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GDF / BRASÍLIA

Celebração pelo Dia do Ouvidor une servidores do GDF em evento de reconhecimento

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A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) reuniu mais de 200 servidores que trabalham nas ouvidorias do Governo do Distrito Federal (GDF) para o Ouvidoria Day, que teve como tema “Do diálogo à inovação: a Ouvidoria como agente de mudança”. O evento ocorreu no dia 12 de março, no Teatro da Caesb, em Águas Claras.

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O Ouvidoria Day reuniu mais de 200 servidores que trabalham nas ouvidorias do Governo do Distrito Federal | Fotos: Divulgação/CGDF

Já na abertura, os participantes se emocionaram com as homenagens feitas à ex-ouvidora-geral, Fernanda Oliveira, e à nova ouvidora-geral, Daniela Pacheco. “A ouvidoria permite que o cidadão seja um agente de mudança junto ao Estado. Tenho certeza de que a Daniela continuará esse legado com excelência”, afirmou Fernanda. 

Também participaram da abertura o controlador-geral do DF, Daniel Lima, o presidente da Companhia de Saneamento do DF (Caesb), Luís Antônio Reis, e o secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Santos.

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O Ouvidoria Day foi marcado pela entrega do 9º Prêmio Melhores Práticas em Ouvidoria e do Selo de Acessibilidade, reconhecendo iniciativas inovadoras no atendimento ao cidadão e ouvidorias físicas que oferecem itens de acessibilidade e inclusão. 

O evento foi marcado pela entrega do 9º Prêmio Melhores Práticas em Ouvidoria e do Selo de Acessibilidade

Melhores práticas 

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O Prêmio “Melhores Práticas em Ouvidoria Pública” celebrou iniciativas que aprimoram a gestão e os serviços das ouvidorias no GDF. A premiação é promovida pela CGDF e tem a finalidade de premiar e incentivar a melhoria da gestão e prestação de serviços de ouvidoria. 

Adelyse Morais Lopes, coordenadora substituta do Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do DF e Territórios, destacou a qualidade dos projetos apresentados: “Este reconhecimento celebra a diversidade, a inovação e o comprometimento dos servidores do GDF. Cada proposta trouxe algo único e transformador para as Cartas de Serviço”. 

Confira a lista de premiados na 9ª edição do “Melhores Práticas em Ouvidoria Pública”:

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Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF) – Desenvolveu um assistente virtual em forma de chatbot, a mascote Pepê, humanizando o atendimento e trazendo leveza a um tema complexo. O projeto ainda propõe evoluções, como personalização de acesso, alertas e relatórios automatizados. 

Instituto de Pesquisa e Estatística do DF (IPEDF) – Criou uma página robusta e integrada, com múltiplas formas de acesso e busca, além de alertas de atualização e facilidade de manutenção. 

Administração Regional de Santa Maria – Produziu vídeos explicativos sobre a Carta de Serviços, tornando o conteúdo mais acessível e interessante para a população. 

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Menções honrosas foram concedidas a órgãos como a Polícia Militar, que utilizou vídeos para gerar empatia e confiança, incluindo acessibilidade em Libras, e ao Serviço de Limpeza Urbana (SLU), que lançou uma cartilha em PDF com mascote e QR Code para facilitar o acesso aos serviços. 

O GDF também realizou a entrega do Selo de Acessibilidade para 23 ouvidorias, reforçando o compromisso com a inclusão. A honraria é um reconhecimento aos órgãos que se destacaram em critérios como capacitação em Libras, atendimento inclusivo, disponibilização do QR Code do DF Libras e acessibilidade física. 

Ouvidoria em números

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Atualmente, o GDF tem 93 ouvidorias, com cerca de 400 servidores, que realizaram 63.119 atendimentos desde o início do ano. O prazo médio de resposta foi de 8,65 dias, com 97,8% das demandas resolvidas. Entre os órgãos mais elogiados estão a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), o Jardim Botânico de Brasília e a Administração de Águas Claras.

*Com informações da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF)

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GDF / BRASÍLIA

Vencedor de ação do Hemocentro conhece o caminho do sangue até os hospitais

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Doar sangue é um gesto de solidariedade que pode salvar vidas, mas poucos conhecem os bastidores desse processo essencial. Nesta terça-feira (22), o enfermeiro Vinícius Alves, 28 anos, doador frequente e vencedor de uma ação promovida nas redes sociais da Fundação Hemocentro de Brasília, teve a oportunidade de vivenciar de perto o caminho que o sangue percorre após ser coletado.

