(WordPress, Blogger e outros):

POLÍTICA DO BRASIL

‘É preciso estar pronto para o pior’, afirma Celso Amorim após morte de Khamenei

Publicado em

Brasília (DF) 26/06/2023 - O assessor especial da presidência, Celso Amorim, durante visita do presidente da Argentina, Alberto Fernández. Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Assessor especial do presidente Lula (PT) e embaixador, Celso Amorim declarou nesta segunda-feira (2) que o Brasil deve se preparar para um cenário mais grave diante do conflito envolvendo Irã, Israel e os Estados Unidos. Em entrevista à Globonews, ele condenou a morte de um chefe de Estado em exercício. “Ninguém é juiz do mundo. Matar um líder de um país é algo condenável e inaceitável. Precisamos nos preparar para o pior”, afirmou.

Questionado sobre o que seria esse “pior”, Amorim apontou para o risco de expansão do conflito. Segundo ele, Teerã historicamente fornece armamentos a grupos xiitas atuantes em outros países, além de organizações radicais. “Há um aumento acelerado das tensões no Oriente Médio, com grande potencial de alastramento”, explicou.

O diplomata disse ainda que pretende conversar com o presidente Lula sobre o tema ainda hoje, já que o assunto não foi debatido a fundo entre eles. Amorim lembrou que o encontro de Lula com Donald Trump, em Washington, está próximo. “Encontrar equilíbrio entre a verdade e a conveniência é sempre difícil. Manter o diálogo sem perder credibilidade exige habilidade”, avaliou.

Leia Também:  Em missão a Israel, João Cardoso afirma que está bem e em segurança

Posição do Itamaraty

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil divulgou nota no sábado (28) criticando os ataques realizados pelos EUA e por Israel contra o Irã. O governo brasileiro manifestou “grave preocupação” e ressaltou que as ações ocorreram durante um processo de negociação, considerado pelo Brasil como o único caminho viável para a paz.

Em novo comunicado, o governo também lamentou a retaliação iraniana contra países árabes e reforçou que o diálogo diplomático é a única via para a superação das divergências, destacando o papel da Organização das Nações Unidas na prevenção e resolução de conflitos.

O Itamaraty ainda emitiu alerta consular recomendando que brasileiros evitem viagens para: Irã, Israel, Catar, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Jordânia, Iraque, Líbano, Palestina e Síria.

Operação militar

A ofensiva conjunta de EUA e Israel teve início após explosões em Teerã, classificadas por Tel Aviv como ataques preventivos. O presidente Trump anunciou em vídeo o início de operações militares no Irã com o objetivo de neutralizar “ameaças iminentes”.

Houve registros de fumaça no distrito de Pasteur, onde fica a residência do líder supremo iraniano, Ali Khamenei, além de reforço na segurança da capital. Segundo autoridades, os alvos seriam instalações militares iranianas. No Iraque, ataques a uma base ligada a grupos pró-Irã deixaram ao menos dois mortos, e explosões foram relatadas próximo ao consulado dos EUA em Erbil.

Leia Também:  Corregedor do CNJ extrapola poder em suspensão de perfis de juízes das redes sociais

Com informações da AFP

Fonte: Jovem Pan

COMENTE ABAIXO:

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO