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POLÍTICA DO BRASIL

ANTT autoriza concessão de trem-bala que ligará São Paulo a Rio

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Agência publicou concessão no Diário Oficial desta quarta-feira (22). Projeto prevê estações de trem-bala longe do centro das duas cidades

Pixabay
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o projeto de concessão da exploração do trem-bala que liga as cidades de São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), nesta quarta-feira (22/2). A agência publicou a autorização no Diário Oficial da União (DOU).

A companhia beneficiada é a TAV Brasil, ela poderá explorar a concessão por 99 anos, que poderão ser prorrogados. A empresa pediu à ANTT para construir uma linha férrea de cerca de 380 km de extensão, com quatro estações inicialmente previstas. A estimativa é que a viagem será feita em 1h30.

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Veja o mapa do projeto:

Reproduçãomapa com linha preta que indica trajeto de linha de trem
Mapa elaborado pela empresa TAV Brasil, os pontos em vermelho são as estações previstas

O planejamento da empresa mostra que as estações estarão localizadas na Zona Norte de São Paulo e na Zona Oeste do Rio de Janeiro, portanto, longe dos centros. A justificativa, na proposta, é que isso reduziria o custo.

“A requerente pondera ainda que a implantação do TAV [trem de alta velocidade] está fora das áreas mais adensadas, o que reduz o custo de investimento. E que posteriormente, poderá haver a criação de novas estações a partir de acordo entre as prefeituras do municípios que serão conectados pelo TAV”, relatou a ANTT.

Para o especialista em mobilidade e planejamento urbano Ricardo Correa da Silva, o afastamento do centro da cidade pode ser um problema. Segundo explica, o fato de o usuário precisar se deslocar por cerca de uma hora até as estações tira do projeto de trem-bala a competitividade com a aviação, que é o principal atrativo para o uso deste tipo de modalidade de transporte no mundo.

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Em artigo que preparou com o urbanista Ivan Alves, os especialistas argumentam que o projeto tem chances de não ser plenamente usado pela população.

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“É necessário que o projeto contemple mais estações valendo-se de tecnologias existentes como o vagão de embarque e o vagão de desembarque, tornando dinâmicas essas escalas. Da forma colocada é muito grande a chance de subutilização. O usuário durante a semana é o mesmo usuário da ponte aérea, ele não vai trocar a ligação Congonhas – Aeroporto Santos Dumont”, escrevem.

A ideia de ligar as duas principais cidades do país por um trem-bala foi proposta pelo presidente Lula ainda em seu segundo mandato, em 2010. À época, o objetivo era deixar a obra pronta para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, que aconteceram em 2016. De lá pra cá, o projeto não saiu do papel, especialmente por dificuldades em tornar a iniciativa rentável.

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A reportagem questionou a ANTT sobre os custos previstos para a implementação do projeto e o cronograma apresentado pela empresa, para saber em quanto tempo ele estará funcionando. Em resposta, a Agência informou que cabe à empresa esclarecer detalhes sobre o tema e que a ANTT fará o acompanhamento do projeto.

Confira a nota completa:

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Como consta no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (22), a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou a celebração de Contrato de Adesão, por meio de autorização, para a construção e exploração de estrada de ferro localizada entre São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ, pelo prazo de 99 anos. Trata-se de um requerimento particular da empresa TAV Brasil Empresa Brasileira de Trens de Alta Velocidade SPE LTDA.

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Após assinatura do Contrato de Adesão pela ANTT, a TAV Brasil deverá assinar o documento no prazo de 30 dias, sob pena de perda de eficácia da Deliberação e consequente arquivamento do processo. Além disso, existem outros marcos que precisam ser respeitados nos próximos anos pela empresa (como apresentação de licença ambiental prévia, de licença de instalação ou até de licença de operação), cada um com seus devidos prazos, como estabelecido por Lei.

Por se tratar de um pedido de um empreendimento privado, não existe publicação de Edital. Sobre detalhes do projeto, recomenda-se contato com a empresa em questão, que poderá eventualmente esclarecer demais questionamentos sobre o tema. Caberá a Agência fazer o acompanhamento do projeto, assim como em todas as outras autorizações assinadas.

Fonte: Metropoles

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POLÍTICA DO BRASIL

Governo Federal confirma tarifa zero de importação para alimentos

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A medida aprovada pelo Gecex deve entrar em vigor amanhã (14/03) – Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Câmara de Comércio Exterior aprova redução a zero do imposto de importação para uma lista de produtos alimentícios. Medida entra em vigor nesta sexta-feira, 14 de março

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O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex), órgão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), decidiu nesta quinta-feira, 13 de março, reduzir a zero as tarifas do imposto de importação de 11 alimentos.

A deliberação integra a medida anunciada no último dia 6 de março, no Palácio do Planalto, pelo vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, em conjunto com os ministérios da Fazenda, da Agricultura e Pecuária, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e Casa Civil, que impôs a redução a zero do imposto de importação de alimentos, incluindo carnes, sardinha, café torrado, café em grão, azeite de oliva, açúcar, óleo de palma, óleo de girassol, milho, massas e biscoitos. A medida aprovada pelo Gecex deve entrar em vigor amanhã (14/03). A resolução com decisão deve ser publicada ainda nesta quinta-feira no Diário Oficial da União.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva orientou o governo a realizar iniciativas que possam contribuir para o aumento da oferta de alimentos e para a redução dos preços praticados no mercado, ainda que a elevação seja atribuída a fatores climáticos e externos. A decisão do presidente mira proteger especialmente as famílias de baixa renda, que podem destinar até 40% da sua renda à alimentação.

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Na avaliação do comitê, em reunião presidida pelo secretário-executivo do MDIC, Márcio Elias Rosa, a redução tarifária poderá permitir a importação dos produtos selecionados a custos menores, aumentando a disponibilidade desses itens no mercado interno, facilitando a aquisição de produtos essenciais na cesta básica nacional, minimizando o risco de desabastecimento e garantindo condições dignas de subsistência à população.

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Com a maior oferta dos produtos selecionados no Brasil a impostos zerados, a decisão também busca inibir a alta de preços, contribuindo para o cumprimento da meta de inflação (IPCA).

Além disso, o comitê avaliou que a flexibilização tarifária pode ser mais um fator para contribuir com outros objetivos, tais como garantir que eventuais desequilíbrios entre oferta e demanda por razões climáticas, geopolíticas, cambiais, ou oscilações de custo de produção sejam mitigados por importações sem cobrança de Imposto de Importação; ampliar a oferta e previsibilidade aos consumidores, ampliar o poder de compra e contribuir para a segurança alimentar, um pilar fundamental da estabilidade social.

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O Gecex decidiu favoravelmente à redução temporária das alíquotas do Imposto de Importação, medida considerada como emergencial e seletiva, focada em produtos críticos para a cesta básica. Adicionalmente, o governo sinaliza que a medida será acompanhada de outras ações estruturantes, preservando a sustentabilidade da cadeia produtiva doméstica.

A decisão incluiu redução do Imposto de Importação seguintes produtos:

» Carnes desossadas de bovinos, congeladas (passou de 10,8% a 0%)

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» Café torrado, não descafeinado (exceto café acondicionado em capsulas) (passou de 9% a 0%)

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» Café não torrado, não descafeinado, em grão (passou de 9% a 0%)

» Milho em grão, exceto para semeadura (passou de 7,2% a 0%)

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» Outras massas alimentícias, não cozidas, nem recheadas, nem preparadas de outro modo (passou de14,4% a 0%)

» Bolachas e biscoitos (passou de 16,2% a 0%)

» Azeite de oliva (oliveira) extravirgem (passou de 9% a 0%)

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» Óleo de girassol, em bruto (passou de 9% a 0%)

» Outros açúcares de cana (passou de 14,4% a 0%)

» Preparações e conservas de sardinhas, inteiros ou em pedaços, exceto peixes picados, de 32% para 0%

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Em relação à sardinha, o Gecex estabeleceu zerar a alíquota dentro de uma quota estabelecida de 7,5 mil toneladas.

O comitê também decidiu aumentar a quota do óleo de palma, de 60 mil toneladas para 150 mil toneladas, pelo prazo de 12 meses, com a manutenção da alíquota do Imposto de Importação de 0%.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

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