DIVERSAS

Políticas públicas para a primeira infância

Publicado em

Sugestão de entrevista com o prefeito Luiz Fernando Machado, de Jundiaí (SP)

Luiz Fernando Machado, prefeito de Jundiaí (SP)

Pelas políticas públicas voltadas especialmente para a primeira infância, Jundiaí é reconhecida nacionalmente como “Cidade das Crianças”. E no mês de agosto, entre os dias 12 e 17, será sede do “2º Encontro Brasileiro Cidades das Crianças e Fórum Internacional das Infâncias”, evento internacional que vai reunir autoridades brasileiras de diversos municípios do Brasil e convidados de fora, como o pedagogo italiano Francesco Tonucci, fundador da Rede Mundial Cidade das Crianças.

Formado por aproximadamente 200 cidades em 15 países da América Latina e da Europa, o grupo tem por objetivo garantir nessas localidades a liberdade e autonomia das crianças como condição para que as suas cidades sejam verdadeiramente democráticas. Aqui, Jundiaí foi eleita a sede brasileira da rede por suas políticas públicas já desenvolvidas, principalmente pela atual gestão, que conta com um capítulo dedicado exclusivamente ao tema em seu Plano Diretor.

Leia Também:  GDF Presente remove 110 toneladas de lixo e recupera áreas públicas da Vila Telebrasília

A seguir, alguns programas realizados pela prefeitura de Jundiai:

Comitê das Crianças – formado em 2019, é composto por 25 crianças que representam as seis regiões do município, incluindo um integrante para representar os menores de idade com algum tipo de deficiência. Em reuniões quinzenais, se reúnem e debatem propostas de políticas públicas para a infância e dialogam diretamente com os gestores, opinando a respeito dessas.

Programa Criança Feliz – Por meio de visitas domiciliares, a gestante e a família recebem apoio na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais; no exercício da parentalidade, por meio do fortalecimento de vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças.

Entre a Casa e a Escola – lançado em 2017, o programa visa qualificar os espaços públicos (ruas, calçadas, parques e praças) do trajeto mais frequente realizado pelos alunos da rede pública municipal e seus cuidadores, priorizando e incentivando o percurso a pé com segurança, autonomia e diversão. 

Ruas de Brincar – iniciativa consiste no fechamento de determinadas vias públicas aos domingos e feriados, das 9h às 17h. O objetivo é incentivar a retomada da autonomia das crianças pelas ruas da cidade e promover o resgate de brincadeiras tradicionais e o intercâmbio intergeracional.

Leia Também:  Maternidade do HRSM realiza a primeira aplicação da vacina contra bronquiolite

Pé de Ouvido – traz a importância do resgate das histórias, da oralidade e da interação entre as gerações. Dez histórias dirigidas ao público infantil podem ser ouvidas em totens coloridos e customizados distribuídos estrategicamente pela cidade, a partir da leitura de um QR Code.

Ex-Libris Comunicação Integrada

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Jornalistas: Marco Berringer, Edmir Nogueira e Edgard Léda

(11) 9 9393-3088

COMENTE ABAIXO:

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO