ACBJPR-DF-logo-blue80red
ACBJPR-DF-logo-blue80red

DIVERSAS

Neoenergia forma primeira turma exclusiva do sexo feminino da escola de eletricistas

Publicado em

Mulheres mostram força e entram de cabeça em um universo que era majoritariamente masculino

Brasília, 9 de março de 2023 – Em mais uma ação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Neoenergia realizou, nesta quinta-feira (9), a formatura da primeira turma exclusiva para mulheres da Escola de Eletricistas da distribuidora, realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), no Gama. O evento contou com a participação do diretor-presidente da Neoenergia Brasília, Frederico Candian, da secretária da Mulher, Giselle Oliveira, e do secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Thales Ferreira, do Governo do Distrito Federal (GDF). O diretor-geral do SENAI, Marco Secco, também esteve presente representando a instituição.

Advertisement

Para a Secretária da Mulher, Giselle Ferreira, que representou a Governadora em exercício, Celina Leão, um evento como esse, a formatura da primeira turma exclusiva para mulheres, faz parte da política para as mulheres que Brasília precisa. “A capacitação, a formação e a autonomia econômica são as iniciativas que vão transformar a realidade da nossa sociedade”.

As 20 formandas dessa turma, se juntam aos mais de 250 profissionais que foram formados para o mercado de trabalho em todo o Distrito Federal. Destes, cerca de 150 já foram contratados para o quadro da concessionária, sendo cerca de 50% mulheres, ampliando a equidade de gênero também nas áreas técnico-operacionais da empresa.

Leia Também:  QualificaDF Móvel forma 604 alunos do 2º ciclo nesta terça-feira (28)

Além de fomentar a geração de emprego e renda no Distrito Federal, a iniciativa visa ampliar a oportunidade de uma nova profissão para mulheres, contribuindo, principalmente, para a equidade de gênero em profissões majoritariamente masculinas. Além disso, a escola possibilita que, depois da formação, as alunas possam integrar o quadro de colaboradores da distribuidora, de empresas parceiras ou atuar em outras instituições no mercado.

Advertisement

“É com muito orgulho que estamos hoje formando a primeira turma exclusiva para mulheres da Escola de Eletricistas. Saímos de um quadro que, quando chegamos em no Distrito Federal, não tinha sequer uma mulher como eletricista de rede, e hoje já possui mais de 25% dessas profissionais, todas formadas em nossa Escola”, comemorou Frederico Candian, diretor-presidente da Neoenergia Brasília. “E seguimos trabalhando com o compromisso de fazer a diferença para a sociedade da capital federal, com atendimento de excelência, desenvolvimento socioeconômico e equidade de gênero.”, completou Candian.

PRESENÇA FEMININA – O Grupo Neoenergia possui aproximadamente 3 mil mulheres em seu quadro de colaboradores. Dessas, mais de 380 ocupam cargos de liderança dentro da corporação. Só na Neoenergia Brasília, mais de 150 mulheres foram contratadas desde que a distribuidora chegou à capital federal. No âmbito da escola de eletricistas, mais de 120 mulheres já se formaram e 74 foram recrutadas pela empresa.

Até o fim do ano, cerca de 100 futuros eletricistas terão a oportunidade de se capacitar por meio de cinco turmas. Grande parte desses eletricistas serão contratados nos próximos meses pela Neoenergia para atuar em atividades técnicas e comerciais no Distrito Federal.

Leia Também:  CARLOS TABANEZ - NOTA DE ESCLARECIMENTO

CURSO – A escola oferece capacitação profissional gratuita, e pessoas com idade acima de 18 anos, ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mínimo B, podem se inscrever. Os cursos têm ênfase em redes de distribuição de energia elétrica e as aulas são divididas em duas etapas, começando pela parte teórica, em formato remoto, e finalizando com as aulas práticas presenciais, em campos de postes, seguindo os protocolos de saúde e segurança.

Advertisement

PIONEIRISMO – O projeto é realizado pelas distribuidoras do grupo Neoenergia e já capacitou aproximadamente 5 mil alunos no Distrito Federal e nos estados da Bahia, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e São Paulo. Desse total, cerca de 4 mil profissionais foram contratados pelas empresas do grupo. A iniciativa pioneira ao criar turmas para mulheres, a fim de promover a diversidade e a inclusão, é reconhecida como exemplo global de um dos Princípios de Empoderamento das Mulheres pelo WeEmpower, programa da ONU Mulheres junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e à União Europeia, para estimular boas práticas das empresas.

Fonte: Neoenergia Brasilia

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Advertisement

DIVERSAS

SINATRAN-DF emite Nota de Repúdio e Solidariedade

Published

on

O Sindicato dos Agentes de Trânsito do Distrito Federal (SINATRAN/DF) manifesta sua profunda indignação e repúdio ao brutal assassinato do agente de trânsito José Domingos da Silva, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo, ocorrido no último dia 13 enquanto ele exercia sua função. Este ato de violência covarde não atinge apenas a vítima e seus familiares, mas toda a categoria, que diariamente enfrenta riscos para garantir a segurança viária e a ordem no trânsito.
É inadmissível que agentes de trânsito, profissionais essenciais para a mobilidade urbana e a prevenção de acidentes, sejam alvos de agressões e crimes durante o cumprimento de seu dever. A crescente violência contra esses trabalhadores exige respostas urgentes e eficazes das autoridades, com medidas concretas para garantir sua segurança e punir os responsáveis por tais atos.
Diante dessa perda irreparável, o SINATRAN/DF cobra providências rigorosas e reafirma seu compromisso com a defesa da categoria, exigindo condições de trabalho mais seguras para todos os agentes de trânsito do país. Não podemos permitir que o medo e a impunidade se tornem a regra.
Expressamos nossa total solidariedade à família, amigos e colegas de José Domingos da Silva, compartilhando a dor dessa tragédia e reforçando nosso compromisso na luta por justiça e pela valorização desses profissionais.
SINATRAN/DF
S I N D I C A T O D O S A G E N T E S D E
T R Â N S I T O D O D I S T R I T O F E D E R A L
NOTA DE REPÚDIO E SOLIDARIEDADE
Brasília, 15 de março de 2025.

Leia Também:  Codego investe R$ 17 milhões para dobrar capacidade de reserva de água no Daia

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO

MAIS LIDAS DA SEMANA