POLÍTICA DO BRASIL
PF amplia apuração sobre ataque hacker
Publicado em
15 de dezembro de 2023por
Eugenio Piedade
O perfil da primeira-dama foi hackeado na noite desta segunda (11) e a pedido da PF, o perfil de Janja saiu do ar após ofensas serem publicadas contra Lula e Alexandre de Moraes
Na noite de segunda-feira, um hacker publicou mais de 30 mensagens no perfil de Janja, que tem mais de 1,2 milhão de seguidores
São Paulo, 14 – A Polícia Federal já realizou seis diligências, entre terça e ontem, em busca de informações sobre a invasão à conta da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, no X (antigo Twitter). Na noite de segunda-feira, um hacker publicou mais de 30 mensagens no perfil de Janja, que tem mais de 1,2 milhão de seguidores.
As buscas foram feitas no Distrito Federal e em Minas Gerais. Os investigadores apontam que nas apurações observou-se que os suspeitos “tinham perfis e postagens na plataforma Discord, participando de grupos que trocavam mensagens de caráter misógino e extremista”. Segundo a PF, o inquérito agora não mira só a invasão, mas também crimes de ódio, “como postagens de caráter ofensivo contra autoridades públicas federais”.
Um dos alvos foi João Vítor Corrêa Ferreira, de 25 anos, morador de Ribeirão das Neves (MG), produtor de conteúdo musical. Na plataforma Spotify, sob o apelido “Maníaco”, ele publicava faixas musicais de rock com apologias ao racismo, à misoginia e ao nazismo. O perfil do “Maníaco” já está fora do ar no Spotify, mas as músicas têm sido republicadas por terceiros no YouTube.
Estadão Conteúdo
Fonte: Jornal de Brasilia
POLÍTICA DO BRASIL
Amazônia e Cerrado possuem 86% da área queimada nos últimos 40 anos
Published
2 semanas agoon
24 de junho de 2025
Cerrado e a Amazônia, juntos, tiveram 177 milhões de hectares queimados pelo menos uma vez nos últimos 40 anos, uma área semelhante à do México queimada em apenas dois biomas. O acumulado equivale a 86% de toda a área atingida pelo fogo nas últimas quatro décadas. Os dados foram publicados nesta terça-feira (24) de forma inédita no Relatório Anual do Fogo do Brasil com dados da quarta coleção do MapBiomas Fogo de mapas de cicatrizes de fogo do Brasil desde 1985 a 2024, coordenado por pesquisadores do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) e outras instituições que compõem a rede.
Na Amazônia, 2024 foi um ano recorde em extensão de área queimada, com 15 milhões de hectares atingidos, um aumento de 85% em relação a 2023 e o maior total registrado desde 1985. Desde então, o bioma já acumula 87 milhões de hectares queimados, o que corresponde a 21% da área total do bioma.
No Cerrado, o aumento foi de 75% em relação ao ano anterior, com 10,5 milhões de hectares queimados em 2024. No total acumulado desde 1985, 45% do bioma já foi queimado pelo menos uma vez, cerca de 89 milhões de hectares.
Em todo o território brasileiro, o fogo atingiu 206 milhões de hectares ao longo das últimas quatro décadas, o equivalente a 24% do país. Essa área supera o território de países como Irã e Indonésia, e é oito vezes maior que o estado de São Paulo. Somente em 2024, foram queimados 30 milhões de hectares, um salto de 87% em relação a 2023, quando 15,9 milhões de hectares foram atingidos. O total de 2024 ficou 62% acima da média histórica desde 1985.
Figura: Área queimada acumulada em milhões de hectares entre 1985 a 2024 no Brasil
“Embora o desmatamento tenha diminuído, o uso do fogo na conversão florestal e no manejo agropecuário, associado à intensificação de condições climáticas adversas, como períodos mais longos de seca e aumento das temperaturas, tem intensificado os incêndios, tornando-os mais frequentes e difíceis de controlar, especialmente na Amazônia. Esse uso do fogo, associado ao avanço da fronteira agrícola no país, tem contribuído para a alta incidência de queimadas, especialmente em estados como Mato Grosso, Pará e Maranhão — os três que mais queimaram desde 1985”, destaca Felipe Martenexen, pesquisador do IPAM e coordenador do mapeamento da Amazônia.
O aumento da área queimada também foi observado em outras regiões do país. Dos seis biomas brasileiros, quatro registraram alta na ocorrência de fogo em 2024. A Amazônia e a Mata Atlântica, em particular, atingiram a maior área queimada dos últimos 40 anos.
Estados e Municípios
Nos últimos 40 anos, quase metade da área queimada no Brasil esteve concentrada em apenas três Estados: Mato Grosso, Pará e Maranhão. Juntos, somam mais de 96,6 milhões de hectares atingidos pelo fogo pelo menos uma vez — o equivalente a 47% de toda a área queimada no país no período.
