GDF / BRASÍLIA

Terracap investe em pista de patinação de alta velocidade em Águas Claras

Publicado em

Parque Sul de Águas Claras tem uma área de área de 30.403 m² | Foto: Divulgação/Terracap

“Patinódromo” poderá receber competições nacionais, além de ser palco para a formação de novos atletas; Parque Sul recebeu R$ 8 milhões de investimentos da Terracap

Advertisement

Parte do projeto do Parque Sul de Águas Claras, uma pista de patinação de alta velocidade é a nova atração da região administrativa. Até então, no Brasil, havia uma única pista apropriada para a prática do esporte, localizada na Cidade de Sertãozinho (SP) – atualmente, no entanto, o espaço encontra-se desativado. O mais novo patinódromo brasiliense tem atraído de atletas profissionais a iniciantes e poderá receber competições nacionais.

O Parque Sul de Águas Claras está na última etapa de execução. O investimento da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) no local é de aproximadamente R$ 8 milhões. Na área de 30.403 m², além da pista de patinação, já foi realizada toda urbanização, com calçadas, gramado e plantio de árvores. Foram instalados, ainda, circuito de ginástica e parque infantil – ambos inclusivos, quadras de tênis e de vôlei de areia. O Centro de Atividades e o Módulo de Apoio compreende a última etapa do projeto, esta em andamento.

Leia Também:  Atendimentos do ambulatório de odontologia do HRSM ocorrerão no HRG e UBS 6 do Gama a partir de segunda (7)

Segundo o presidente da Terracap, Izidio Santos, a Terracap devolve à população em obras os recursos arrecadados com as vendas de imóveis. Ele reitera que mesmo ainda em fase de finalização, o Parque Sul já mudou a rotina do morador de Águas Claras, ofertando mais qualidade de vida ao morador local. “É a mãe que pode levar as crianças a um parquinho, o idoso que pode realizar seu exercício diário, o jovem que pode jogar uma partida de vôlei, o atleta que passou a ter uma pista de patinação profissional”, exemplifica Izidio.

Advertisement

Há mais de uma década, Brasília vem formando atletas campeões nacionais, incluindo um campeão Panamericano e medalhistas Sulamericanos na patinação de velocidade. A pista prevista no projeto original continha 5 metros de largura. Para atender os anseios dos atletas profissionais em formação, o projeto foi adequado aos padrões internacionais, com alterações na metragem da pista para 6 metros, assim como na pintura, com revestimento de poliuretano antiderrapante, e proteção na lateral, com altura de 1,30m.

Não faltam elogios do treinador da Equipe Jaguar de patinação, Cleber Dalapícolla. “A pista está linda, é perfeita para a prática da patinação de velocidade e a gente precisava mesmo de um local assim, pois é a única no Brasil.” Ele conta que a equipe se arriscava treinando em estacionamentos e na rua. “Agora temos um local apropriado e seguro”, acrescenta. Dalapícolla diz que percebeu que o patinódromo tem atraído muitas pessoas, gente curiosa para ver os atletas patinando em alta velocidade, além de pessoas querendo aprender a patinar.

Leia Também:  Ibaneis indica advogado Bruno Rangel para a Diretoria Jurídica do BRB

Embora já utilizada pela população, a pista ainda não foi inaugurada, faltando receber o revestimento de poliuretano antiderrapante. Uma equipe de São Paulo virá à Brasília para finalizar a adequação do patinódromo.

Advertisement

O parque Sul de Águas Claras fica na rua Babaçu, próxima à esquina da rua 25 Sul, em frente ao hospital Brasília Águas Claras.

Com informações da Agência Brasília

Fonte; Jornal de Brasilia

Advertisement

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

GDF / BRASÍLIA

Feiras, festivais e espetáculos gratuitos movimentam o fim de semana em Brasília

Published

on

Festival São Batuque 2025 leva oficinas, rodas de saberes, seminários, feira de artesanato, shows ao Eixão do Lazer | Foto: Divulgação

Confira a programação nos equipamentos públicos do DF

Por
Advertisement

Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Agência Brasília

O final de semana está se aproximando e o Distrito Federal está com uma programação repleta de cultura, lazer e turismo, com opções que vão de feiras a espetáculos de dança, passando por festivais e exposições. As atividades são gratuitas e abertas ao público, garantindo diversão para todas as idades.

A 5ª edição da Feira Capital Cult estará no Eixão do Lazer, no próximo domingo (21), com oficinas de educação ambiental, feira criativa, espaço gastronômico, apresentações de artistas locais e atividades para crianças. Com entrada gratuita, o evento valoriza o turismo sustentável e a cultura do Cerrado, transformando o espaço público em um grande palco de convivência e experiências culturais. A programação será das 10h às 17h.

Advertisement

Já o Festival São Batuque 2025 chega à 16ª edição celebrando a percussão e a cultura popular brasileira em cidades do Distrito Federal até o dia 20 de setembro. Oficinas, rodas de saberes, seminários, feira de artesanato, shows e uma plataforma digital interativa fazem parte da programação, que tem como destaque o encerramento na Praça dos Orixás com apresentações musicais e feira gastronômica afro-candanga.

Leia Também:  GDF vai vetar motéis, camping e alterações nos lotes da W3 Sul no Ppcub
O espetáculo Corpo Avesso terá sessões ecessíveis no Sesc Gama | Foto: Divulgação

No Sesc Gama, o espetáculo Corpo Avesso será exibido no próximo domingo (21), às 16h30 e 19h, com sessões acessíveis em Libras e audiodescrição. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é de 14 anos.

 

A Duo Cia de Dança estreia a circulação do espetáculo Raxo do Céu, que revisita o universo sertanejo em uma fusão de dança contemporânea, jazz e performance. As primeiras apresentações serão no Sesc Ceilândia, sábado (20) e domingo (21), seguidas de apresentações no Espaço Cultural Renato Russo (dias 27 e 28). A programação inclui também workshops e debates gratuitos.

Advertisement
Em cartaz no Museu Nacional da República, exposição reúne fotografias, filmes e reportagens audiovisuais de Jorge Bodanzky | Foto: Divulgação

Além disso, o público tem até domingo (21) para visitar a exposição Que país é este? A câmera de Jorge Bodanzky durante a ditadura brasileira, 1964-1985, no Museu Nacional da República. A mostra reúne fotografias, filmes e reportagens audiovisuais do cineasta, com destaque para registros inéditos do período militar.

As famílias brasilienses podem aproveitar o programa Lazer Para Todos, que garante entrada gratuita no Jardim Botânico de Brasília e no Zoológico aos domingos e feriados. Além das trilhas e jardins do JBB, o zoo oferece visitas guiadas em dois horários, proporcionando ao público uma experiência educativa e de contato com a fauna. O Programa Vai de Graça ainda garante gratuidade no transporte público, facilitando o acesso aos espaços.

Leia Também:  GDF garante transparência e revoluciona a gestão de recursos na educação do DF, através da implantação do Cartão PDAF

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Continuar lendo

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO

MAIS LIDAS DA SEMANA