GDF / BRASÍLIA

Servidores da Secretaria de Saúde debatem combate ao assédio moral e sexual

Publicado em

A prevenção do assédio moral e sexual no trabalho foi o foco de mesa redonda promovida na sede da Secretaria de Saúde. Foto: Alexandre Álvares/Agência Saúde-DF

Objetivo da mesa redonda é valorizar cultura de prevenção e de bem-estar no trabalho, que garanta bom atendimento à população

Servidores e gestores da Secretaria de Saúde (SES-DF) participaram de uma mesa redonda acerca da prevenção do assédio moral e sexual no trabalho. A intenção do evento realizado na sede da pasta nesta semana (8) é proporcionar o compartilhamento de informações, esclarecer conceitos e refletir sobre a temática.

“Como servidores da Saúde, nosso objetivo é atender bem a população. Para que isso aconteça, no entanto, precisamos estar bem conosco e com os nossos colegas de trabalho. Esse [o evento] é um momento para aprendermos e melhorarmos as nossas interações”, aponta o representante da Secretaria-Adjunta de Gestão em Saúde (SAG), Thiago Martins.

Para a chefe de gabinete da SES-DF, Camila Ribeiro, o debate vai além da sensibilização: “É uma iniciativa concreta para alinhar todos os níveis da instituição com uma cultura de combate ao assédio, fortalecendo nossa cultura organizacional.”

Leia Também:  GDF planeja entrega de quase 19 mil novas moradias em dois anos

Na discussão, os profissionais puderam refletir sobre as relações interpessoais e sobre a importância de conhecer seus direitos e deveres. “Precisamos estar bem alertas com vários fatores em relação ao trato dos trabalhadores. É preciso que tenhamos bem-estar físico e mental em nossas atividades”, avalia a servidora do Complexo Regulador do Distrito Federal (CRDF) Isabel Borges.

“Para atender bem à população, é preciso estar bem consigo mesmo”, reflete o representante da Secretaria-Adjunta de Gestão em Saúde (SAG), Thiago Martins. Foto: Alexandre Álvares/Agência Saúde-DF

Multiplicadores

Os participantes tiveram acesso aos canais de denúncia disponíveis na SES-DF, além dos casos mais comuns recebidos pela corregedoria da pasta e maneiras de evitá-los. A prevenção e o repasse de conhecimento também foram pontos abordados. “Informação salva vidas. Vocês serão os multiplicadores da nossa rede de apoio e irão realmente alertar as pessoas para comportamentos (de assédio) normalizados”, diz a especialista em Gerenciamento e Prevenção ao Assédio e à Discriminação no Trabalho Michelle Heringer.

Durante a mesa, Heringer propôs ainda uma reflexão sobre os possíveis conflitos vividos no dia a dia. “Precisamos também pensar no espaço que incomoda. Será que eu não fui um assediador? Isso é algo a se considerar. Pensamos sobre o que já passamos, mas não o que causamos no outro”, enfatiza.

Leia Também:  CLDF e UnDF assinam acordo de cooperação técnica para fortalecimento da educação e cidadania

A capacitação foi organizada pelo Comitê Central de Qualidade de Vida no Trabalho (CCQVT) da SES-DF, em consonância ao Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT), instituído pela Portaria nº 914, de 10 de setembro de 2021. O evento contou ainda com a participação de representante do Coletivo Nacional de Trabalhadores Assédio Nunca Mais – organização que atua no ampara a pessoas vítimas de assédio.

Política de combate

O Governo do Distrito Federal (GDF) estabeleceu, em 2020, o Programa de Prevenção ao Assédio na Administração Pública do DF. O projeto visa oferecer condições propícias às denúncias, bem como apoio institucional para orientar as vítimas e solucionar os problemas. [https://www.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2018/03/CARTILHA-CONTRA-ASSEDIO.pdf]

Para mais informações, contate-nos pelo e-mail: entrevista.saudedf@saude.df.gov.br
Secretaria de Saúde do Distrito Federal | Assessoria de Comunicação

COMENTE ABAIXO:

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO