DIVERSAS
Retail media e programas de benefícios: estratégias que se complementam para turbinar resultados do varejo
Publicado em
3 de maio de 2024por
Eugenio Piedade
*Eduardo Esparza
Oferecer benefícios aos clientes é uma estratégia que estreita a relação entre consumidores e marcas, indo além da compra, com acesso ao cashback, pontos, descontos, entre outras vantagens. No Brasil, esta abordagem tem ganhado cada vez mais adesão. Conforme dados da ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização), apurados no segundo trimestre de 2023, mais de 80% dos entrevistados preferem realizar suas compras em locais que oferecem algum benefício. Isso representa um crescimento de 18% em relação ao ano anterior.
Este mesmo relatório também constatou um aumento de 20,4% no faturamento bruto das empresas associadas em relação a 2022, totalizando R$ 4,9 bilhões de reais movimentados a partir dos benefícios oferecidos. Outra pesquisa, essa da startup Newtail, publicada em agosto do último ano, aponta que 79% das agências de marketing brasileiras já implementam o retail media e, para a maioria, o principal objetivo dessa estratégia é potencializar as vendas dos e-commerces.
Mas o que estes dados nos mostram, de fato? O que já sabemos é que oferecer um programa de vantagens que tenha pontuação ou cashback é um dos caminhos para consolidar a presença das marcas na memória e no cotidiano das pessoas. Ações simples como compras em supermercados, drogarias, lojas de roupas ou qualquer comércio podem pontuar se estiverem associados a um programa, por exemplo. O importante é que o cliente se sinta estimulado a usufruir dos benefícios cada vez mais e sempre como desejar.
E unir essa estratégia de benefícios com o retail media, modalidade de mídia que proporciona vantagens para o vendedor e para o comprador, amplifica ainda mais as ações de relacionamento. Por um lado, o varejista recebe uma renda extra pela propaganda e, de outro, o cliente tem acesso a sugestões de produtos com maior probabilidade de interesse. Esse caminho traz uma abordagem multicanal para conquistar a atenção dos usuários.
A amplitude do retail media, em sua forma multicanal, fortalece o alcance das marcas. Primeiramente com as propagandas, que se manterão sempre presentes em marketplaces, aplicativos móveis, redes sociais, entre tantos outros. Paralelamente, os programas de benefícios enriquecem a experiência de compra, oferecendo vantagens a cada nova transação. A combinação destes processos aumenta as chances de venda e deixa o cliente mais envolvido, satisfeito e próximo às marcas.
Reforço que, é crucial entender e valorizar a experiência do cliente ao longo da sua jornada de compra, uma estratégia que deve sempre prioritária para varejo, como estratégia fundamental do negócio. Dentro deste processo, a experiência do consumidor (CX) é uma das abordagens que enaltece esta jornada. Dados divulgados pela Opinion Box, especialista em pesquisas do mercado online, mostram que 82% dos entrevistados gastam mais em empresas que oferecem uma experiência positiva.
Navegação no marketplace
A experiência no marketplace sempre é uma oportunidade de conquistar o cliente, com ofertas e soluções sob medida, apresentando, por exemplo, novas possibilidades de compra. O retail media potencializa a jornada do cliente como uma estratégia publicitária que valoriza as escolhas e preferências dos consumidores. E, se somarmos este fator aos programas de benefícios, temos toda uma cadeia de relacionamento que se estende ao usuário até o pós-venda, fomentando o retorno do cliente para novas transações.
O varejo online se mantém em constante evolução de processos e adaptando-se aos desejos dos consumidores. Se antes a competição se dava principalmente por meio de preços e ofertas, hoje há um foco em estratégias que otimizar dados para criar jornadas de compra e vitrines personalizadas, elevando a experiência do cliente a novos patamares.
O mercado brasileiro é notável por possuir um mercado gigante, que continua a expandir e evoluir. Diante disso, surge a necessidade em se manter atualizado e competitivo. Naturalmente, com um cenário tão diversificado que engloba empresas variados portes, a diversificação dos investimentos se faz presente. Quando esses investimentos são direcionados de maneira inteligente e sustentável, e estratégias complementares são empregadas – como o retail media e programas de benefícios –, há um benefício conjunto: este impacto positivo se manifesta no curto e no médio prazo, mas é no longo prazo que se revela mais significantemente.
*Eduardo Esparza é VP General Manager da Tenerity na Iberia e no Brasil, empresa líder internacional de engajamento que aumenta o valor do relacionamento entre as empresas e seus consumidores. Há mais de 50 anos no mercado mundial, com sede em Stamford, CT e presente em mais de 15 países, incluindo Reino Unido, França, Espanha, Brasil e Países Baixos, a Tenerity ajuda os seus mais de 250 clientes e-commerces de todos os setores ao redor do mundo com uma solução inovadora e gratuita a construir relações mais fortes e rentáveis com seus clientes.
