POLÍTICA DO BRASIL
Amazônia e Cerrado possuem 86% da área queimada nos últimos 40 anos
Publicado em
24 de junho de 2025por
Eugenio Piedade
Cerrado e a Amazônia, juntos, tiveram 177 milhões de hectares queimados pelo menos uma vez nos últimos 40 anos, uma área semelhante à do México queimada em apenas dois biomas. O acumulado equivale a 86% de toda a área atingida pelo fogo nas últimas quatro décadas. Os dados foram publicados nesta terça-feira (24) de forma inédita no Relatório Anual do Fogo do Brasil com dados da quarta coleção do MapBiomas Fogo de mapas de cicatrizes de fogo do Brasil desde 1985 a 2024, coordenado por pesquisadores do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) e outras instituições que compõem a rede.
Na Amazônia, 2024 foi um ano recorde em extensão de área queimada, com 15 milhões de hectares atingidos, um aumento de 85% em relação a 2023 e o maior total registrado desde 1985. Desde então, o bioma já acumula 87 milhões de hectares queimados, o que corresponde a 21% da área total do bioma.
No Cerrado, o aumento foi de 75% em relação ao ano anterior, com 10,5 milhões de hectares queimados em 2024. No total acumulado desde 1985, 45% do bioma já foi queimado pelo menos uma vez, cerca de 89 milhões de hectares.
Em todo o território brasileiro, o fogo atingiu 206 milhões de hectares ao longo das últimas quatro décadas, o equivalente a 24% do país. Essa área supera o território de países como Irã e Indonésia, e é oito vezes maior que o estado de São Paulo. Somente em 2024, foram queimados 30 milhões de hectares, um salto de 87% em relação a 2023, quando 15,9 milhões de hectares foram atingidos. O total de 2024 ficou 62% acima da média histórica desde 1985.
Figura: Área queimada acumulada em milhões de hectares entre 1985 a 2024 no Brasil
“Embora o desmatamento tenha diminuído, o uso do fogo na conversão florestal e no manejo agropecuário, associado à intensificação de condições climáticas adversas, como períodos mais longos de seca e aumento das temperaturas, tem intensificado os incêndios, tornando-os mais frequentes e difíceis de controlar, especialmente na Amazônia. Esse uso do fogo, associado ao avanço da fronteira agrícola no país, tem contribuído para a alta incidência de queimadas, especialmente em estados como Mato Grosso, Pará e Maranhão — os três que mais queimaram desde 1985”, destaca Felipe Martenexen, pesquisador do IPAM e coordenador do mapeamento da Amazônia.
O aumento da área queimada também foi observado em outras regiões do país. Dos seis biomas brasileiros, quatro registraram alta na ocorrência de fogo em 2024. A Amazônia e a Mata Atlântica, em particular, atingiram a maior área queimada dos últimos 40 anos.
Estados e Municípios
Nos últimos 40 anos, quase metade da área queimada no Brasil esteve concentrada em apenas três Estados: Mato Grosso, Pará e Maranhão. Juntos, somam mais de 96,6 milhões de hectares atingidos pelo fogo pelo menos uma vez — o equivalente a 47% de toda a área queimada no país no período.
Os demais Estados que compõem a região do Matopiba — fronteira agrícola formada por partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia — completam as seis primeiras posições. No total, os Estados do Matopiba concentram mais de 64 milhões de hectares acumulados queimados desde 1985.
O recorte municipal também mostra cenário parecido de concentração. Apenas 15 municípios, sendo sete localizados no Cerrado, seis na Amazônia e dois no Pantanal, foram responsáveis por 10% de toda a área queimada no Brasil nas últimas quatro décadas. Corumbá (MS) e São Félix do Xingu (PA) lideram a lista, inclusive no ano de 2024, e são os únicos a ultrapassarem a marca de 3 milhões de hectares queimados cada. Juntos, os 15 municípios concentram 22 milhões de hectares atingidos pelo fogo desde 1985.
