CLDF / POLÍTICOS DO DF
Você é do rock? CLDF celebra gênero em sessão solene
Publicado em
3 de outubro de 2025por
Eugenio Piedade
Você é do rock? CLDF celebra gênero em sessão solene
O evento teve origem em requerimento apresentado pelo deputado Ricardo Vale
Qual sua música preferida? Com certeza, ao ler essa pergunta, já se lembrou de acordes e letras que marcaram sua trajetória e deixaram marcas profundas na memória. Se você é do rock ou ou de qualquer outro gênero musical, vale saber que a Câmara Legislativa realizou sessão solene, nesta sexta-feira (3), para celebrar a cultura do rock no Distrito Federal.
O evento teve origem em requerimento apresentado pelo deputado Ricardo Vale (PT). O vice-presidente da CLDF lembra que Brasília foi berço de várias bandas notáveis como Legião Urbana, Capital Inicial, Plebe Rude e Raimundos, que contribuíram para tornar a cidade uma referência cultural. Vale diz que “a celebração da Cultura do Rock no Distrito Federal é uma forma de reconhecimento à contribuição de músicos, compositores, produtores, jornalistas culturais e fãs que, ao longo de décadas, ajudaram a formar a identidade cultural da cidade”.
Participaram do evento músicos, empresários, produtores culturais, bandas e outros membros da comunidade roqueira. Ricardo Vale, que vestia uma camiseta em homenagem ao estilo musical, começou dizendo da felicidade por reunir todo o segmento do rock brasiliense. Falou ainda da importância econômica e cultural da música.

“Gosto muito de rock. Eu e toda minha família. Abrir essa Casa para esse segmento tão importante que gera cultura, alegria e emprego para muita gente é motivo de alegria. Já no primeiro mandato, em 2017, nós tombamos o rock brasiliense como patrimônio cultural e imaterial do Distrito Federal [PL nº 567/2015 e lei nº 5.615/2016], justamente para não deixar [cair no esquecimento] todo esse legado que o rock do DF deixou para o país e para o mundo com as bandas dos anos 80”, declarou Vale.
Ricardo lembrou ainda que apresentou o PL nº 523/2023, transformado na lei nº 7386/2024 para instituir o dia do rock. “Assumimos esse compromisso de fomentar o setor. Mais recentemente criamos o dia do rock justamente no dia de aniversário do Renato Russo, também com esse espírito de continuar fomentando. Agora estamos na luta para criar o memorial do rock no DF”, destacou Vale.
Ele ainda reforçou que é preciso investir mais na área. “Nosso mandato trabalha muito para todas as manifestações culturais porque cultura é investimento, cada centavo gera entretenimento, emprego e renda”, enfatizou Ricardo Vale.
Por fim, o distrital registrou outro projeto de lei que apresentou. “Está tramitando aqui um projeto que obriga todas as rádios do DF, principalmente as públicas, a passar as músicas de bandas autorais do DF”, disse Ricardo, se referindo ao PL nº 1.030/2024.

Já o presidente do Instituto Latinoamérica e coordenador geral do Fest Rock Brasília, Atanagildo Brandolt, falou sobre a importância econômica.
“A cultura gera emprego e muita renda. Tem dados da Fundação Getúlio Vargas mostrando que a economia da cultura no PIB é maior do que a da indústria automotiva porque junta vários setores e movimenta a cadeia completa. Lamentavelmente, não temos uma política de Estado para a cultura e sim uma política de governo. A cultura sempre tem a dificuldade de financiamento. Este é o nosso calcanhar de Aquiles”, afiançou Brandolt.
Felipe Seabra, vocalista e fundador da banda Plebe Rude, disse que o rock vai bem, mas precisa de mais espaço. “Eu que viajo o Brasil, vejo que o rock vai muito bem, mas infelizmente não tem muito espaço. Mesmo assim, as bandas daqui continuam em atividade, Capital Inicial, Plebe Rude e Legião, por exemplo. Meu filho vai fazer 14 anos e, depois que ele nasceu, minha preocupação passou a ser ajudar a cultura brasileira a não atrofiar do jeito que eu estou vendo. Agora [como parte dessa luta] estamos muito próximos de conseguir o memorial do rock, num espaço com 7 mil metros quadrados, dedicados à história do rock brasileiro. A cultura tem que ter um propósito e o rock é o melhor veículo para isso”, contou o roqueiro.
João Mancha, baterista, neurocientista, fundador do projeto Convergência Social e diretor presidente do setorial Cultura Rock disse que o rock é uma ferramenta de transformação social. “A gente acredita que o rock é transformação social. Hoje a gente diz que o rock é economia, saúde e patrimônio. Então, a gente tem que ter esse olhar integrado e estratégico para promover políticas públicas que amparem a cadeia produtiva e honrem o rock como patrimônio”, defendeu Mancha.
Por sua vez, a deputada federal Érika Kokay (PT-DF) registrou que a música é instrumento de resistência. “A cultura é sempre símbolo de muita resistência. Desde a resistência pelos tambores, birimbaus e guitarras, até os baixos e as baterias, que também representam muita resistência nesse país. O rock aqui de Brasília nos mostra isso. Ele faz parte das nossas histórias e não apenas da história da cidade. Por isso, o rock representa tanto aqui”, asseverou a deputada federal.

O coordenador geral do festival Porão do Rock, Gustavo Sá, lembrou que “o rock no Brasil inteiro foi desmontado junto com a estrutura das grandes gravadoras e devido à chegada da internet e dos streamings, já que todas as vezes que tem uma crise no Brasil, o rock é o primeiro a rodar, as pessoas não botam grana”. Ele também contou um pouco sobre o festival. “A gente tem uma história maravilhosa, com mais de dois mil shows, e sempre privilegiando os artistas de Brasília. Todos os anos, metade dos artistas do festival é da cidade assim como quase todos os equipamentos. A gente sempre valorizou os fornecedores daqui”, chamou atenção Gustavo.
Por seu lado, a cantora Célia Porto contou que “a questão da memória do rock é muito importante e que Brasília ainda continua com o incentivo [para as bandas novas]”.
Já a produtora cultural e sócia da Capital do Rock Produções, Táta Cavalcanti, contou sobre o trabalho atual da empresa. “Estamos fazendo a produção do Festirock Brasília, que fomenta o rock autoral. É uma coisa maravilhosa porque o rock de Brasília está na memória e história da cultura da cidade. A história do rock de Brasília é muito forte para todo o Brasil e agora nosso trabalho dá oportunidade a novos artistas”, falou a produtora.
Geldo Volverini, produtor cultural, professor, diretor do Instituto Fórum do Rock e do setorial Cultura Rock, destacou que “dentro da cultura do rock tem uma resistência quando se fala de política, mas o rock nasceu político dentro de suas entranhas e, em Brasília, a gente vivencia isso diariamente”. Volverini completou falando sobre a importância das políticas públicas. “A gente percebeu que era preciso criar uma política especial para a cultura do rock porque a gente está intimamente ligado com a economia dessa cidade”, enfatizou Geldo.
Ao fim da solenidade, foram entregues moções de louvor por ocasião da celebração da cultura do rock no Distrito Federal.


Educação com arte: solenidade comemora 25 anos da pedagogia Waldorf no DF

Giro Distrital: CLDF debate investimentos federais no DF

CLDF celebra professores e técnicos de futebol de projetos sociais nesta segunda (6)

Nota Legal Solidária – Audiência pública debate regulamentação nesta segunda (6)

Professores e alunos de capoterapia recebem homenagem na Câmara Legislativa
BRASÍLIA


Educação com arte: solenidade comemora 25 anos da pedagogia Waldorf no DF
Educação com arte: solenidade comemora 25 anos da pedagogia Waldorf no DF Representantes de escolas que adotam o sistema Waldorf...


Giro Distrital: CLDF debate investimentos federais no DF
Giro Distrital: CLDF debate investimentos federais no DF Publicado em 06/10/2025 13h32 Foto: Andressa Anholete/ Agência CLDF Já está no...


CLDF celebra professores e técnicos de futebol de projetos sociais nesta segunda (6)
CLDF celebra professores e técnicos de futebol de projetos sociais nesta segunda (6) Nesta segunda-feira (6), às 19h, a Câmara...
DISTRITO FEDERAL


Nota Legal Solidária – Audiência pública debate regulamentação nesta segunda (6)
Nota Legal Solidária – Audiência pública debate regulamentação nesta segunda (6) A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza audiência pública...


Professores e alunos de capoterapia recebem homenagem na Câmara Legislativa
O som do berimbau ecoou na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Nesta sexta-feira (03/10), professores e alunos de capoterapia ocuparam...


Você é do rock? CLDF celebra gênero em sessão solene
Você é do rock? CLDF celebra gênero em sessão solene O evento teve origem em requerimento apresentado pelo deputado Ricardo...
POLÍTICOS DO DF


Após debate, CLDF deve enviar ofício ao GDF para suspender despejos até votação do PDOT
Após debate, CLDF deve enviar ofício ao GDF para suspender despejos até votação do PDOT A sessão ordinária da Câmara...


CLDF recebe mostra que conscientiza sobre câncer de mama
CLDF recebe mostra que conscientiza sobre câncer de mama Casos no DF chegam a 1.030 ao ano Em adesão à...


Exposição “Tempo, Vida e Arte” destaca a produção artística de pessoas 60+
A Galeria do Espelho D’Água da Câmara Legislativa do Distrito Federal recebe, de 2 a 17 de outubro, a 2ª...
POLÍTICOS DO BRASIL


Resultado do Prêmio Paulo Freire de Educação será divulgado em 10 de outubro
O Diário da Câmara Legislativa publicou nesta quinta-feira (2) a datas do anúncio dos homeageados e da cerimônia de entrega do...


Convenção Batista do Planalto Central recebe homenagem da CLDF
Convenção Batista do Planalto Central recebe homenagem da CLDF Publicado em 02/10/2025 07h49 Foto: Ângelo Pignaton/Agência CLDF Solenidade no auditório...


“Novo PAC vai investir R$ 6,4 bilhões no DF”, informa ministro Rui Costa na CLDF
“Novo PAC vai investir R$ 6,4 bilhões no DF”, informa ministro Rui Costa na CLDF Chefe da Casa Civil apresentou...
TRÊS PODERES


CLDF realiza cerimônia de posse de 11 novos servidores; Wellington Luiz vibra: “Legado”
CLDF realiza cerimônia de posse de 11 novos servidores; Wellington Luiz vibra: “Legado” A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou,...


Cultura do rock no Distrito Federal será celebrada em sessão solene
Palco de bandas de rock que ganharam projeção nacional, como Legião Urbana, Capital Inicial, Plebe Rude e Raimundos, Brasília passou...


GDF utiliza menos de 30% do orçamento destinado à pessoa idosa
GDF utiliza menos de 30% do orçamento destinado à pessoa idosa Em audiência pública no Dia Nacional e Internacional do...
ENTORNO


Bebidas envenenadas assustam o Brasil
Se avolumam no Brasil as denúncias sobre a venda de bebidas adulteradas, com diversos casos de envenenamento. Federação de Hotéis,...


CLDF concede Título de Cidadão Honorário de Brasília ao médico Baelom Alves
Nesta quarta-feira (1), às 19h, a Câmara Legislativa do Distrito Federal outorga o Título de Cidadão Honorário de Brasília ao...


Distritais denunciam superfaturamento em app para compras de escolas
Foto: Carolina Curi/ Agência CLDF O presidente da Comissão de Educação da Casa, Gabriel Magno Criado para dar mais transparência...