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O profissional de saúde participou de uma visita guiada exclusiva ao setor de Processamento e Distribuição de Hemocomponentes da instituição. “Eu sabia que não era simples, mas não fazia ideia da complexidade, do rastreio tão específico, desde qual profissional coletou, em qual máquina foi utilizada”, contou Vinícius.

Para ser um doador, é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 51 kg e ter índice de massa corporal (IMC) igual ou maior a 18,5% | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Durante cerca de uma hora, Vinícius e a companheira Victoria Rocha, 28, que também é enfermeira, foram conduzidos em uma imersão técnica e informativa pelas etapas que garantem a qualidade e a segurança dos hemocomponentes distribuídos à rede pública e aos hospitais conveniados do Distrito Federal.

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O tour começou com a observação do repouso das bolsas de sangue recém-coletadas e seguiu por etapas como a centrifugação – responsável por separar os componentes (hemácias, plasma, plaquetas e crioprecipitado) –, o rotulamento, os exames sorológicos e imunohematológicos, o armazenamento em câmaras frias ou congeladas e, por fim, a organização logística para atendimento das solicitações de sangue, inclusive em casos de urgência.

“Sou doador há mais de 10 anos, e é muito interessante conhecer, porque não fazia ideia que o prédio era tão grande, que tinha tantas áreas bem específicas, como aqui no subsolo. A gente fica focado na área do doador e não tem noção de toda a estrutura e dos profissionais envolvidos.”

Rigor técnico

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Victoria também se impressionou com a estrutura e os cuidados envolvidos em cada etapa. “A gente já tinha essa noção de que não era simplesmente pegar o sangue e levar pro hospital, mas não sabia que era tão específico assim. São muitas fases para garantir que o sangue chegue com segurança ao paciente”, afirmou.

Vinicius e a esposa, Victória: ele doa sangue há 10 anos

Todo o processo é rigorosamente monitorado, com uso de códigos que garantem o anonimato dos doadores e o rastreamento das bolsas até o momento da transfusão. A visita também permitiu conhecer procedimentos específicos, como a irradiação de bolsas, necessária para determinados pacientes.

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Para o diretor do setor, Fábio de França, a iniciativa de abrir as portas do Hemocentro para os doadores é essencial. “No imaginário de muitos, o processo parece simples, mas é bastante complexo. São muitos profissionais qualificados e dedicados, trabalhando para garantir a qualidade do hemocomponente que vai atender o paciente — que é a nossa razão de existir”, explicou.

O setor de Processamento e Distribuição conta com cerca de 20 profissionais por turno e funciona de forma contínua. “Convidar o doador para conhecer esse trabalho fortalece vínculos, valoriza o serviço público e incentiva o voluntariado. É uma excelente forma de fidelizar e multiplicar essa rede do bem.”

Doe sangue, salve vidas

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Para ser um doador, é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 51 kg e ter índice de massa corporal (IMC) igual ou maior a 18,5%. Menores de 18 anos só poderão doar acompanhados pelos respectivos pais ou responsáveis, enquanto idosos precisam ter realizado pelo menos uma doação de sangue antes dos 61 anos.

Além disso, é necessário que o candidato a doar tenha dormido pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior. Não serão aceitas doações de sangue de pessoas que ingeriram bebida alcoólica 12 horas antes do procedimento ou que tenham fumado duas horas antes.

O candidato passa por avaliação de profissionais de saúde para verificar se está apto. Portanto, seja sincero ao responder às perguntas feitas durante a triagem e não omita informações importantes, pois disso depende a segurança do doador e do receptor.

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Lembre-se: nada de jejum. É importante estar bem alimentado para doar sangue, assim como beber bastante água desde o dia anterior à doação.

O agendamento da doação de sangue é obrigatório e pode ser feito pelo site Agenda DF – Serviço de Agendamentos do Distrito Federal ou pelo telefone 160, opção 2. O Hemocentro de Brasília está localizado no Setor Médico Hospitalar Norte (início da W3 Norte), próximo ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e à Fepecs, e atende de segunda a sábado, das 7h15 às 18h.

26/04/2025 - Vencedor de ação do Hemocentro conhece o caminho do sangue até os hospitais

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