(WordPress, Blogger e outros):

Saúde

Técnicos de nutrição são homenageados pelo papel essencial na recuperação de pacientes

Publicado em

Equipe preparou programação especial para celebrar o dia dos profissionais que garantem a segurança alimentar e nutricional nos hospitais

Por Giovanna Inoue
Entre a prescrição da dieta mais adequada para um paciente em recuperação e o momento em que a refeição chega ao leito, há uma série de etapas que precisam ser executadas com rigor. No Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), unidade administrada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), esse trabalho é acompanhado de perto pelos técnicos de nutrição, responsáveis por assegurar a qualidade, a segurança e o cumprimento do plano alimentar indicado para cada paciente.
Para reconhecer a importância desses profissionais, a equipe de Nutrição do HBDF iniciou, nesta quinta-feira (25), uma programação especial em homenagem ao Dia do Técnico em Nutrição e Dietética, celebrado neste sábado (27).
Segundo a gerente de Serviços de Nutrição e Atendimento (Genat), Marina Rocha, cerca de 60 técnicos de nutrição, entre profissionais próprios e terceirizados, atuam no Hospital de Base. Colaboradores fundamentais para a execução do planejamento nutricional do hospital, constituindo a base operacional do serviço.
“Eles estão envolvidos em todo o fluxo operacional, atuando como engrenagens que fazem o planejamento acontecer. O nutricionista prescreve, mas é o técnico quem executa, acompanha e garante que todo o processo seja realizado até que a alimentação chegue ao paciente”, explica.
A programação foi organizada em dois dias para permitir a participação do maior número possível de colaboradores. Além de assistirem a uma palestra sobre o papel transformador da profissão no ambiente hospitalar, os técnicos receberam estojos personalizados com caneta, corretivo, lápis, bloco de notas e um kit de doces gourmet. Também foram sorteados brindes doados pela própria equipe de Nutrição.
“Comemorar esta data e valorizar esses trabalhadores é extremamente importante, porque, sem eles, a execução de qualquer plano assistencial relacionado à alimentação seria inviável”, acrescenta Marina.
Atuação operacional e cuidado humanizado
O chefe de Nutrição Dietética do HBDF, Álvaro Silva, ressalta que os técnicos de nutrição são fundamentais para garantir a segurança alimentar e nutricional dos pacientes.
“Quando o paciente recebe a refeição no leito, o técnico esteve presente em todas as etapas anteriores. São eles que asseguram que o plano alimentar prescrito pelo nutricionista seja executado corretamente e que a alimentação contribua efetivamente para o tratamento”, destaca.
Segundo ele, esses profissionais funcionam como elo entre o planejamento nutricional e a assistência prestada à beira do leito.
“Eles acompanham toda a produção das refeições, verificando se estão de acordo com a prescrição, se a temperatura está adequada e se todos os padrões de qualidade e segurança foram cumpridos”, afirma.
Além das atividades operacionais, os técnicos mantêm contato direto com os pacientes, contribuindo para tornar o período de internação mais acolhedor. A técnica de nutrição Millene Carvalho conta que essa proximidade é uma das partes mais marcantes da profissão.
“Por ser um hospital de alta complexidade, atendemos muitos pacientes em estado grave. É muito gratificante perceber que conseguimos ajudá-los e proporcionar um pouco mais de conforto durante o tratamento”, comenta.
Agradecimento recíproco
Apesar de serem os homenageados, os técnicos aproveitaram a ocasião para agradecer o apoio recebido dos demais integrantes da equipe de Nutrição. Em nome dos colegas, a técnica de nutrição Simone Moreira destacou a importância do reconhecimento e da valorização do trabalho desenvolvido.
“Isso faz toda a diferença. Agradecemos pela parceria, pelo respeito e pelo compromisso em construir um ambiente de trabalho cada vez melhor para todos nós”, agradece.
Há oito anos no Hospital de Base, Simone diz que acompanhar a evolução dos pacientes continua sendo uma das maiores recompensas da profissão.
“Eles chegam debilitados e enfraquecidos e, com o trabalho conjunto de toda a equipe, vão se recuperando aos poucos, até receberem alta e voltarem para casa bem. É uma satisfação enorme fazer parte dessa trajetória”, comemora.

 

Leia Também:  Escola de Brasília conquista 54 medalhas na Olimpíada Canguru de Matemática

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMENTE ABAIXO:

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO