ACBJPR-DF-logo-blue80red
ACBJPR-DF-logo-blue80red

GDF / BRASÍLIA

Adasa participa de reuniões da Câmara Técnica de Saneamento Básico, Recursos Hidricos e saúde da ABAR

Publicado em

A Adasa participou na quarta-feira (28/6) de reuniões da Câmara Técnica de Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Saúde (CTSAN) da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR). O debate, realizado de forma híbrida (presencial e on-line), ocorreu durante a segunda rodada do encontro em 2023, na cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Durante a abertura da CTSAN, o presidente da ABAR, Vinícius Benevides, destacou a relevância dos temas propostos para ampliação de conhecimentos sobre o setor. “As reuniões das Câmaras Técnicas são momentos importantes de troca de informações, de avaliações de assuntos que constam da agenda regulatória das agências associadas à ABAR e de um olhar sobre as ações futuras que podem ser implementadas para aprimorar a regulação no Brasil”. Benevides também é membro da Diretoria Colegiada da Adasa.

A Agência esteve presente nas apresentações dos Grupos Técnicos de Resíduos Sólidos, de Tarifas e Contabilidade e de Drenagem, onde o superintendente de Drenagem Urbana, Hudson de Oliveira, palestrou.

Advertisement

Oliveira falou sobre o contrato de concessão, assinado no início deste mês entre Adasa e Novacap, que institucionalizou os serviços de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas no Distrito Federal.  “Ele representa um avanço para o setor de drenagem urbana. É um instrumento de regulação importante para o Distrito Federal que acredito que os demais associados da ABAR tem interesse em conhecer.”, ressaltou.

Leia Também:  Deputada Dra. Jane, quer instituir o “Dia dos Rolimistas” no calendário oficial de eventos do DF

O “Guia Prático de Concessões de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos” foi o tema do painel moderado por Élen, que também é coordenadora do GT de Resíduos Sólidos da ABAR.  “Cada vez mais municípios que têm optado por projetos de concessão e Parceria-Pública-Privada na prestação desses serviços. O guia traz elementos que devem ser levados em consideração na estruturação desses projetos para a garantia da gestão adequada dos resíduos sólidos e regulação desses contratos”, pontuou.

Para Cossenzo, que mediou o painel “Modelo de regulação econômico-financeira para o saneamento”, o retorno à Câmara Técnica no formato híbrido possibilita uma maior troca entre reguladores. “A discussão sobre regulação econômica é fundamental nesse período em que a ANA propõe as normas de referência para as entidades reguladoras infracionais, e que a ABAR se posiciona como um importante ator”, ponderou o regulador que coordena o GT de Tarifas e Contabilidade.

Advertisement

Os debates e reuniões das Câmaras Técnicas se encerraram na quinta-feira (29/6), após três dias de programação. Nesta sexta (30/6), a anfitriã do evento – a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS) – realiza o Seminário “Gestão de Conflitos das Agências Reguladoras”

Leia Também:  Distrito Federal já tem serviços de saneamento universalizados

Cássio Hudson Élen

Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI)
61 3966-7514 / 7507 ou 3961-4972 / 4909 / 5084
aci@adasa.df.gov.br

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Advertisement

GDF / BRASÍLIA

Servidores do GDF e defensores públicos são capacitados em direitos humanos

Published

on


A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), por meio do Conselho Distrital de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (CDPDDH), firmou, nesta segunda-feira (17), um Termo de Cooperação Técnica com a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) para fortalecer a promoção dos direitos humanos entre servidores e defensores públicos.

Advertisement

Com duração de 24 meses, a parceria tem como principal objetivo capacitar servidores e agentes de direitos humanos, além de sensibilizar a população sobre a importância da cidadania e da proteção dos direitos fundamentais. O acordo prevê o desenvolvimento de projetos educativos e sociais, incluindo cursos, eventos e ações de conscientização.

Parceria firmada entre a Secretaria de Justiça e Cidadania e a DPDF visa a capacitar servidores e defensores públicos na promoção dos direitos humanos | Foto: Divulgação/Sejus-DF

A partir da assinatura do termo, as atividades começam a ser implementadas, promovendo a qualificação contínua dos profissionais que atuam diretamente na defesa dos direitos humanos. A iniciativa busca aprimorar o atendimento à população e fortalecer a rede de proteção social.

Advertisement

“A educação e a qualificação são ferramentas essenciais para garantir que a defesa dos direitos humanos seja cada vez mais efetiva. Essa parceria nos permitirá ampliar o conhecimento dos servidores e defensores públicos, fortalecendo o atendimento à população e promovendo mais dignidade e justiça social”, destacou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

O defensor público-geral do DF, Celestino Chupel, também ressaltou a importância da parceria como um avanço na construção de uma cultura de respeito e defesa dos direitos humanos: “Com a atuação interinstitucional, as ações têm o potencial de impactar ainda mais pessoas, alcançando públicos diferenciados e contribuindo para o pleno desenvolvimento humano e suas potencialidades”.

A cooperação não envolve transferência de recursos financeiros entre os órgãos. Cada instituição será responsável pelo custeio das atividades previstas no acordo, garantindo a execução das ações de forma eficiente e integrada.

Advertisement

*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF)



Créditos do conteúdo

Advertisement

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Lula participa da entrega das primeiras unidades do Morar Carioca na Cidade do Aço, no Rio de Janeiro
Continuar lendo

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO

MAIS LIDAS DA SEMANA