ACBJPR-DF-logo-blue80red
ACBJPR-DF-logo-blue80red

GDF / BRASÍLIA

Começa hoje curso de pesquisadores populares para Sol Nascente/Pôr do Sol

Publicado em

O curso vai qualificar agentes de pesquisa para atuarem no Sol Nascente/Pôr do Sol | Foto: Joel Rodrigues/Agência BrasíliaNo total, 20 alunos foram selecionados e serão qualificados para agentes de pesquisa

Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Advertisement
O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade de Brasília (UnB) lançam nesta segunda-feira (10), às 19h, o curso livre de formação de pesquisadores populares em governança territorial para o desenvolvimento saudável e sustentável no Sol Nascente/Pôr do Sol.Com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, o curso busca desenvolver um sistema de inteligência cooperativa territorial para acompanhar as condições de vida na região. Foram selecionados 20 alunos que serão qualificados para agentes de pesquisa.

A Agenda 2030 é um pacto global para um mundo mais sustentável e com menos desigualdades. O acordo conta com 17 ODS e 169 metas que, nas três divisões de desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental), estimularão a ação para os próximos 15 anos em áreas importantes para a população e o planeta.

Leia Também:  Vila Isabel aposta em festas populares mundias para o título

Serviço

Advertisement

Lançamento: Curso de formação de pesquisadores populares para o desenvolvimento saudável e sustentável no Sol Nascente/Pôr do Sol
Data: segunda-feira (10)
Local: ONG Jovem de Expressão – Setor M, EQNM 18/20 Praça do Cidadão, Bloco C – Ceilândia Norte.

→ 19h: abertura
→ 19h30: bate-papo– Diálogos transversais e territoriais – Perspectivas
→ 21h: encerramento e confraternização.

*Com informações do IPEDF

Advertisement

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

GDF / BRASÍLIA

Ampliada, Escola Classe 425 de Samambaia atenderá mais de 600 estudantes

Published

on


Iniciada em 2022, as obras da Escola Classe 425, de Samambaia, entra na fase de acabamentos. Antes de chegar a esse estágio, o projeto precisou ser modificado para a inclusão de um estacionamento e adequações estruturais.

Advertisement

A escola, que desde a década de 1991 funcionava em instalações provisórias, foi transformada em uma unidade moderna e acessível, com ampliação da estrutura para atender mais de 600 estudantes da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.

Erguida em Samambaia com investimentos de R$ 14 milhões, a Escola Classe 425 poderá atender mais de 600 estudantes | Foto: Divulgação/Novacap

A nova estrutura conta com 18 salas de aula, além de espaços dedicados a reforço escolar, artes, laboratórios, biblioteca, auditório, cozinha, depósito, área de hora, parquinho, refeitório e sanitários. Além disso, estão sendo executadas 30 vagas de estacionamento para melhor atender à comunidade escolar. A área total da construção tem 4.464,82 m², divididos entre 3.696,37 m² da escola e 768,45 m² da quadra coberta.

Advertisement

Presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Fernando Leite destacou a importância da obra para a comunidade local: “Finalmente, esta gestão conseguiu encaminhar essa entrega que vai ser de fundamental importância para os moradores dessa região.”

Durante o período de reconstrução, os alunos da EC 425 foram realocados para outras escolas da região. Com a conclusão das obras, os estudantes retornam à unidade, proporcionando um ambiente de ensino mais adequado e confortável.

Rosalvo Souza, de 36 anos, morador da quadra 423 de Samambaia, afirma que a entrega dessa escola vai trazer muitos benefícios para a região. “Principalmente para pessoas que, assim como eu, tem algum familiar na unidade”, disse ao lembrar-se de um sobrinho à espera do retorno da escola.

Advertisement

“A entrega da nova Escola Classe 425 é um marco para a comunidade de Samambaia e reforça o compromisso do governo Ibaneis Rocha com a educação pública de qualidade. A unidade foi planejada para oferecer um ambiente moderno, acessível e bem equipado, garantindo as melhores condições de aprendizagem para nossos estudantes. Melhorar a infraestrutura é investir no futuro das nossas crianças, e essa escola representa mais conforto, segurança e oportunidades para toda a comunidade escolar”, enfatizou a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.

*Com informações da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap)

Advertisement



Créditos do conteúdo

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Leia Também:  Vila Isabel aposta em festas populares mundias para o título
Continuar lendo

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO

MAIS LIDAS DA SEMANA