DIVERSAS
Retail media e programas de benefícios: estratégias que se complementam para turbinar resultados do varejo
Publicado em
3 de maio de 2024por
Eugenio Piedade
*Eduardo Esparza
Oferecer benefícios aos clientes é uma estratégia que estreita a relação entre consumidores e marcas, indo além da compra, com acesso ao cashback, pontos, descontos, entre outras vantagens. No Brasil, esta abordagem tem ganhado cada vez mais adesão. Conforme dados da ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização), apurados no segundo trimestre de 2023, mais de 80% dos entrevistados preferem realizar suas compras em locais que oferecem algum benefício. Isso representa um crescimento de 18% em relação ao ano anterior.
Este mesmo relatório também constatou um aumento de 20,4% no faturamento bruto das empresas associadas em relação a 2022, totalizando R$ 4,9 bilhões de reais movimentados a partir dos benefícios oferecidos. Outra pesquisa, essa da startup Newtail, publicada em agosto do último ano, aponta que 79% das agências de marketing brasileiras já implementam o retail media e, para a maioria, o principal objetivo dessa estratégia é potencializar as vendas dos e-commerces.
Mas o que estes dados nos mostram, de fato? O que já sabemos é que oferecer um programa de vantagens que tenha pontuação ou cashback é um dos caminhos para consolidar a presença das marcas na memória e no cotidiano das pessoas. Ações simples como compras em supermercados, drogarias, lojas de roupas ou qualquer comércio podem pontuar se estiverem associados a um programa, por exemplo. O importante é que o cliente se sinta estimulado a usufruir dos benefícios cada vez mais e sempre como desejar.
E unir essa estratégia de benefícios com o retail media, modalidade de mídia que proporciona vantagens para o vendedor e para o comprador, amplifica ainda mais as ações de relacionamento. Por um lado, o varejista recebe uma renda extra pela propaganda e, de outro, o cliente tem acesso a sugestões de produtos com maior probabilidade de interesse. Esse caminho traz uma abordagem multicanal para conquistar a atenção dos usuários.
A amplitude do retail media, em sua forma multicanal, fortalece o alcance das marcas. Primeiramente com as propagandas, que se manterão sempre presentes em marketplaces, aplicativos móveis, redes sociais, entre tantos outros. Paralelamente, os programas de benefícios enriquecem a experiência de compra, oferecendo vantagens a cada nova transação. A combinação destes processos aumenta as chances de venda e deixa o cliente mais envolvido, satisfeito e próximo às marcas.
Reforço que, é crucial entender e valorizar a experiência do cliente ao longo da sua jornada de compra, uma estratégia que deve sempre prioritária para varejo, como estratégia fundamental do negócio. Dentro deste processo, a experiência do consumidor (CX) é uma das abordagens que enaltece esta jornada. Dados divulgados pela Opinion Box, especialista em pesquisas do mercado online, mostram que 82% dos entrevistados gastam mais em empresas que oferecem uma experiência positiva.
Navegação no marketplace
A experiência no marketplace sempre é uma oportunidade de conquistar o cliente, com ofertas e soluções sob medida, apresentando, por exemplo, novas possibilidades de compra. O retail media potencializa a jornada do cliente como uma estratégia publicitária que valoriza as escolhas e preferências dos consumidores. E, se somarmos este fator aos programas de benefícios, temos toda uma cadeia de relacionamento que se estende ao usuário até o pós-venda, fomentando o retorno do cliente para novas transações.
O varejo online se mantém em constante evolução de processos e adaptando-se aos desejos dos consumidores. Se antes a competição se dava principalmente por meio de preços e ofertas, hoje há um foco em estratégias que otimizar dados para criar jornadas de compra e vitrines personalizadas, elevando a experiência do cliente a novos patamares.
O mercado brasileiro é notável por possuir um mercado gigante, que continua a expandir e evoluir. Diante disso, surge a necessidade em se manter atualizado e competitivo. Naturalmente, com um cenário tão diversificado que engloba empresas variados portes, a diversificação dos investimentos se faz presente. Quando esses investimentos são direcionados de maneira inteligente e sustentável, e estratégias complementares são empregadas – como o retail media e programas de benefícios –, há um benefício conjunto: este impacto positivo se manifesta no curto e no médio prazo, mas é no longo prazo que se revela mais significantemente.
*Eduardo Esparza é VP General Manager da Tenerity na Iberia e no Brasil, empresa líder internacional de engajamento que aumenta o valor do relacionamento entre as empresas e seus consumidores. Há mais de 50 anos no mercado mundial, com sede em Stamford, CT e presente em mais de 15 países, incluindo Reino Unido, França, Espanha, Brasil e Países Baixos, a Tenerity ajuda os seus mais de 250 clientes e-commerces de todos os setores ao redor do mundo com uma solução inovadora e gratuita a construir relações mais fortes e rentáveis com seus clientes.
