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Rodoviária do Plano privatizada: veja que outras pautas foram analisadas pela CLDF

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Rodoviária do Plano Piloto – (crédito: Kayo Magalhães/CB/D.A Press)

Correio analisou todas as pautas que foram discutidas pela CLDF, em 2023, que envolviam a Rodoviária do Plano Piloto, por onde circulam 650 mil pessoas por dia. A privatização do local foi sancionada em dezembro, após ser aprovada pelo Poder Legislativo

Maria Eduarda Maia

De fevereiro até dezembro de 2023 foram analisados, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), 54 documentos referentes a planejamentos e aprovações de projetos para melhoria da Rodoviária do Plano Piloto. Os diários finalizam com a proposta aprovada da privatização da Rodoviária. O levantamento foi feito pelo Correio e analisados com ajuda da plataforma do Google — chamada de Pinpoint.

Cerca de 650 mil pessoas circulam todos os dias pela Rodoviária do Plano Piloto. O projeto de concessão aprovado inclui reforma, recuperação, ampliação, gestão, operação e exploração da rodoviária e da Galeria dos Estados pelo período de 20 anos.

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No dia 15 de fevereiro de 2023, entrou em discussão e votação na CLDF, uma proposta de autoria do deputado Joaquim Roriz Neto (PL), que “sugere ao Poder Executivo que proceda à construção de um restaurante comunitário na Rodoviária do Plano Piloto”. Além disso, o deputado sugeriu ao poder executivo, a disposição do Corpo de Bombeiros fixo na Rodoviária do Plano Piloto, além de um posto policial fixo. O projeto foi aprovado com cinco votos favoráveis.

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Além disso, o deputado Joaquim também sugeriu ao Poder Executivo, por meio da Secretaria de Estado de Segurança do DF (SSP/DF), que tenha um corpo de bombeiros fixo na Rodoviária do Plano Piloto — n° 1065/2023 — e também um posto policial fixo na rodoviária — n° 1066/2023. As duas foram aprovadas no resultado de pautas em 22 de maio.

A partir da reunião ordinária, realizada em 22 de março, entrou em discussão a indicação n° 1068/2023, também do deputado Joaquim Roriz Neto, que “sugere ao Poder Executivo que promova o funcionamento das escadas rolantes e elevadores da Rodoviária do Plano Piloto”. Aprovada em 9 de maio, com quatro votos favoráveis e uma ausência justificada.

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Como matérias para discussão e aprovação realizada na Ata da 2° reunião ordinária, em 31 de maio, o deputado Robério Negreiros (PSD), com a indicação n° 2291/2023, sugeriu ao Pode Executivo, por intermédio da Secretaria de Estado e Mobilidade do DF (Semob), “que proceda à manutenção das escadas rolantes e dos elevadores da Rodoviária do Plano, para que funcionem regularmente e assegurem acessibilidade”. Sendo aprovada com cinco votos favoráveis e nenhuma ausência.

Ainda no resultado de pauta na 3° reunião extraordinária, realizada em 9 de maio, foi aprovado a realização de audiência pública, com a finalidade de debater sobre a administração da estação rodoviária de Brasília mediante Parceria público privada (PPP). Projeto, que tramitava na CLDF n°2260/2021, de autoria do Poder Executivo, e dependia da análise dos deputados distritais. Em 1° de agosto, o assunto foi retomado na Câmara, iniciado com a palavra do deputado Chico Vigilante (PT) sobre a privatização da Rodoviária do Plano Piloto. “Se privatizarem e passarem a praticar preços do aeroporto de Brasília, as pessoas mais pobres vão ficar privadas de ter aquele alimento. Outro absurdo que estão querendo também é a cobrança de estacionamento naquela parte do Conic e na praça de cima do Conjunto Nacional ”, diz. Em continuidade aos comunicados de líderes sobre pontos para a rodoviária, a palavra foi concedida para os deputados Fábio Félix (Psol) e Paula Belmonte (Cidadania).

*Estagiária sob supervisão de Thays Martins 

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Fonte: Correio Brasiliense

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Solenidade celebra 65 anos da Engenharia Florestal

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A Câmara Legislativa realiza sessão solene para celebrar os 65 anos da engenharia florestal no país. O evento acontece no plenário nesta quarta-feira (21) a partir de 19h e terá transmissão da TV Câmara Distrital.

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A solenidade ocorre por iniciativa do deputado Thiago Manzoni (PL). O parlamentar afirma “que o encontro resgata a história de dedicação e conquistas, ao mesmo tempo em que abre espaço para discutir os desafios que estão por vir”.

Manzoni acrescenta ainda a dualidade do momento. “Mais do que uma comemoração, essa é a oportunidade de reafirmar o compromisso dos engenheiros florestais com um Brasil mais sustentável e equilibrado”, afirma o deputado.

Convidados

Entre os convidados estão a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Goiás, Andréa Vulcanis; o secretário Estado de Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal, Gutemberg Gomes; o presidente do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), Rôney Nemer; o vice-presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Nielsen Gomes da Silva; o presidente da Associação dos Engenheiros Florestais do Distrito Federal (AEF/DF), Giancarlo Brugnara Chelotti.

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Histórico

Em 1960 foi criada a Escola Nacional de Florestas (EFN) em Viçosa, Minas Gerais. Esse marco foi fundamental para a formação de profissionais especializados na preservação e manejo sustentável das florestas, profissão que completa 65 anos em 2025. 

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Em 1963, a ENF foi transferida para Curitiba, Paraná, onde passou a ser o curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Desde então, o curso se espalhou por diversas universidades, ampliando a atuação dos engenheiros florestais no país.

A regulamentação da profissão veio em 1965, com a sanção da Lei nº 4.643, oficializando a Engenharia Florestal no Brasil.

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Os Engenheiros Florestais têm papel fundamental na economia e na preservação ambiental, atuando no manejo de florestas, na produção de madeira, celulose, carvão e energia renovável, além de contribuir com políticas públicas e o desenvolvimento sustentável.
 

 

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