(WordPress, Blogger e outros):

GDF / BRASÍLIA

Servidores da Saúde participam de capacitação sobre sífilis gestacional e congênita

Publicado em


Servidores da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) participaram de uma oficina de capacitação sobre o manejo da sífilis gestacional e congênita, realizada no auditório do Hospital Regional de Taguatinga (HRT), nessa quarta-feira (2). O evento foi uma iniciativa do Comitê Regional de Investigação da Transmissão Vertical (CRITV) da Sífilis e outras ISTs da Região de Saúde Sudoeste, que engloba Taguatinga, Samambaia, Recanto das Emas, Vicente Pires, Águas Claras e Água Quente.

Nesta quarta (2), servidores da Saúde participaram de uma oficina de capacitação sobre o manejo da sífilis gestacional e congênita | Foto: Yuri Freitas/Agência Saúde-DF

A coordenadora do CRITV Sudoeste, Fernanda Zamariolli, explica que o principal objetivo do encontro foi qualificar os profissionais de saúde na prevenção da transmissão vertical da sífilis – quando passada da gestante para o feto durante a gravidez: “Esse evento vem fortalecer a capacidade dos servidores na detecção precoce e no tratamento oportuno da doença, assim como no acompanhamento das gestantes, de modo a reduzir o número de casos de sífilis congênita no DF”.

Leia Também:  Boxes sem atividade regular na Feira Permanente do Gama podem ser retomados pelo GDF

Participaram do evento 74 profissionais de saúde que atuam nas maternidades, nos centros obstétricos, nas Vigilâncias Epidemiológicas e nas unidades básicas de saúde (UBSs) da SES-DF. A capacitação foi ministrada pela médica infectologista Eveline Vale e pela enfermeira Daniela Magalhães, ambas da Gerência de Vigilância de Infecções Sexualmente Transmissíveis (Gevist).

Eveline informou que atualmente há uma tendência de aumento das notificações de sífilis em todo o país, o que representa novos desafios para os profissionais de saúde, além de enfatizar os riscos da doença durante a gravidez. Já Daniela reforçou a importância de capacitar os agentes de saúde que são a linha de frente nos cuidados à população: “Essa iniciativa é uma oportunidade que nós temos de qualificar a rede e atualizar os profissionais, de modo a aprimorar a assistência prestada aos pacientes”.

*Com informações da Secretaria de Saúde (SES-DF)



Créditos do conteúdo

COMENTE ABAIXO:

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO