CLDF / POLÍTICOS DO DF

Médica de renome, Hermelinda Pedrosa recebe título de Cidadã Honorária de Brasília

Publicado em


Médica de renome, Hermelinda Pedrosa recebe título de Cidadã Honorária de Brasília

Quando o assunto é tratamento e prevenção do diabetes, o nome de Hermelinda Cordeiro Pedrosa extrapola os limites do Distrito Federal e do Brasil, alcançando destaque internacional. Em reconhecimento a sua atuação no DF, a médica endocrinologista recebe, nesta sexta-feira (25), a principal honraria concedida pela Câmara Legislativa: o título de Cidadã Honorária de Brasília. A sessão solene acontece no plenário da Casa a partir das 19h. 

A homenagem foi proposta pelo deputado Fábio Felix (PSOL), que enfatiza a “atuação exemplar” de Hermelinda Pedrosa nas áreas de assistência médica, pesquisa científica, ensino e formulação de políticas públicas para a prevenção, rastreamento e tratamento do diabetes e de suas complicações. “Ela tornou-se uma das principais vozes em defesa do tratamento digno e acessível para pessoas com diabetes no Brasil”, resume o parlamentar. 

Antes da proposta de Félix, em 2011, a então distrital Celina Leão havia protocolado um projeto de decreto legislativo concedendo o mesmo título à médica. No entanto, a proposição acabou sendo arquivada em 2019, por decurso de prazo.  

Leia Também:  Câmara concede Título de Cidadão Honorário ao agrônomo João Vicente Feijão Neto

Natural de Campina Grande (PB), Hermelinda Pedrosa graduou-se em medicina na Universidade Federal da Paraíba (1981) e iniciou sua especialização no Distrito Federal com Residência em Clínica Médica e estágio em Endocrinologia no Hospital de Base de Brasília (1982-1986). Posteriormente, foi bolsista do CNPq para realizar Fellowship na Radcliffe Infirmary, ligada à Universidade de Oxford, na Inglaterra (1988–1990).   

A homenageada atuou como preceptora do Programa de Residência da Secretaria de Saúde na área de Clínica Médica e de Endocrinologia, tendo tido participação ativa na implantação da Residência em Endocrinologia do Hospital Universitário de Brasília (HUB) e do Hospital Regional de Taguatinga (HRT). 
 

Foto: Sociedade Brasileira de Diabetes

Em sua trajetória de capacitação a profissionais de saúde, Hermelinda Pedrosa coordenou o Programa de Educação e Controle de Diabetes da Secretaria, atuando na implantação de ações que se tornaram modelo para o Ministério da Saúde, como o projeto “Salvando o Pé Diabético”, além de ambulatório de infusão contínua de insulina (bomba de insulina), dispensação de calçados e palmilhas e seminários de atualização para os profissionais da área e usuários do sistema. 

Leia Também:  Deputado Robério Negreiros promove sessão solene em homenagem à Semana do Trabalhador em Condomínio

Foi presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes entre 2018 e 2019 e, atualmente, é vice-presidente nacional da SBD. Além disso, a homenageada ocupa a vice-presidência da International Diabetes Federation (IDF) e da D-Foot International. 

Entre os diversos títulos e honrarias recebidos por Pedrosa, estão a Diabetic Foot Medal of Honour, pelo trabalho de educação e capacitação iniciado no Brasil e que se tornou exemplo global. 



Créditos do conteúdo

COMENTE ABAIXO:

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO