ACBJPR-DF-logo-blue80red
ACBJPR-DF-logo-blue80red

GDF / BRASÍLIA

Paranoá recebe bacias de contenção para evitar enxurradas

Publicado em

Foto: Agência Brasília

Coube à Novacap realizar o projeto para a construção de três bacias. A maior delas tem 780 metros e as demais, 72 m e 32 m, respectivamente

Equipes do Governo do Distrito Federal (GDF) tem trabalhado em um terreno no Paranoá, localizado entre o Estádio JK e a futura Escola Técnica da região, para a destruição de bacias de contenção. O serviço está previsto para ser finalizado amanhã (16) e consiste na criação de novos bolsões e na cobertura da erosão.

Advertisement

“No início do mês de dezembro houve uma grande chuva no período da tarde no Paranoá. A água invadiu a Escola Técnica e o Estádio JK. No dia seguinte, ficou determinado que faríamos a reposição das bacias de contenção para proteger a rodovia que passa por ali, a DF-005”, explica o supervisor da Divisão de Obras Diretas da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Paulo Giovani.

Coube à Novacap realizar o projeto para a construção de três bacias. A maior delas tem 780 metros e as demais, 72 m e 32 m, respectivamente. Juntas, elas têm capacidade de armazenar 580 metros cúbicos, o equivalente a aproximadamente 30 piscinas residenciais. “Essa é uma boa capacidade de armazenamento de água. O que nos dá tranquilidade para não ter novos alagamentos e nem abrir novas erosões no local”, completa Giovani.

Leia Também:  Segurança e planejamento reforçados para a partida entre Brasil e Colômbia nesta quinta (20)

Em parceria com a Administração Regional do Paranoá e o GDF Presente, a Novacap também combate a erosão. “Foi uma ação imediata do governo, que logo após a chuva entrou com a área técnica para resolver a situação”, afirmou o gerente de Execução de Obras da Administração Regional do Paranoá, Otoniel Sousa.

Advertisement

Cerca de duas mil toneladas de restos de obras estão sendo utilizadas para conter o desgaste do solo. O material é conduzido ao terreno por caminhões, onde é aterrado e compactado com auxílio de maquinário. “Essa erosão abriu bastante na última chuva. Para fazer a contenção utilizamos 170 caminhões que trazem material grosso de resto de obra para fazer o arremate”, explica o coordenador do Polo Leste do GDF Presente, Júnior Carvalho.

Além disso, as bocas de lobo nas proximidades do endereço passam por uma desobstrução. O objetivo é evitar grandes volumes de enxurradas futuramente.

As informações são da Agência Brasília

Advertisement

Fonte: Jornal de Brasilia

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Advertisement

GDF / BRASÍLIA

GDF Presente remove 110 toneladas de lixo e recupera áreas públicas da Vila Telebrasília

Published

on


O Governo do Distrito Federal (GDF) promoveu, de 5 a 19 deste mês, um mutirão de serviços na Vila Telebrasília que resultou na retirada de 110 toneladas de lixo verde, entulho e materiais inservíveis, além da poda de árvores e roçagem de vegetação em praças públicas e instalação de novos bancos em áreas de convivência. Também foi reformada a faixa de pedestre localizada na via L4, que dá acesso ao local.

Advertisement

Em um trabalho que envolveu a participação de várias equipes do GDF, a Vila Telebrasília foi renovada, livrando-se de lixo irregular e ganhando reformas em equipamentos públicos | Foto: GDF Presente

As ações foram executadas pelo programa GDF Presente, em parceria com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e a Administração Regional do Plano Piloto, além de outras instituições do governo. “Foram duas semanas intensas de trabalho para deixar a Vila Telebrasília mais limpa e organizada”, relatou o secretário-executivo das Cidades, Cláudio Trinchão. “Todas as praças receberam poda de árvores, uma área de descarte irregular de lixo foi transformada em espaço de convivência e uma grande quantidade de entulho foi removida”. 

O administrador do Plano Piloto, Bruno Olímpio, ressaltou que as ações de manutenção são constantes: “Nossas equipes percorrem diariamente a região realizando serviços de zeladoria, como troca de lâmpadas, poda de árvores e remoção de lixo e entulho, sempre em parceria com outros órgãos”.

Advertisement

“Nosso foco é deixar a manutenção do local em dia, para que todos possam desfrutar do espaço com mais segurança, organização e tranquilidade”

Alexandro Cesar, coordenador do Polo Central 3 do GDF Presente

De acordo com o coordenador do Polo Central 3 do GDF Presente, Alexandro Cesar, os trabalhos atendem as demandas da comunidade, que hoje possui cerca de 6 mil moradores. “Nosso foco é deixar a manutenção do local em dia, para que todos possam desfrutar do espaço com mais segurança, organização e tranquilidade”, especificou. “Assim, prevenimos problemas maiores, como o surgimento de doenças e epidemias”.

Advertisement

As ações de zeladoria também contribuem para a preservação de novas infraestruturas na cidade, como do primeiro Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) Pitangueira, inaugurado em março deste ano. “A conservação das áreas públicas valoriza os investimentos feitos e prolonga a vida útil das instalações”, pontuou Alexandro.

GDF Presente

Localizada no final da Asa Sul, às margens do Lago Paranoá, a Vila Telebrasília tem recebido diversos investimentos do governo. Recentemente, foram instalados novos semáforos, além de terem sido reformadas as calçadas e a quadra de esportes do bairro.

Advertisement

Atualmente, está em andamento a construção de um calçadão de 2,1 quilômetros de extensão e 2 metros de largura, com urbanização e paisagismo para tornar a região mais acessível e agradável. A obra, executada pela empresa Ladarte Engenharia sob responsabilidade da Novacap, conta com um investimento de aproximadamente R$ 620 mil.

O GDF Presente foi criado em 2019, na primeira gestão do governador Ibaneis Rocha, com o objetivo de promover ações emergenciais por meio de forças-tarefas para solucionar de forma imediata os problemas nas cidades do Distrito Federal.

O programa tem a participação de vários órgãos de governo – que cedem mão de obra, matéria-prima e equipamentos –, como a Companhia Energética de Brasília (CEB), a Companhia Ambiental de Saneamento do Distrito Federal (Caesb), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), o DER-DF, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), o Departamento de Trânsito (Detran-DF) e Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do DF (DF Legal), junto às regiões administrativas da capital.

Advertisement

Ações do GDF Presente na Vila Telebrasília

⇒ Transformação de área de descarte irregular de lixo em área de convivência e instalação de placas de educação ambiental no local

⇒ Podas de árvores e instalação de seis bancos nas áreas de convivência das ruas 4 e 1/21

Advertisement

⇒ Pintura de faixa de pedestre, localizada na via L4, em frente à Vila Telebrasília

⇒ Plantio de grama onde estava funcionando o pátio das obras do Drenar-DF

⇒ Poda de árvores ao redor do campo sintético do bairro

Advertisement

⇒ Poda de árvores e roçagem da vegetação rasteira em seis praças locais.



Créditos do conteúdo

Advertisement

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Milei chama vitória de Trump de ‘maior retorno’ da história
Continuar lendo

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO

MAIS LIDAS DA SEMANA