(WordPress, Blogger e outros):

GDF / BRASÍLIA

Curso de medicina da UnDF conquista nota máxima em avaliação do MEC

Publicado em

Foto: Divulgação/Fepecs

A Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), vinculada à Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF), alcançou mais um resultado inédito: foi a única faculdade de medicina do Distrito Federal a obter conceito máximo no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2025/2026. Aplicada anualmente, a avaliação mede a qualidade do ensino superior e o desempenho dos alunos na assimilação das competências e conteúdos previstos ao longo da graduação.

O sistema nacional de avaliação da educação superior é composto por diferentes indicadores. Na área médica, há ainda uma prova específica: o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), obrigatório para todos os concluintes do curso. Por ser uma avaliação padronizada e de alcance nacional, o exame oferece um retrato objetivo da qualidade da formação médica no país.

Foi justamente no Enamed que os estudantes da 20ª turma de medicina da Escs/UnDF confirmaram o alto nível do curso, reconhecido por sua metodologia inovadora e por ter sido estruturado dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), com retorno direto ao próprio sistema. Desde o início da graduação, os alunos utilizam como cenários de aprendizagem as unidades da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), o que fortalece a formação prática e a atuação profissional futura.

Leia Também:  Licitação da duplicação da via marginal da DF-025, no Park Way, tem data definida

“É um curso dentro do SUS para o SUS, integrado às habilidades e competências que o profissional precisará desenvolver para o exercício da medicina”, destaca a diretora da Escs, Viviane Peterle.

Segundo a gestora, o desempenho alcançado reflete o trabalho coletivo da comunidade acadêmica. “Esse resultado é fruto de todo o processo formativo e sinaliza o potencial de atuação dos egressos no mercado, a partir dos conhecimentos e competências adquiridos ao longo do curso”, avalia.

Viviane Peterle explica ainda que a prova é baseada nas Diretrizes Curriculares Nacionais. “O percentual alcançado pelos estudantes demonstra que o projeto pedagógico da Escs está alinhado ao objetivo central de formar profissionais qualificados e comprometidos com as necessidades de saúde da população”, afirma.

Para a reitora pro tempore da UnDF, Simone Benck, a nota máxima amplia as perspectivas institucionais. “Os resultados indicam que a parceria entre a Escs e a UnDF tem grande potencial para fortalecer a educação superior pública no Distrito Federal. A Escs se destacou como a única escola de medicina do DF com conceito máximo no Enamed, alcançando, inclusive, a maior nota do Brasil em diversos critérios”, ressalta.

Leia Também:  Saúde aplicou mais de R$ 525 milhões em infraestrutura em 2025

A reitora lembra que o desempenho de excelência não se limita ao curso de medicina. “A graduação em enfermagem também obteve conceito máximo no Enade, e a pós-graduação avançou significativamente, com o mestrado em Ciências da Saúde passando da nota 3 para 5 na avaliação quadrienal da Capes (2021–2024). Esses resultados consolidam a Escs/UnDF como referência nacional na formação em saúde”, enfatiza.

Cinco estrelas

O desempenho de excelência dos estudantes, que garantiram nota cinco no Enade, é atribuído a uma combinação de fatores: cenários de prática da SES-DF, corpo docente altamente qualificado — composto majoritariamente por servidores da própria secretaria — e a adoção de metodologias ativas de ensino, utilizadas pela escola há quase 25 anos. Como resultado, a Escs figura entre os 30 melhores cursos de medicina do país, em um universo de cerca de 350 avaliados.

“O projeto pedagógico já nasceu com uma proposta inovadora para a época de criação da Escs”, reforça Viviane Peterle. “Trata-se de um curso estruturado no SUS e para o SUS, preparando o futuro médico com as competências e habilidades necessárias para a prática profissional.”

Fonte: Agência Brasília

COMENTE ABAIXO:

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO