ACBJPR-DF-logo-blue80red
ACBJPR-DF-logo-blue80red

DIVERSAS

Governo Lula ganha um reforço na ajuda aos Yanomamis

Publicado em

Hospital HDia se colocou à disposição do Governo para ajudar Yanomamis

Instituição é uma das únicas especializadas em terapias nutricionais no Brasil

Advertisement

A crise humanitária enfrentada pela população indígena Yanomami, localizada em Roraima, tem como uma de suas principais causas a falta de políticas públicas efetivas para o combate ao garimpo ilegal e para assistência adequada à saúde. O caso Yanomami já resultou na morte de 570 crianças por desnutrição e outras causas evitáveis.

Dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostram que o Brasil registrou, em 2021, a maior taxa de hospitalizações de crianças menores de 1 ano associadas à desnutrição desde o início do acompanhamento – a cada 100 mil nascidos vivos, 113 precisaram de cuidados especiais.

Esses casos reforçam a importância da Terapia Nutricional, conjunto de procedimentos terapêuticos para manutenção ou recuperação do estado nutricional, que oferecem ao organismo os nutrientes suficientes para o pleno funcionamento.

Advertisement

Em Brasília (DF), a Terapia Nutricional é especialidade do Hospital Dia, e ocorre de duas formas:

Leia Também:  Plataforma do Governo de Goiás alcança todos os estudantes da rede estadual de educação

1. Suplementação alimentar: feita por pacientes capazes de satisfazer adequadamente as necessidades nutricionais e metabólicas por via oral, após consulta clínica e exames complementares.
2. Nutrição parenteral ou enteral: feita por pacientes incapazes de satisfazer adequadamente as necessidades nutricionais e metabólicas por via oral. Os procedimentos oferecidos são regulamentados pela Anvisa.

Apoio técnico ao Governo para ajudar povo Yanomami

Advertisement

Sensibilizado com a situação dos Yanomami, o nutrólogo à frente do HDia, Matheus Caputo, colocou o hospital à disposição do governo federal para auxiliar com o apoio técnico-científico no cuidado de pacientes em estado de desnutrição.

“Contamos com equipe multiprofissional formada por médicos nutrólogos (adulto e pediátrico), nutricionista, enfermeiros, farmacêutico, psicólogo e fisioterapeuta, que atuam no cuidado integral e contínuo em Terapia Nutricional, no âmbito hospitalar, ambulatorial e domiciliar”, explica Caputo.

“Nossas soluções em Terapia Nutricional individualizada para pacientes que não necessitam de internalização permanente trazem melhor qualidade de vida aos pacientes e diminuem os custos para as operadoras de saúde”, explica a diretora Técnica do HDia, Luciana Rodriguez.

Advertisement

Por:  Tábita Marinho

Leia Também:  Governo de Goiás recebe até amanhã propostas para 51° Leilão Fomentar

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Advertisement

DIVERSAS

SINATRAN-DF emite Nota de Repúdio e Solidariedade

Published

on

O Sindicato dos Agentes de Trânsito do Distrito Federal (SINATRAN/DF) manifesta sua profunda indignação e repúdio ao brutal assassinato do agente de trânsito José Domingos da Silva, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo, ocorrido no último dia 13 enquanto ele exercia sua função. Este ato de violência covarde não atinge apenas a vítima e seus familiares, mas toda a categoria, que diariamente enfrenta riscos para garantir a segurança viária e a ordem no trânsito.
É inadmissível que agentes de trânsito, profissionais essenciais para a mobilidade urbana e a prevenção de acidentes, sejam alvos de agressões e crimes durante o cumprimento de seu dever. A crescente violência contra esses trabalhadores exige respostas urgentes e eficazes das autoridades, com medidas concretas para garantir sua segurança e punir os responsáveis por tais atos.
Diante dessa perda irreparável, o SINATRAN/DF cobra providências rigorosas e reafirma seu compromisso com a defesa da categoria, exigindo condições de trabalho mais seguras para todos os agentes de trânsito do país. Não podemos permitir que o medo e a impunidade se tornem a regra.
Expressamos nossa total solidariedade à família, amigos e colegas de José Domingos da Silva, compartilhando a dor dessa tragédia e reforçando nosso compromisso na luta por justiça e pela valorização desses profissionais.
SINATRAN/DF
S I N D I C A T O D O S A G E N T E S D E
T R Â N S I T O D O D I S T R I T O F E D E R A L
NOTA DE REPÚDIO E SOLIDARIEDADE
Brasília, 15 de março de 2025.

Leia Também:  Comércio poderá abrir na quarta-feira, informa Sindivarejista

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO

MAIS LIDAS DA SEMANA