Vegetação nativa em chamas
Nos últimos 40 anos, 69,5% das queimadas no Brasil ocorreram em áreas de vegetação nativa, enquanto os demais 30,5% atingiram áreas antrópicas, como pastagens e lavouras. Em biomas como Caatinga, Cerrado, Pampa e Pantanal, cerca de 80% da área queimada corresponde a ecossistemas nativos. Entre os tipos de cobertura mais afetados, destacam-se as formações savânicas, típicas do Cerrado, que foram as áreas naturais mais queimadas nas últimas décadas.
“O Cerrado, embora tenha evoluído com a presença de fogo, enfrenta desafios devido à intensificação dos incêndios nos últimos anos. O aumento da frequência e intensidade dos incêndios, impulsionado por práticas inadequadas e mudanças climáticas, têm impactado a capacidade de regeneração natural do bioma. Em 2024, 86% da área queimada no Cerrado foi em vegetação nativa, tornando urgente a implementação de ações de adaptação climática e políticas públicas, como o MIF [Manejo Integrado do Fogo], para mitigar os danos e restaurar a resiliência do Cerrado, protegendo tanto o meio ambiente quanto as comunidades que nele vivem”, comenta Vera Arruda, pesquisadora do IPAM e coordenadora técnica do MapBiomas Fogo.
Em 2024, quase três quartos da área queimada no país (72,7%) ocorreu em áreas de vegetação nativa, enquanto 27,3% atingiram áreas já antropizadas. Esse aumento foi impulsionado principalmente pela alta do fogo em regiões de floresta (formação florestal e floresta alagável), com 7,7 milhões de hectares queimados em 2024 – um salto de 287% em relação à média histórica. No ano passado, pela primeira vez em toda a série histórica, a Amazônia queimou mais floresta do que pastagem. Historicamente, a pastagem era a classe de cobertura e uso da terra mais afetada pelo fogo no bioma.
Sazonalidade e recorrência do fogo
Os dados da Coleção 4 do MapBiomas Fogo revelam que o uso recorrente do fogo é um padrão no Brasil: 64% da área atingida pelo fogo nos últimos 40 anos foi queimada mais de uma vez. Ainda, cerca de 3,7 milhões de hectares foram queimados mais de 16 vezes desde 1985.
O fogo também segue um padrão sazonal marcado pela seca no centro do país. Aproximadamente 72% das áreas queimadas ocorreram entre os meses de agosto e outubro, período em que a vegetação está mais seca e vulnerável. A redução da umidade favorece a propagação do fogo e amplia os danos ambientais, especialmente em regiões como o Cerrado e a Amazônia.
Sobre o MapBiomas Fogo
O MapBiomas Fogo realiza o mapeamento anual e mensal das áreas queimadas no Brasil por meio do processamento de imagens geradas pelos satélites Landsat de 1985 a 2024. Com algoritmos de deep learning, foi mapeada a área queimada em cada pixel de 30 m x 30 m dos mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados do território brasileiro ao longo do período.
Os dados resultantes da Coleção 4 estão disponíveis em mapas e estatísticas anuais, mensais e acumulados para qualquer período entre 1985 e 2024 na Link, aberta gratuitamente a todos. Pela primeira vez, esses dados foram consolidados e publicados no Relatório Anual do Fogo (RAF) no Brasil com um panorama abrangente da ocorrência das áreas queimadas no território brasileiro nas últimas quatro décadas, além da dinâmica do fogo por biomas, estados, municípios, categorias fundiárias e tipos de cobertura e uso da terra no país.
A plataforma também inclui dados do ano da última detecção do fogo, tamanho de cicatrizes queimadas e frequência de fogo, indicando as áreas mais afetadas nos últimos 40 anos e o tipo de cobertura e uso da terra queimado, permitindo recortes territoriais e fundiários por bioma, estado, município, bacia hidrográfica, unidade de conservação, terra indígena, reserva da biosfera, quilombos e assentamentos.

Doutora Jane debate democracia e representatividade social em sessão solene
Ciclone extratropical: MIDR alerta população para forte tempestade no Sul e Centro-Oeste
Jovens aprendizes do IgesDF encerram ciclo de aprendizado com olhar voltado para o futuro
Fundo Amazônia recebe doação de 20 milhões de euros da União Europeia
Brasil lança Plano de Ação de Saúde na COP30 em dia marcado US$ 300 milhões destinados ao setor
BRASÍLIA
Doutora Jane debate democracia e representatividade social em sessão solene
A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza, nesta terça-feira (18), às 19h, sessão solene em homenagem ao Mês da Consciência...
