Educacional Gisno
CLDF celebra 55 anos do Centro Educacional Gisno Colégio atende mais de mil estudantes do ensino fundamental – anos finais,...



Hospital da Criança de Brasília conta com medicação imunobiológica para asma grave
HCB comemora sucesso nos transplantes de medula óssea em pacientes com anemia falciforme
Agência do HCB otimiza transfusões de sangue em pacientes com doenças complexas









