GDF / BRASÍLIA

Reunião de indicadores do HRSM foca nas metas atingidas no primeiro trimestre de 2025

Publicado em


Nesta quarta-feira (16), todos os gestores do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) participaram da reunião mensal de indicadores de performance. O encontro ocorreu no auditório da unidade hospitalar e analisou os números do primeiro trimestre. O objetivo é avaliar se as metas do contrato de gestão do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) estão sendo cumpridas e o que pode melhorar.

Gestores do HRSM participaram da reunião mensal de indicadores de performance, nesta quarta (16), comandada pelo assessor técnico da Gerência Geral de Assistência, Geraldo Augusto Silva | Fotos: Divulgação/IgesDF

Desta vez, a apresentação dos dados foi realizada pelo analista de TI e assessor técnico da Gerência Geral de Assistência, Geraldo Augusto Silva. Dentre os destaques estão os números de atendimentos realizados no primeiro trimestre de 2025.

A meta de consultas médicas de urologia, por exemplo, é de 200 mensais – o primeiro trimestre deste ano alcançou o número com êxito, realizando um total de 1.178 consultas na especialidade.

Leia Também:  Tarcísio e Marina sobrevoam áreas atingidas pelas chuvas em SP

Já a ortopedia e traumatologia conseguiu alcançar uma marca de 11.160 consultas médicas no primeiro trimestre de 2025 – a meta mensal é de 1.083. A área de ginecologia/obstetrícia também ultrapassou a meta com folga – foram 7.209 consultas no trimestre, sendo que a meta mensal é de 458 consultas.

Sazonalidade pediátrica

Durante o encontro, foi apresentado o artigo Análise do Atendimento Pediátrico na Emergência do Hospital Regional de Santa Maria: Perfil Epidemiológico, Demandas Assistenciais e Intervenções Estruturantes.

O período de análise do estudo foram os três primeiros meses de 2025, quando foram registrados 7.617 atendimentos na emergência pediátrica do HRSM. A maioria dos casos foi classificada como risco intermediário – amarelo (67,2%) e laranja (19,8%) –, evidenciando alta demanda por condições de média complexidade.

Durante o encontro, foi analisado o atendimento pediátrico na unidade hospitalar nos três primeiros meses de 2025

Considerando o período de sazonalidade pediátrica, ao comparar o primeiro trimestre de 2024 com o primeiro trimestre de 2025, observa-se uma variação significativa nos atendimentos de pediatria no HRSM, com destaque para o mês de março de 2025.

Leia Também:  Em reunião técnica, CTMU debate aquisição de novos trens para o metrô do DF

“No primeiro trimestre de 2024, foram registrados 8.307 atendimentos pediátricos, enquanto no mesmo período de 2025 esse número foi de 7.617, representando uma redução de 8,3% no total de atendimentos trimestrais”, explicou Geraldo.

No entanto, quando analisado especificamente o mês de março, observa-se um comportamento distinto: em março de 2024, foram realizados 2.887 atendimentos, enquanto em março de 2025 esse número subiu para 3.070 atendimentos, configurando um aumento de 6,3%.

*Com informações do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF)



Créditos do conteúdo

COMENTE ABAIXO:

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO