POLÍTICA DO BRASIL

Produção de algodão no Brasil pode para atingir 3,36 milhões de toneladas em 2024

Publicado em

Os dados foram informados pela SAFRAS Consultoria.(Foto: Pixabay).

A área plantada da pluma deve ser maior do que o inicialmente esperado

Para o ano de 2024, a demanda deve continuar sendo o principal fator que determina o preço do algodão no mercado internacional. O mercado de algodão, após as ‘idas e vindas’ geradas pela pandemia, ainda busca um retorno à normalidade.

A perspectiva de um Federal Reserve mais suave, com possibilidade de redução dos juros nos Estados Unidos mais cedo do que o esperado, reforça as expectativas positivas para 2024, conforme informado pela SAFRAS Consultoria.

De acordo com Gil Barabach, analista da SAFRAS & Mercado, a redução dos juros tende a impulsionar a economia e ter reflexos positivos na atividade, com implicações naturais no consumo de algodão. Barabach sugere que isso “poderia sustentar uma perspectiva de leve melhora nos preços da fibra em 2024”.

No entanto, para que esse cenário se concretize, é necessário que o setor têxtil e de vestuário acelere a recomposição dos estoques. Gil pondera que esse movimento pode demorar um pouco, dada a cautela que cerca as ações desses agentes no mundo.

Leia Também:  Concurso Nacional: notas das provas serão disponibilizadas nesta terça-feira (8)

Em relação à produção de algodão no Brasil, Barabach disse que a área plantada com algodão deve ser maior do que inicialmente esperado. A fibra deve ocupar o espaço do milho de segunda safra e da soja de verão, em regiões que enfrentam problemas com a falta de chuva, especialmente em Mato Grosso e Goiás. Essa é a indicação do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), reforçada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).

Com isso, a Safras ajustou a projeção de área plantada com algodão para 1,86 milhão de hectares no ano safra 2023/2024, um aumento de 11% em relação à safra 2022/2023. Portanto, a produção de algodão do Brasil tem potencial de 3,36 milhões de toneladas em 2024.

Fonte: Diário do Poder

COMENTE ABAIXO:

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO