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Dia do Futebol Feminino é comemorado pela 1ª vez no DF nesta segunda (14)

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Dia do Futebol Feminino é comemorado pela 1ª vez no DF nesta segunda (14)

Sessão solene na Câmara Legislativa vai celebrar a data (14/04) em homenagem ao esporte praticado por mulheres
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Foto: Rinaldo Morelli/ Agência CLDF

A solenidade é de autoria do deputado Martins Machado, autor da lei que criou a data comemorativa

No dia 14 de abril de 1941, as brasileiras foram proibidas de praticar futebol, entre outros esportes “incompatíveis com a natureza feminina”, devido ao Decreto-Lei 3.199/1941, do presidente Getúlio Vargas. Demorou quase 40 anos para as mulheres voltarem a ter direito de praticar esportes livremente no país, na redemocratização após a ditadura militar, em 1979. Para subverter a data, o deputado Martins Machado (Republicanos) escolheu 14 de abril para inclusão do Dia do Futebol Feminino no calendário oficial de eventos de Brasília. A proposta foi implementada pela lei 7.617/2024, publicada em dezembro passado. Este ano de 2025, será, portanto, a primeira vez que o Distrito Federal celebra a data.

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Em comemoração, o parlamentar promove uma sessão solene nesta segunda-feira (14), às 19h, no plenário da Câmara Legislativa do DF. O evento é aberto ao público e terá participação de atletas, técnicos, representantes de federações, de projetos sociais e de entusiastas do futebol feminino. O deputado considera que a solenidade será um marco não apenas de celebração, mas também de incentivo à continuidade de políticas públicas voltadas ao esporte feminino, ao protagonismo das mulheres e ao fortalecimento da prática esportiva desde a base.

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“O dia 14 de abril não deve ser lembrado como o dia da proibição do esporte feminino no Brasil, em especial do futebol, e sim um dia para se comemorar a prática do futebol feminino, como forma de enaltecer a prática do esporte pelas mulheres. Por isso foi instituído o Dia do Futebol Feminino, lei 7.617/2024, de minha autoria, que engrandece e valoriza essas profissionais tão relevantes no cenário do DF e mundial”, afirma Machado, no requerimento da sessão solene. O evento será transmitido pela TV Câmara Distrital no Youtube e nos canais: 9.3 (aberto), 11 (Claro) e 9 (Vivo).

Sessão solene: Dia do Futebol Feminino
Data: 14 de abril de 2025
Horário: 19h
Local: plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal

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Tarifa Zero no transporte público do DF é defendida na Câmara Legislativa

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Tarifa Zero no transporte público do DF é defendida na Câmara Legislativa

Comissão apresentou esboço de projeto de lei de gratuidade universal durante seminário nesta sexta-feira (25)
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A implementação de gratuidade irrestrita no transporte público do Distrito Federal foi discutida na Câmara Legislativa nesta sexta-feira (25), durante seminário sobre o tema. O impacto social e a viabilidade financeira da medida foram os principais tópicos debatidos pelos participantes. A Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) promoveu o evento, no qual apresentou minuta de projeto de lei, desenvolvido pela subcomissão Tarifa Zero.

O presidente da CTMU, deputado Max Maciel (PSOL), informou que a subcomissão fez um estudo sobre o impacto financeiro da tarifa zero. “O que custa hoje R$ 1,8 bilhão passaria a custar R$ 4 bilhões. Quatro bilhões é muito dinheiro. Mas o Distrito Federal dá R$ 9 bilhões de isenção [de impostos] a empresas”, comparou Maciel. Para ele, é importante reavaliar as prioridades orçamentárias e os custos com a construção de viadutos, túneis e outras estruturas focadas no transporte individual.

 

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Foto: Ângelo Pignaton/ Agência CLDF

 

O projeto de lei prevê a implementação progressiva da tarifa zero, priorizando regiões mais vulneráveis; a ampliação e fortalecimento das gratuidades já existentes; a criação de conselhos populares para fiscalização e avaliação do serviço, entre outras ações. A proposta também indica diversas fontes de custeio, tais como multas de trânsito e publicidade nos ônibus, terminais e pontos de parada, entre outros espaços. O projeto, que está em fase de desenvolvimento, foi apresentado pela secretária da comissão, Fernanda Azevedo.

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“Com base nos dados da própria Semob [Secretaria de Mobilidade do DF], nós já sabemos que o transporte público é fortemente subsidiado. Nós já financiamos mais de 70% do transporte público. O problema é que o acesso ainda está condicionado à capacidade individual de cada pessoa pagar a tarifa. O que nós precisamos é reorganizar esse gasto para fazer com que o transporte realmente seja um direito, seja para todos, e em quantidade suficiente. Portanto, a nossa proposta é romper com essa contradição que atualmente está estruturando o sistema”, argumentou a secretária.

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Foto: Ângelo Pignaton/ Agência CLDF

 

Revisão dos contratos com empresas de ônibus

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A maioria dos especialistas convidados defendeu o fim da remuneração de empresas de ônibus com base no número de passageiros. Eles consideram mais adequado o contrato com base no custo do serviço, em relação a número de viagens/quilômetros rodados, em vez de número de usuários. “O custo operacional dessas viagens vai variar muito pouco se está carregando 10 ou 60 pessoas”, apontou o professor Paulo César Silva, da Faculdade de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília. “O poder contratante do serviço precisa garantir que essas viagens sejam realizadas em número adequado para que as pessoas usufruam do direito a circulação com uma qualidade definida”, afirmou Silva. Ele defende que a taxa de ocupação dos veículos seja o parâmetro de qualidade do transporte, e o custo do serviço seja o parâmetro de remuneração.

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O cientista político Giancarlo Gama estudou, em dissertação de mestrado, mais de 100 contratos de tarifa zero no Brasil. “Noventa por cento das cidades gasta menos de 2% do orçamento com a tarifa zero. E grande maioria gasta menos de 1%”, identificou o especialista. Ao analisar a verba das prefeituras como um todo, ele observou que os gastos com coleta e transporte de resíduos ficam em torno de 2,33%. “As cidades gastam mais transportando lixo do que pessoas”, comparou. 

O seminário completo pode ser assistido no canal do Youtube da TV Câmara Distrital.

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