DIVERSAS

Escola Gracinha transfere turmas de alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I para período da manhã

Publicado em

Mudança começa em 2026 e inclui plano de adaptação, manutenção de cuidados e incentivo a hábitos saudáveis

Com o objetivo de promover uma rotina mais saudável para os alunos, a Educação Infantil e Ensino Fundamental I da Escola Gracinha serão transferidos do período da tarde para o turno da manhã a partir de 2026. A mudança garante tardes livres para lazer, descanso ou outras atividades, além de facilitar a rotina das famílias com filhos em diferentes segmentos.

Segundo a coordenadora pedagógica Mariana Melhado, a equipe pedagógica está sendo preparada para que a transição ocorra de forma natural, sem comprometer o processo educativo. A rotina seguirá como no período da tarde, utilizando os mesmos espaços da escola, incluindo laboratórios, sala maker, biblioteca, auditório, parque, quadras e pátios. Os alunos estarão concentrados em uma área revitalizada, especialmente planejada para atender às necessidades dessas faixas etárias.

“Os professores estão elaborando um projeto de acolhimento que envolve as próprias crianças no processo, valorizando sua participação na ocupação e personalização dos espaços. Um exemplo disso é o trabalho das turmas da Educação Infantil, que irão construir uma casinha de faz de conta para o pátio, fortalecendo o vínculo com o novo ambiente”, comenta.

Leia Também:  CLAUDIO HUMBERTO: Gastos do STF rivalizam com os custos da realeza britânica

A escola manterá, ainda, os cuidados já adotados com os lanches em horários adequados e, com a extensão curricular no contraturno, haverá a oferta almoço, momento de estudo orientado, espaço para a lição de casa e atividades extras. Dessa forma, as famílias poderão escolher o formato que melhor se adapta à sua rotina, inclusive com a possibilidade do período complementar.

Mariana enfatiza que a alteração de turno abrange aspectos essenciais do dia a dia das crianças e inclui um plano de transição para atender a essas necessidades. Neste segundo semestre de 2025, estão sendo desenvolvidas ações para familiarizar os alunos com o novo horário, como o estímulo a acordar mais cedo e a realização de atividades no período da manhã. “Além disso, no início de 2026, teremos um período de adaptação com acompanhamento próximo, para que cada criança possa se ajustar ao seu tempo”, complementa. “Nosso compromisso é garantir que a mudança de turno não comprometa o ritmo natural das crianças”, finaliza.

Mariana Melhado – Coordenadora Pedagógica da Escola Gracinha. Formada em Pedagogia pela PUC-SP e especialista em Didática na perspectiva da educação inclusiva, pelo Instituto Singularidades, e em Relações interpessoais na escola, pelo Instituto Vera Cruz.  Atuou por muitos anos como professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental I e, atualmente, é orientadora pedagógica da Ed. Infantil e Ensino Fundamental I do Gracinha.

Leia Também:  Corpo de jovem é encontrado decapitado em linha de trem

Sobre a Escola Gracinha

A Escola Gracinha é mantida pela Associação Pela Família, uma organização sem fins lucrativos, que alia tradição e inovação para formar estudantes críticos, criativos e conscientes. Da Educação Infantil ao Ensino Médio, valoriza o protagonismo, a colaboração e os aprendizados significativos, em uma comunidade acolhedora e comprometida com a construção de um mundo mais justo e sustentável.

COMENTE ABAIXO:

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO