(WordPress, Blogger e outros):

GDF / BRASÍLIA

Hospital de Sobradinho será o primeiro a receber UTIs com suporte de hemodiálise no DF

Publicado em

centro-de-hemodialise-no-hospital-de-taguatinga-celina-leao-7

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

O primeiro hospital a receber a modernização da infraestrutura será o Hospital de Sobradinho. Segundo Celina Leão, há um planejamento para equipar todas as UTIs com máquinas de hemodiálise, evitando a transferência de pacientes para outras unidades. “Existe uma programação para que 100% dos nossos leitos de UTI contem com esse tipo de suporte, garantindo mais segurança e reduzindo a necessidade de remoções”, afirmou.

Ampliação estratégica

De acordo com o secretário de Saúde, Juracy Cavalcante, a expansão é estratégica diante do crescimento dos casos de doença renal crônica, impulsionado pelo envelhecimento da população e pelo aumento de quadros de hipertensão e diabetes. “Quanto maior o número de leitos dialíticos, maior a capacidade da UTI de atender pacientes em estado mais grave. Antes, quando o Paranoá não tinha esse tipo de leito, era preciso transferir o paciente”, explicou.

O gestor ressaltou que o governo tem priorizado a nefrologia em várias regiões. No Hospital do Gama, por exemplo, o número de vagas passou de 24 para 40 após recente reestruturação. Em Sobradinho, o serviço também está em processo de ampliação. “Muitas vezes o paciente mora perto do hospital e a família está ali. Com o leito dialítico, conseguimos oferecer mais conforto e manter esse vínculo”, destacou.

Leia Também:  ESTÁ DE VOLTA. Neoenergia concede desconto de até 90% para brasilienses que estão com conta de energia atrasada

Outro objetivo da pasta é converter leitos de UTI em leitos dialíticos nas unidades que já contam com suporte em nefrologia. No Hospital do Paranoá, a capacidade passou de quatro para dez leitos aptos à diálise, o que reduziu a necessidade de transferências e trouxe mais tranquilidade às famílias.

Além disso, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal prepara um novo edital de credenciamento de clínicas privadas, com o objetivo de ampliar ainda mais a oferta do serviço.

Fonte: Metrópoles

COMENTE ABAIXO:

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO