(WordPress, Blogger e outros):

GDF / BRASÍLIA

Taxa de Licenciamento 2026 vence a partir de 23 de fevereiro

Publicado em

Zélia Ferreira

Proprietários de veículos isentos de IPVA precisam acessar o Portal de Serviços ou o App Detran-DF Digital para emitir o boleto da taxa de licenciamento

(Brasília – 4/2/2026) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal publicou, no Diário Oficial desta quarta-feira (4), a Instrução nº 31, de 3 de fevereiro de 2026, que estabelece as datas de vencimento da taxa de Licenciamento 2026 dos veículos registrados no DF. O cronograma de vencimento foi definido de acordo com o algarismo final da placa, de 23 a 27 de fevereiro.

Algarismo final da placa

Data de vencimento da taxa de licenciamento

1 e 2

23/2/2026

3 e 4

24/2/2026

5 e 6

25/2/2026

7 e 8

26/2/2026

9 e 0

27/2/2026

 

Boleto

A taxa de manutenção de cadastro e renovação do licenciamento anual de veículos automotores já integra o boleto do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que está sendo enviado, por meio dos Correios, ao endereço cadastrado no prontuário do veículo.

Vale destacar que veículos isentos do IPVA, como os que possuem mais de 15 anos, por exemplo, não receberão o boleto em casa. Nesse caso, é necessário que o proprietário acesse o aplicativo Detran-DF Digital ou o Portal de Serviços (http://portal.detran.df.gov.br) e consulte os débitos do veículo para emitir a taxa de licenciamento.

Leia Também:  Emprego formal desacelera em julho

Há ainda a opção de ir a um posto de atendimento da autarquia ou do Na Hora para imprimir o boleto. Nos postos do Na Hora, o atendimento é por ordem de chegada. Nos postos do Detran-DF, o serviço é feito por agendamento.

A taxa de licenciamento custa R$ 106,26 para qualquer tipo de veículo registrado no Detran-DF. O pagamento pode ser realizado em uma das cinco instituições credenciadas a receberem as taxas da autarquia (Caixa Econômica, Banco do Brasil, Banco de Brasília, Bradesco e Sicoob), além das lotéricas, conforme orientações contidas no boleto.

Emissão do CRLV-e 2026

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a quitação da taxa de licenciamento é um dos requisitos para a regularização do veículo, juntamente com o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) e multas ou débitos vencidos, se houver. Depois de quitar todos os débitos do veículo, o proprietário deverá emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio digital (CRLV-e) 2026 por meio do Portal de Serviços do Detran-DF ou pelo aplicativo Detran-DF Digital.

Leia Também:  Adasa na Escola fecha o mês da Água com mais de 7 mil alunos atendidos

Evite cair em golpe

Vale alertar que o Detran-DF não envia boleto da taxa de licenciamento por e-mail. É importante ficar atento para não cair no golpe do boleto falso.

COMENTE ABAIXO:

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO