CLDF / POLÍTICOS DO DF
Trânsito, vias esburacadas e falta de equipamentos públicos: audiência debate problemas do Jardim Botânico
Publicado em
15 de abril de 2025por
Eugenio Piedade
Trânsito, vias esburacadas e falta de equipamentos públicos: audiência debate problemas do Jardim Botânico
O Jardim Botânico apresentou um dos maiores crescimentos populacionais dentre as Regiões Administrativas do DF conforme o ranking do Censo de 2022, divulgado em março de 2024 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios Ampliada (PDAD) de 2024 aponta que a RA chegou a 77 mil habitantes.
Os investimentos em infraestrutura pública, no entanto, não têm sido suficientes para acompanhar essa expansão e a cidade tem sofrido com intensos engarrafamentos, quedas no fornecimento de energia elétrica e alagamentos. Essas foram algumas das queixas de moradores e representantes comunitários em audiência pública promovida pela CLDF nesta terça-feira (15).
O autor da reunião, deputado Chico Vigilante (PT), ponderou que a falta de planejamento para ocupação urbana está na raiz dos problemas enfrentados atualmente, além da ação ilegal de grileiros. Ele lembra que cidades como o Sol Nascente e Vicente Pires enfrentam desafios semelhantes, com um adensamento populacional que foi avançando sem um projeto público de cidade.

“Nós temos o problema da ocupação desordenada, que afeta todas as classes sociais. Sabemos os fatores geradores disso: a falta de planejamento e ação dos grileiros. Agora, temos inúmeros problemas para serem resolvidos”, afirmou.
Queixas
Representando moradores do Jardim Botânico, Marília Cunha relatou recorrentes quedas no fornecimento de energia elétrica no condomínio onde mora (Ville de Montagne) e em diversos outros nas proximidades.
A moradora revelou ainda apreensão com os rumos da mobilidade urbana no local, que já apresenta sérios problemas de congestionamento das vias. Para ela, a instalação de um novo condomínio, o Reserva Jardim Botânico – que terá área total de aproximadamente dois milhões de metros quadrados – e a recente previsão do novo Centro Urbano do Tororó – que terá capacidade para abrigar mais 117 mil moradores – poderão trazer sérios impactos no trânsito local.
“O Jardim Botânico precisa ser visto com novos olhos, é o bairro que mais cresce em Brasília, as vias estão entupidas. Precisamos que o GDF tenha olhos para aquela comunidade”, pontuou.
Outro ponto destacado por ela é a falta de fiscalização ambiental e controle sanitário na região. Segundo Marília, a RA apresentou um dos maiores índices de infecção por leishmanioses do Brasil, dado que evidencia a falta de políticas de controle de pragas. “São 25 anos de abandono”, desabafou.
Marcílio Souza, que também é morador do Jardim Botânico, apresentou vídeos e imagens de vias esburacadas, assoreamento, alagamentos e calçadas sem condições de uso para denunciar a precarização da malha viária da região, em especial a Avenida do Sol, via que dá acesso a dezenas de condomínios residenciais.
Para ele, a solução para os problemas ambientais e estruturais está associada à construção do Parque Ecológico do Córrego Mato Grande, onde parte das águas da chuva desembocam. A preservação do córrego, em sua análise, também é pauta urgente, uma vez que, por falta de controle, resíduos sólidos têm sido jogados por toda sua extensão.
“Queremos um projeto urbanístico e ambiental amplo para a Estrada da Avenida do Sol, contemplando escoamento adequado de águas pluviais e criação do parque do córrego Mato Grande. Queremos soluções decisivas e não paliativas”, declarou.
Ações do governo
Representantes do GDF também participaram da reunião e descreveram ações recentes desenvolvidas para mitigar os problemas enfrentados. Maurício Canovas, da Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF), afirmou que o Poder Executivo tem estudado soluções para o sobrecarregamento das vias. Especificamente no caso da Avenida do Sol, Canovas lembrou que, em dezembro passado, o governador editou o Decreto nº 46.6162/2024, que prevê a possibilidade de desapropriação de áreas que margeiam a avenida para que ela possa ser duplicada futuramente.
O representante da pasta declarou que as soluções exigem medidas complexas, uma vez que a área foi ocupada de forma irregular. “As soluções existem, mas, com certeza, vão impactar muito a vida dos moradores dali. Vamos ter que ampliar a caixa daquela avenida. A Avenida do Sol terá de ser ampliada, porque, hoje, não há espaço suficiente para a duplicação e terá de haver desapropriação. Não foi uma avenida implantada com planejamento urbanístico”, ponderou.
O decreto estabelece que o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER) será responsável pelos estudos técnicos necessários para a obtenção do licenciamento ambiental, e a execução das obras de implantação do projeto viário.
O texto prevê ainda que Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) será responsável pelas providências necessárias a efetivação da desapropriação, o pagamento das indenizações e o registro do projeto viário de parcelamento do solo urbano com os recursos disponíveis no seu orçamento. A Seduh ficará responsável pelos procedimentos para aprovação do projeto viário de parcelamento do solo urbano.
Reinaldo Teixeira, representante do DER-DR, afirmou que as consequências do adensamento populacional do Jardim Botânico são um problema multifatorial e devem ser enfrentadas pelas várias áreas de planejamento do governo. Ele listou algumas ações recentes do departamento para mitigar os problemas de trânsito, como a duplicação da DF – 140 e da DF – 001 e a construção do viaduto e na rotatória da Esaf. Ele também afirmou que o decreto editado pelo Executivo é uma maneira de começar a resolver o problema de forma mais definitiva.
“O DER tem tentado de todas as formas resolver o problema no que está relacionado às suas competências, dentro de suas faixas de domínio nas suas rodovias”, declarou.
O administrador regional do Jardim Botânico, Aderivaldo Cardoso, afirmou que tem trabalhado incessantemente para que os buracos nas vias causados pela erosão sejam tampados com a maior urgência possível. Ele relatou que a RA foi constituída em áreas privadas e que não foram desapropriadas legalmente, o que dificulta até hoje a regularização de algumas localidades e a instalação dos equipamentos públicos necessários.

Encaminhamentos
Durante a audiência, após ouvir as queixas com relação à falta de energia, o deputado Chico Vigilante agendou uma visita entre os representantes dos moradores junto à Neoenergia para a próxima semana para que sejam discutidas soluções.
O distrital também aproveitou a reunião para cobrar a participação popular na reunião pública do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), que ocorre hoje (15) na Seduh. “É importantíssimo que haja mobilização popular. Cabe a gente encontrar soluções ao invés de apenas criticar”, destacou.
A audiência pública contou ainda com a presença do deputado João Cardoso (Avante), do representante do Brasília Ambiental (Ibram) Roger Henrique e da subsecretária de regularização fundiária da secretaria de habitação Rosemay Pimentel. O encontro teve transmissão ao vivo pela TV Câmara Distrital (canal 9.3) e pelo YouTube da Casa.

“Momento histórico”, diz Lula durante lançamento do Portal da Reforma Tributária e sanção da lei que cria Comitê Gestor do IBS
Ponte Honestino Guimarães terá faixas interditadas para manutenção
CPNU 2: resultados preliminares para vagas reservadas são divulgados
CLDF anuncia novo concurso de fotografia “Brasília Sob Lentes”
GDF inicia processo para implantação de VLT entre Taguatinga e Ceilândia
BRASÍLIA
“Momento histórico”, diz Lula durante lançamento do Portal da Reforma Tributária e sanção da lei que cria Comitê Gestor do IBS
Na cerimônia realizada na Regional do Serpro, em Brasília (DF), Lula atribuiu o avanço da Reforma Tributária ao diálogo com...
Ponte Honestino Guimarães terá faixas interditadas para manutenção
Interdições ocorrerão das 9h às 12h desta sexta-feira (16) Ascom/Detran-DF O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) informa que...
CPNU 2: resultados preliminares para vagas reservadas são divulgados
Pessoas candidatas que não tiverem sua condição confirmada nos procedimentos para vagas reservadas não serão automaticamente eliminadas do concurso, passando...
DISTRITO FEDERAL
CLDF anuncia novo concurso de fotografia “Brasília Sob Lentes”
CLDF anuncia novo concurso de fotografia “Brasília Sob Lentes” A iniciativa pretende estimular a educação para a cidadania por meio...
GDF inicia processo para implantação de VLT entre Taguatinga e Ceilândia
O Governo do Distrito Federal avançou mais uma etapa rumo à implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que deverá...
Mães e cuidadoras atípicas passam a ter direito ao Aluguel Social no DF
Entrou em vigor, na quarta-feira (10/12), a Lei nº 7.790/2025, que altera a legislação do Distrito Federal sobre a concessão...
POLÍTICOS DO DF
Putin e Trump: paralelos de poder e soberania em um mundo de disputas geopolíticas
Em contextos políticos, institucionais e históricos distintos, Vladimir Putin, presidente da Rússia, e Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos e...
Servidores do DF podem usar saldo de licença-prêmio para adquirir imóveis da Terracap
Servidores do DF podem usar saldo de licença-prêmio para adquirir imóveis da Terracap Para ter acesso à nova regra os...
Genial/Quaest: aprovação do governo Lula recua a 47% e desaprovação chega a 49%, aponta pesquisa
Levantamento Genial/Quaest divulgado nesta quarta-feira (14) indica uma mudança no equilíbrio da popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
POLÍTICOS DO BRASIL
Riacho Fundo II recebe primeiro papa-entulho e fortalece descarte correto de resíduos no DF
O Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou, nesta quarta-feira (14), o primeiro papa-entulho do Riacho Fundo II, ampliando a rede...
Quase metade da população Brasileira é inadimplente.
SÃO 44% DOS BRASILEIROS NEGATIVADOS (NEWS RENATO RIELLA – 14 JAN) Número de consumidores brasileiros com contas em atraso registrou...
Crime organizado pressiona Estados
Crédito: Divulgação Legenda: Secretários de segurança, chefes de polícia e presidentes de conselhos estaduais reúnem-se no iLab para apresentar propostas que reforçam...
TRÊS PODERES
2026 com foco em formação, inovação e fortalecimento da pesquisa em saúde
IgesDF aposta na qualificação profissional, produção científica e excelência assistencial no Distrito Federal Por Jurana Lopes O ano de 2026...
Combinação de exames ajuda a identificar riscos de infarto antes dos sintomas
Freepik Análise mais completa do sangue permite prever riscos cardíacos mesmo em quem tem exames de rotina normais O infarto...
Nova indicação de medicamento para prevenção do HIV-1 é aprovada pela Anvisa
A indicação é para adultos e adolescentes a partir de 12 anos que estejam sob risco de contrair o vírus....
ENTORNO
Professores vão receber treinamento para identificar sinais de abuso nos estudantes
Professores vão receber treinamento para identificar sinais de abuso nos estudantes Para viabilizar o treinamento, a norma autoriza a realização...
Estado arcará com danos decorrentes de acidentes envolvendo viaturas oficiais
Estado arcará com danos decorrentes de acidentes envolvendo viaturas oficiais Despesas com veículos e outros equipamentos privados também serão suportadas...
Por uma bússola moral para o País
Fotos: Andreia Tarelow Uma especialidade do terceiro mandato do governo Lula é gerar déficits, o que faz permanentemente. O governo...












