GDF / BRASÍLIA

Inscrições para o programa Jovem Senador e Jovem Senadora Brasileiros vão até 30 de abril

Publicado em


O programa Jovem Senador e Jovem Senadora Brasileiros está com inscrições abertas até a próxima quarta-feira (30). As escolas da rede pública devem selecionar a melhor redação e enviar para a coordenação regional de ensino (CRE). O texto escolhido deverá ser transcrito na folha de redação oficial do concurso e ser acompanhado da ficha de inscrição, ambas disponíveis no site.

O projeto seleciona estudantes do ensino médio da rede pública para uma experiência dentro do Senado Federal, com o objetivo de incentivar a reflexão sobre política, democracia e cidadania. Este ano, a semana de vivência legislativa será de 18 a 22 de agosto. Ao todo serão 27 estudantes participantes, sendo um de cada estado brasileiro e um do Distrito Federal. Todos participam da vivência ao lado do professor orientador da redação.

O tema da redação deste ano é Emergência climática: pense no futuro, aja no presente | Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Os jovens serão selecionados a partir de um concurso para escolher a melhor redação sobre o tema Emergência climática: pense no futuro, aja no presente. O conteúdo precisa ter sido feito em sala de aula, conter entre 20 e 30 linhas e seguir as regras do Guia de Redação 2025. Para participar, o jovem deve estar regularmente matriculado em um dos anos escolares do ensino médio da rede pública, ter no máximo 19 anos completos até 31 de dezembro de 2025 e ter disponibilidade no período da semana de vivência legislativa.

Leia Também:  Obras de infraestrutura em Santa Maria vão beneficiar mais de 700 famílias

As três melhores redações serão selecionadas pela Secretaria de Educação de cada unidade da Federação para serem encaminhadas ao Senado Federal. A escolha final dos jovens senadores será feita em 13 de junho, com anúncio dos vencedores no dia 27. O regulamento pode ser conferido no link.



Créditos do conteúdo

COMENTE ABAIXO:

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO