ACBJPR-DF-logo-blue80red
ACBJPR-DF-logo-blue80red

CLDF / POLÍTICOS DO DF

Câmara Legislativa vai discutir inclusão de aposentados da CEB no plano de saúde do GDF

Publicado em


Câmara Legislativa vai discutir inclusão de aposentados da CEB no plano de saúde do GDF

Advertisement

Nesta quinta-feira (8), às 15h, a Câmara Legislativa vai discutir o acesso de aposentados e pensionistas da CEB ao GDF Saúde, plano dos servidores do Governo do Distrito Federal. A CLDF garantiu esse direito na Lei 7.137/2022. No entanto, a norma foi declarada inconstitucional no ano passado.

A lei era de autoria do deputado Chico Vigilante (PT). Ele relata que os aposentados e pensionistas da Companhia Energética de Brasília perderam o direito a plano de saúde ainda em 2017, quando outra lei também foi considerada inconstitucional. A legislação garantia aos inativos o mesmo plano dos empregados da ativa. “Desde 2017, quando foi declarada inconstitucional a Lei 3.010/2002, que garantia o benefício aos assistidos da CEB, os mais de 3.000 aposentados e pensionistas existentes naquele momento iniciaram o seu calvário. Muitos, tendo que pagar naquela época valores incompatíveis com a sua renda, já se desligaram no início da implantação do novo plano contributivo”, afirmou Vigilante no requerimento 1912/2025.

Leia Também:  Câmara celebra os 49 anos do Hospital Regional de Taguatinga

A Neoenergia, que adquiriu a Companhia Energética de Brasília em 2020, oferece a opção do plano Bradesco Saúde. De acordo com o Sindicato dos Urbanitários no DF, “muitos aposentados e pensionistas enfrentam dificuldades para arcar com as mensalidades dos planos privados, comprometendo a renda familiar, especialmente entre aqueles que recebem aposentadorias de baixo valor”.

Advertisement

A situação será debatida em Comissão Geral, no plenário da CLDF. Foram convidados para o evento representantes do GDF, do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Distrito Federal (INAS, responsável pelo GDF Saúde), do Sindicato dos Urbanitários no DF, da Neoenergia e respectiva entidade de previdência complementar, a NÉOS Previdência, entre outras autoridades. Haverá transmissão pela TV Câmara Distrital, no YouTube e nos canais 9.3 (aberto), 11 (Claro) e 9 (Vivo).

Comissão Geral: A luta e o direito dos aposentados e pensionistas da CEB por um plano de saúde
Data: 8 de maio, quinta-feira
Horário: 15h
Local: Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal



Créditos do conteúdo

Advertisement

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CLDF / POLÍTICOS DO DF

Solenidade celebra 65 anos da Engenharia Florestal

Published

on


A Câmara Legislativa realiza sessão solene para celebrar os 65 anos da engenharia florestal no país. O evento acontece no plenário nesta quarta-feira (21) a partir de 19h e terá transmissão da TV Câmara Distrital.

Advertisement

A solenidade ocorre por iniciativa do deputado Thiago Manzoni (PL). O parlamentar afirma “que o encontro resgata a história de dedicação e conquistas, ao mesmo tempo em que abre espaço para discutir os desafios que estão por vir”.

Manzoni acrescenta ainda a dualidade do momento. “Mais do que uma comemoração, essa é a oportunidade de reafirmar o compromisso dos engenheiros florestais com um Brasil mais sustentável e equilibrado”, afirma o deputado.

Convidados

Entre os convidados estão a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Goiás, Andréa Vulcanis; o secretário Estado de Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal, Gutemberg Gomes; o presidente do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), Rôney Nemer; o vice-presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Nielsen Gomes da Silva; o presidente da Associação dos Engenheiros Florestais do Distrito Federal (AEF/DF), Giancarlo Brugnara Chelotti.

Advertisement

Histórico

Em 1960 foi criada a Escola Nacional de Florestas (EFN) em Viçosa, Minas Gerais. Esse marco foi fundamental para a formação de profissionais especializados na preservação e manejo sustentável das florestas, profissão que completa 65 anos em 2025. 

Leia Também:  Distritais cobram revisão geral da rede elétrica do DF

Em 1963, a ENF foi transferida para Curitiba, Paraná, onde passou a ser o curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Desde então, o curso se espalhou por diversas universidades, ampliando a atuação dos engenheiros florestais no país.

A regulamentação da profissão veio em 1965, com a sanção da Lei nº 4.643, oficializando a Engenharia Florestal no Brasil.

Advertisement

Os Engenheiros Florestais têm papel fundamental na economia e na preservação ambiental, atuando no manejo de florestas, na produção de madeira, celulose, carvão e energia renovável, além de contribuir com políticas públicas e o desenvolvimento sustentável.
 

 

Advertisement



Créditos do conteúdo

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Continuar lendo

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO

MAIS LIDAS DA SEMANA