Informações para a imprensa:
CDI Comunicação
Diego Andrade – diego܂andrade@cdicom܂com܂br
(11) 3817-8002/ 96749-5818
Luciana Morassi – luciana܂morassi@cdicom܂com܂br
(11) 3817-8002 / 99585- 8981
Jorge Valério – jorge@cdicom܂com܂br
(11) 3817-8002 / 99822-9013

Câmara Legislativa vai receber cerca de 60 carros antigos nesta sexta-feira (24)
Dia em defesa da advocacia ressalta ofício como “pilar do Estado de Direito”
Feira Pet Buriti terá mais uma edição
CLDF define valor de emendas parlamentares para orçamento de 2026
Sobradinho recebe 3ª edição da Procuradoria Especial da Mulher nas cidades
BRASÍLIA
Câmara Legislativa vai receber cerca de 60 carros antigos nesta sexta-feira (24)
Câmara Legislativa vai receber cerca de 60 carros antigos nesta sexta-feira (24) Em homenagem aos antigomobilistas do Distrito Federal e...
Dia em defesa da advocacia ressalta ofício como “pilar do Estado de Direito”
Dia em defesa da advocacia ressalta ofício como “pilar do Estado de Direito” Foto: Ângelo Pignaton/Agência CLDF Para Doutora Jane,...
Feira Pet Buriti terá mais uma edição
Até agora, mais de 100 animais já foram adotados; próximo encontro será nos dias 28 e 29 Por Agência Brasília*...
DISTRITO FEDERAL
CLDF define valor de emendas parlamentares para orçamento de 2026
Nesta quinta-feira (23), a Câmara Legislativa do Distrito Federal divulgou o valor máximo das emendas parlamentares para o orçamento de...
Sobradinho recebe 3ª edição da Procuradoria Especial da Mulher nas cidades
A cidade de Sobradinho vai receber nesta sexta-feira (23) pela manhã a terceira edição do evento Procuradoria Especial da Mulher...
O G20 (Grupo dos Amigos do França), formado por lideranças do Podemos, realiza neste sábado, 25/10, sua 10ª reunião mensal.
França reúne lideranças com a presença do governador Ibaneis Rocha e da vice Celina Leão Evento organizado por Luiz França...
POLÍTICOS DO DF
Procuradoria destaca: idosos podem ter credencial digital para vagas de estacionamento
Procuradoria destaca: idosos podem ter credencial digital para vagas de estacionamento Veja como emitir a credencial digital: gratuita, vitalícia e válida...
Faixa Azul para motociclistas poderá ser implantada no DF em breve
O Distrito Federal poderá iniciar a fase de testes da utilização da Faixa Azul para motociclistas em breve, só falta...
Câmara Legislativa comemora 10 anos da Academia de Poetas e Escritores da Enfermagem
Câmara Legislativa comemora 10 anos da Academia de Poetas e Escritores da Enfermagem “Luz que brilha na noite escura, guiando...
POLÍTICOS DO BRASIL
População idosa amplia participação no mercado de trabalho do Distrito Federal
Boletim da Pesquisa de Emprego e Desemprego mostra aumento na presença de pessoas com 60 anos ou mais na força...
CLDF agracia projetos inscritos na 3ª edição do Prêmio Paulo Freire de Educação
CLDF agracia projetos inscritos na 3ª edição do Prêmio Paulo Freire de Educação Em uma noite que mesclou celebração e...
Concessão de uso dos becos nos lagos Sul e Norte é aprovada
Ao todo, são 891 nas duas regiões; medida prevê desobstruções e regulamenta ocupações Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto...
TRÊS PODERES
Projeto de Lei Complementar estabelece novas normas e garantias para donos de trailers e quiosques no DF
Documento foi aprovado por unanimidade e inova ao trazer garantias aos trabalhadores, como o direito de transferência e o de...
Entidades sem fins lucrativos poderão receber créditos do Nota Legal
Decreto publicado no DODF estabelece normas para cadastramento, habilitação e fiscalização das instituições interessadas Por Agência Brasília* | Edição: Carolina...
Lançado edital de mais de R$ 100 milhões para expansão da iluminação pública
Iniciativa da CEB IPes visa à contratação de empresas especializadas em obras desse segmento Por Agência Brasília* | Edição: Chico...
ENTORNO
CEOF aprova “Tendas Violetas” para prevenir violência sexual em eventos públicos
CEOF aprova “Tendas Violetas” para prevenir violência sexual em eventos públicos Colegiado deu parecer favorável também a PL que torna...
Comissão do Meio Ambiente aprova recondução de Raimundo Ribeiro na Adasa
A Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CDESCTMAT) da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou...
Embaixada de Israel e CLDF apresentam exposição fotográfica “Cores do Mar Morto”
Embaixada de Israel e CLDF apresentam exposição fotográfica “Cores do Mar Morto” A Embaixada de Israel no Brasil tem o...