Informações para a imprensa:
CDI Comunicação
Diego Andrade – diego܂andrade@cdicom܂com܂br
(11) 3817-8002/ 96749-5818
Luciana Morassi – luciana܂morassi@cdicom܂com܂br
(11) 3817-8002 / 99585- 8981
Jorge Valério – jorge@cdicom܂com܂br
(11) 3817-8002 / 99822-9013

Orçamento prevê despesas de R$ 6,5 trilhões para 2026
CLDF cria Farmácia Veterinária Popular do DF.
Congresso terá R$ 37,8 bilhões para gastar com emendas impositivas
Semana do governo Lula teve vitória econômica e atritos na articulação
Homem tenta matar esposa com podão usado para cortar madeira e árvores
BRASÍLIA
Orçamento prevê despesas de R$ 6,5 trilhões para 2026
O parecer do relator incorporou ajustes considerados essenciais para preservar o equilíbrio fiscal, sem comprometer despesas já programadas – (crédito:...
CLDF cria Farmácia Veterinária Popular do DF.
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou nesta quarta-feira (3/12) o projeto que cria a Farmácia Veterinária Popular do...
Congresso terá R$ 37,8 bilhões para gastar com emendas impositivas
Paulo LeiteCB.Poder Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos O Orçamento da União para 2026 prevê uma reserva de...
DISTRITO FEDERAL
Semana do governo Lula teve vitória econômica e atritos na articulação
Mesmo com aprovação de projeto prioritário para a economia, articulação governista entrou em atrito causado por PL da Dosimetria Alice...
Homem tenta matar esposa com podão usado para cortar madeira e árvores
A prisão do suspeito ocorreu nessa sexta-feira (19), cinco dias após o crime. Homem atacou a vítima com golpes na...
Pastor é preso suspeito de abusar sexualmente de adolescentes no DF
Suspeito é filho do presidente da congregação e é investigado pela suspeita de ter estuprado ao menos três adolescentes do...
POLÍTICOS DO DF
Homem acusado de estuprar mulher em pilotis da Asa Norte ficará preso
Segundo a Polícia Civil do Distrito Federal, o acusado, de 19 anos, violentou e espancou a vítima em uma quadra...
Corpo é encontrado no Parque da Cidade
Corpo de homem é encontrado próximo ao kartódromo do Parque da Cidade A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) foi...
“Ao lado de Iris, aprendi muito, e ele segue como referência para o nosso governo”, afirma Daniel Vilela
Última edição de 2025 do Deputados Aqui levou serviços à região Oeste de Goiânia e celebrou os 92 anos que...
POLÍTICOS DO BRASIL
SEDF-GO encerra 2025 com balanço positivo e reforça presença do Governo de Goiás no Entorno
Secretário Pábio Mossoró apresenta resultados da Pasta, agradece o comprometimento da equipe e destaca ações do Governo de Goiás que...
Nova lei do IRPF Mínimo gera corrida por esclarecimentos sobre dividendos de 2025
A mudança tributária reacendeu discussões sobre como serão tratadas as distribuições ligadas ao resultado das empresas neste ano A entrada...
Brasileiros movimentam US$ 1,5 bilhão em Dubai e ampliam em 66% a migração patrimonial para o emirado
Crescimento expressivo reforça a ascensão de Dubai como principal destino global de fortunas brasileiras, impulsionado por segurança jurídica, ausência de...
TRÊS PODERES
Escola Gracinha transfere turmas de alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I para período da manhã
Mudança começa em 2026 e inclui plano de adaptação, manutenção de cuidados e incentivo a hábitos saudáveis Com o objetivo...
Perigo das telas em época de férias escolares
Pesquisa aponta que hábito começa cedo e especialista alerta para prejuízos no aprendizado e nas relações sociais Época de férias...
Terrorismo e religiosidade
A propósito do recente e trágico ataque ocorrido na Austrália, que vitimou diversas pessoas — algumas delas fatalmente —, durante...
ENTORNO
Chuvas intensas aumentam alerta para dengue, zika e chikungunya no Brasil
Design by Freepik Diagnóstico precoce e medidas preventivas auxiliam na redução dos riscos Com a intensificação das chuvas no final...
“A arte de governar é cuidar desse país”, destaca Lula ao fazer balanço das ações do Governo do Brasil
Durante o encontro com os jornalistas, Lula ressaltou os avanços políticos, econômicos e sociais alcançados pelo país ao longo de...
Margareth Menezes destaca novo Plano Nacional de Cultura no Bom Dia, Ministra desta sexta (19)
Divulgação / Secom-PR Titular da pasta da Cultura será entrevistada por profissionais de rádio e portais a partir das 8h....












