ACBJPR-DF-logo-blue80red
ACBJPR-DF-logo-blue80red

GDF / BRASÍLIA

Deltan propõe PEC que restringe indultos natalinos

Publicado em

Foto/Reprodução

O indulto é um poder exclusivo do presidente, utilizado para extinguir a pena condenados que já tenham cumprido uma fração das condenações

Advertisement

O deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos) protocolou, ontem (13), uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para limitar o poder do presidente da República de perdoar penas por meio de indultos natalinos, estabelecendo o perdão de, no máximo, 20% da pena remanescente.

O texto apresentado propõe a modificação do art. 84, inciso XII, da Constituição Federal, estabelecendo a “vedação da concessão de indulto de caráter geral e abstrato que perdoe mais de um quinto da pena remanescente, salvo de caráter humanitário.” O indulto é um poder exclusivo do presidente da República, utilizado para extinguir a pena de certos condenados que já tenham cumprido uma fração das condenações e que preencham outros requisitos.

Vários indultos natalinos editados nos governos Lula, Dilma e Temer chegaram a reduzir em até 83% as penas de criminosos condenados, o que, na prática, esvaziava as penas previstas em lei para crimes como roubo, furto, homicídio e corrupção. Uma pessoa que estivesse condenada a cumprir 200 anos de prisão por corrupção, por exemplo, estaria livre da cadeia em apenas 4 anos e 3 meses caso aplicados os perdões previstos em alguns desses decretos.

Advertisement

“Os cidadãos não aguentam mais as saidinhas e os indultos natalinos. Ano passado a Câmara fez um excelente trabalho ao acabar com as saidinhas, e agora é a vez de restringirmos os indultos natalinos, que perdoam até 83% das penas de ladrões, homicidas ou corruptos” declarou Deltan.

Leia Também:  Deltan ataca Toffoli por anular suspeição de Appio: ‘Cadê os outros ministros?’

“Quando o presidente, qualquer que seja ele, perdoa mais de 60% das penas de condenados, ele atropela as competências constitucionais do Poder Legislativo de definir as leis e do Judiciário de aplicar as penas. Isso alimenta o sentimento de impunidade da sociedade, e é isso que queremos reduzir ao limitar o indulto a um perdão de no máximo 20% das penas a cada ano”, salientou o deputado paranaense.

A PEC do fim da impunidade natalina, como foi apelidada por Deltan, já obteve a assinatura de 14 parlamentares desde a apresentação, na noite desta segunda-feira (13). PECs precisam da assinatura de 171 (⅓) dos deputados federais para serem levadas à votação no Plenário da Câmara dos Deputados.

Advertisement

Fonte: Jornal de Brasilia≡

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Advertisement

GDF / BRASÍLIA

Aberta licitação para contratação de serviços de engenharia

Published

on


A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) abriu licitação pública para contratação de serviços laboratoriais e serviços de sondagens em obras. Trata-se da prestação de serviços de engenharia, a partir da coleta de amostras em campo, ensaios em laboratório, ensaios in loco e a emissão de laudos técnicos acerca do material ensaiado.

Advertisement

Empresas interessadas devem comparecer à sede da Terracap para fazer o credenciamento até 8 de abril  | Foto: Daniel Santos/SSP-DF

A licitação está dividida em dois lotes. O primeiro abrange a contratação de serviços para ensaio de materiais e emissão de pareceres técnicos referentes aos serviços de pavimentação e drenagem nas obras executadas diretamente pela Terracap dentro do Distrito Federal. O segundo lote é de contratação de serviços sondagens do tipo SPT (Standard Penetration Test), sondagens do tipo rotativa e ensaios de infiltração com emissão de laudos técnicos. 

A concorrência, presencial, será aberta em 9 de abril, às 10h, na sede da Terracap – Setor de Áreas Municipais (SAM), Bloco F, atrás do Anexo do Palácio do Buriti, Sala 24, subsolo. 

Advertisement

O critério de julgamento é o do menor preço por lote, ou seja, será declarado vencedor o licitante que apresentar a proposta mais vantajosa para a administração pública. O credenciamento do representante deve ser feito até 8/4, às 17h, e a entrega dos envelopes até 9/4, antes da abertura da licitação.

As empresas interessadas em participar da concorrência podem fazer o download do edital no site da Terracap, na seção Licitações e Compras/Serviços. Para acessar os demais documentos referentes à Licitação Presencial nº 28/2024, basta clicar neste link. 

Mais informações podem ser obtidas no call center da Terracap, pelo telefone (61) 3342-1103, ou via chat online, disponível no portal da agência. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Advertisement

*Com informações da Terracap



Créditos do conteúdo

Advertisement

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Cooperação entre áreas de tecnologia e controle fortalece transparência e atendimento ao cidadão no GDF
Continuar lendo

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO

MAIS LIDAS DA SEMANA