Os demais Estados que compõem a região do Matopiba — fronteira agrícola formada por partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia — completam as seis primeiras posições. No total, os Estados do Matopiba concentram mais de 64 milhões de hectares acumulados queimados desde 1985.
O recorte municipal também mostra cenário parecido de concentração. Apenas 15 municípios, sendo sete localizados no Cerrado, seis na Amazônia e dois no Pantanal, foram responsáveis por 10% de toda a área queimada no Brasil nas últimas quatro décadas. Corumbá (MS) e São Félix do Xingu (PA) lideram a lista, inclusive no ano de 2024, e são os únicos a ultrapassarem a marca de 3 milhões de hectares queimados cada. Juntos, os 15 municípios concentram 22 milhões de hectares atingidos pelo fogo desde 1985.
Vegetação nativa em chamas
Nos últimos 40 anos, 69,5% das queimadas no Brasil ocorreram em áreas de vegetação nativa, enquanto os demais 30,5% atingiram áreas antrópicas, como pastagens e lavouras. Em biomas como Caatinga, Cerrado, Pampa e Pantanal, cerca de 80% da área queimada corresponde a ecossistemas nativos. Entre os tipos de cobertura mais afetados, destacam-se as formações savânicas, típicas do Cerrado, que foram as áreas naturais mais queimadas nas últimas décadas.
“O Cerrado, embora tenha evoluído com a presença de fogo, enfrenta desafios devido à intensificação dos incêndios nos últimos anos. O aumento da frequência e intensidade dos incêndios, impulsionado por práticas inadequadas e mudanças climáticas, têm impactado a capacidade de regeneração natural do bioma. Em 2024, 86% da área queimada no Cerrado foi em vegetação nativa, tornando urgente a implementação de ações de adaptação climática e políticas públicas, como o MIF [Manejo Integrado do Fogo], para mitigar os danos e restaurar a resiliência do Cerrado, protegendo tanto o meio ambiente quanto as comunidades que nele vivem”, comenta Vera Arruda, pesquisadora do IPAM e coordenadora técnica do MapBiomas Fogo.
Em 2024, quase três quartos da área queimada no país (72,7%) ocorreu em áreas de vegetação nativa, enquanto 27,3% atingiram áreas já antropizadas. Esse aumento foi impulsionado principalmente pela alta do fogo em regiões de floresta (formação florestal e floresta alagável), com 7,7 milhões de hectares queimados em 2024 – um salto de 287% em relação à média histórica. No ano passado, pela primeira vez em toda a série histórica, a Amazônia queimou mais floresta do que pastagem. Historicamente, a pastagem era a classe de cobertura e uso da terra mais afetada pelo fogo no bioma.
Sazonalidade e recorrência do fogo
Os dados da Coleção 4 do MapBiomas Fogo revelam que o uso recorrente do fogo é um padrão no Brasil: 64% da área atingida pelo fogo nos últimos 40 anos foi queimada mais de uma vez. Ainda, cerca de 3,7 milhões de hectares foram queimados mais de 16 vezes desde 1985.
O fogo também segue um padrão sazonal marcado pela seca no centro do país. Aproximadamente 72% das áreas queimadas ocorreram entre os meses de agosto e outubro, período em que a vegetação está mais seca e vulnerável. A redução da umidade favorece a propagação do fogo e amplia os danos ambientais, especialmente em regiões como o Cerrado e a Amazônia.
Sobre o MapBiomas Fogo
O MapBiomas Fogo realiza o mapeamento anual e mensal das áreas queimadas no Brasil por meio do processamento de imagens geradas pelos satélites Landsat de 1985 a 2024. Com algoritmos de deep learning, foi mapeada a área queimada em cada pixel de 30 m x 30 m dos mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados do território brasileiro ao longo do período.
Os dados resultantes da Coleção 4 estão disponíveis em mapas e estatísticas anuais, mensais e acumulados para qualquer período entre 1985 e 2024 na Link, aberta gratuitamente a todos. Pela primeira vez, esses dados foram consolidados e publicados no Relatório Anual do Fogo (RAF) no Brasil com um panorama abrangente da ocorrência das áreas queimadas no território brasileiro nas últimas quatro décadas, além da dinâmica do fogo por biomas, estados, municípios, categorias fundiárias e tipos de cobertura e uso da terra no país.
A plataforma também inclui dados do ano da última detecção do fogo, tamanho de cicatrizes queimadas e frequência de fogo, indicando as áreas mais afetadas nos últimos 40 anos e o tipo de cobertura e uso da terra queimado, permitindo recortes territoriais e fundiários por bioma, estado, município, bacia hidrográfica, unidade de conservação, terra indígena, reserva da biosfera, quilombos e assentamentos.