Ciclone extratropical: MIDR alerta população para forte tempestade no Sul e Centro-Oeste
Tempestade com risco extremo leva Defesa Civil Nacional a coordenar preparação com estados (Foto: Yasmin Fonseca/MIDR) Previsão indica mais de...
Jovens aprendizes do IgesDF encerram ciclo de aprendizado com olhar voltado para o futuro
Encontro teve como tema “Profissões: Descobrindo Caminhos e Construindo Futuros” Texto por Luciane Paz Fotos: Divulgação/IgesDF Jovens curiosos, cheios de...
DISTRITO FEDERAL
Fundo Amazônia recebe doação de 20 milhões de euros da União Europeia
Doação reforça a importância da cooperação financeira internacional para a agenda ambiental brasileira. Foto: Fernando Donasci/MMA Aporte foi oficializado durante...
Brasil lança Plano de Ação de Saúde na COP30 em dia marcado US$ 300 milhões destinados ao setor
Padilha (Saúde) reforçou que a adaptação coordenada no enfrentamento aos desafios envolvendo clima e saúde deve ter a mesma seriedade...
Bolsa Família chega a 18,65 milhões de lares a partir desta sexta-feira, 14 de novembro
Programa do Governo Federal chega aos 5.570 municípios brasileiros – Foto: Roberta Aline / MDS Valor médio de repasse do...
POLÍTICOS DO DF
Brasil no Topo: com 182 mil visitantes, brasileiros lideram o turismo internacional em Miami no 1º semestre
Reunião anual do Greater Miami Convention & Visitors Bureau destaca conquistas de 2025 e projeta perspectivas promissoras para 2026, impulsionadas...
“A principal pauta é a demarcação das terras indígenas”, diz Guajajara sobre ações do Governo do Brasil
Uma vez que nós estamos falando de enfrentamento à crise climática, é mais do que oportuno trazer os territórios indígenas...
Sessão solene destaca importância do empreendedorismo feminino
A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza sessão solene na noite desta segunda-feira (17) em homenagem ao empreendedorismo feminino. A...
POLÍTICOS DO BRASIL
Câmara Legislativa realiza audiência pública no Varjão nesta segunda (17)
Para debater a situação de infraestrutura urbana do Varjão, a Câmara Legislativa do Distrito Federal promove uma audiência pública nesta...
Diretor-presidente do SLU recebe Título de Cidadão Honorário de Brasília
O Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal foi palco da cerimônia de entrega do Título de Cidadão Honorário de...
CLDF homenageia os 35 anos da banda Câmbio Negro e o rapper X
A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza sessão solene, nesta sexta-feira (14), às 19h, para conceder o Título de Cidadão...
TRÊS PODERES
Secretaria do Entorno recebe coordenadores regionais de educação para alinhamento de ações
Encontro destaca avanços na região, novas escolas e melhoria da estrutura educacional O secretário do Entorno do Distrito Federal, Pábio...
CLDF concede medalha do Mérito Legislativo ao empresário André Brandão
Foto: Carlos Gandra/ Agência CLDF A iniciativa da homenagem foi do presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz Ex-administrador do Guará,...
Câmara discute recomposição de gratificação para servidores federais cedidos à secretaria de Saúde
Câmara discute recomposição de gratificação para servidores federais cedidos à secretaria de Saúde A sessão ordinária da Câmara Legislativa do...
ENTORNO
CLDF inicia 3ª Semana do Hip-Hop com abertura da exposição Vestígios do Invisível
CLDF inicia 3ª Semana do Hip-Hop com abertura da exposição Vestígios do Invisível A Câmara Legislativa do Distrito Federal inaugurou...
Conselho de Ética adia decisão sobre processo contra parlamentar
Decisão do Conselho de Ética da Câmara Legislativa sobre a abertura ou não de processo disciplinar contra o deputado Daniel...
Parlamentares e servidores da CLDF serão capacitados em direitos da pessoa idosa
Parlamentares e servidores da CLDF serão capacitados em direitos da pessoa idosa Foto: Carolina Curi/Agência CLDF Entre as ações previstas...