Fiscalização autua 53 condutores alcoolizados no fim de semana

COLUNA DO RAIMUNDO RIBEIRO: Vitória da alma tricolor

Data Favela esta em campo com a maior pesquisa já feita nas favelas Brasileiras

Operação combate estacionamento irregular em vagas especiais

IgesDF debate atuação médica no atendimento a autores de violência sexual
BRASÍLIA


Fiscalização autua 53 condutores alcoolizados no fim de semana
Durante as operações, 31 veículos foram removidos ao depósito Jaqueline Costa (Brasília, 7/7/2025) – Entre sexta-feira (4/7) e domingo (6/7),...


COLUNA DO RAIMUNDO RIBEIRO: Vitória da alma tricolor
O Fluminense entrou em campo para enfrentar o poderoso Al Hilal que eliminou o Manchester City. Foi um primeiro tempo...


Data Favela esta em campo com a maior pesquisa já feita nas favelas Brasileiras
No DF, o mapeamento percorre regiões como Brazlândia, Estrutural, Sol Nascente e Pôr do Sol nesta sexta, sábado e domingo...
DISTRITO FEDERAL


Operação combate estacionamento irregular em vagas especiais
Escrito por Zélia Ferreira Ação ocorreu na região de Águas Claras e notificou 35 veículos na manhã desta sexta-feira (4)_...


IgesDF debate atuação médica no atendimento a autores de violência sexual
Texto: Talita Motta Fotos: Divulgação IgesDF Palestra reúne profissionais de diferentes áreas para discutir abordagem ética, humanizada e estratégias de...


Nelson Maca lança livro e faz recital inédito na Casa Comum, nesta sexta (04)
O lançamento do livro e o recital já aconteceram em São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro,...
POLÍTICOS DO DF


Especialista mundial em trauma elogia atendimento do Hospital de Base
Por Bruno Laganá Fotos: Alberto Ruy/ IgesDF Referência internacional na área, o médico finlandês Ari Leppaniemi visita o hospital e...


Rua 25 Sul, em Águas Claras, terá sentido único
Alteração acontecerá a partir do dia 10 de julho e visa dar maior segurança e fluidez ao tráfego de veículos...


Câmara Legislativa aprova 134 proposições no primeiro semestre
Nos primeiros seis meses de 2025, a Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou 134 proposições, sendo 73 projetos de lei...
POLÍTICOS DO BRASIL


Detran-DF auxilia em missão de vida: apoio ao transporte para captação de córneas no HRAN
Por volta das 16h desta terça-feira (1º), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) foi acionado para realizar o...


Governo desafia congresso e leva IOF
GOVERNO DESAFIA CONGRESSO E LEVA IOF AO STF (NEWS RENATO RIELLA) Presidente Lula decidiu acionar o Supremo Tribunal Federal (STF)...


Sessão solene reverencia profissionais de hospitais privados por atendimento humanizado
Sessão solene reverencia profissionais de hospitais privados por atendimento humanizado A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou, na tarde desta...
TRÊS PODERES


Idealizadores do projeto “Sou Afro, Sou Beleza Afro Brasil” recebem homenagem na CLDF
Idealizadores do projeto “Sou Afro, Sou Beleza Afro Brasil” recebem homenagem na CLDF Os participantes, idealizadores e colaboradores do projeto...


40 anos do Axé Music no DF serão celebrados em sessão solene
A Câmara Legislativa realiza sessão solene na noite desta segunda-feira (30), a partir das 19h, no plenário, em homenagem aos...


Prêmio Paulo Freire amplia prazo de inscrições
Prêmio Paulo Freire amplia prazo de inscrições Publicado em 30/06/2025 12h22 Foto: Agência CLDFAdvertisement A Comissão de Educação e Cultura...
ENTORNO


Edição destaca sonho da casa própria, defesa da mulher e CPI do Rio Melchior
Já está no ar mais uma edição do programa Giro Distrital. ✅ Nesta edição, você confere: Advertisement 1) Sonho da casa...


Prorrogadas as inscrições ao prêmio A Voz da Juventude
Publicador de Conteúdos e Mídias Advertisement Prorrogadas as inscrições ao prêmio A Voz da Juventude Publicado em 30/06/2025 11h12 Foto:...


Nota de pesar: falecimento do ex-governador do DF José Ornellas
Nota de pesar: falecimento do ex-governador do DF José Ornellas CLDF decreta luto oficial de três dias, a partir deste...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
COLUNISTAS7 dias ago
Governo desafia congresso e leva IOF
-
GDF / BRASÍLIA6 dias ago
Detran-DF auxilia em missão de vida: apoio ao transporte para captação de córneas no HRAN
-
GDF / BRASÍLIA3 dias ago
Operação combate estacionamento irregular em vagas especiais
-
GDF / BRASÍLIA4 dias ago
Especialista mundial em trauma elogia atendimento do Hospital de Base