CLDF / POLÍTICOS DO DF

Eleições 2026, quem será o escolhido (a) para governar o Distrito Federal

Publicado em

O cenário político das próximas eleições no Distrito Federal (DF) está se mostrando cada vez mais dinâmico e imprevisível.

Vários nomes estão circulando nos grupos políticos e nas redes sociais

Recentemente, rumores têm circulado no setor empresarial e político da cidade de conversas que confirmam a candidatura da Senadora Damares Alves ao governo do DF, indo contra algumas declarações da senadora.

Mais, caso a candidatura se confirme mostra que o partido Republicano quer a cadeira de nº 1 de Brasilia e não a de nº 2 que já tem um nome a ser indicado pelo partido que é o deputado federal Júlio Cesar,

Diante de várias especulações tudo pode transformar completamente o panorama eleitoral.

De acordo com uma pesquisa divulgada na semana passada, a vice-governadora Celina Leão tem sido apontada como a favorita entre os eleitores.

Dentre esses nomes, um aparece como grande surpresa, como é o caso do conselheiro Manoel de Andrade.

Manoel Andrade (Manuelzinho) prestes a se aposentar do Tribunal de Contas do DF, é cogitado como um potencial candidato, o que adicionaria mais uma variável interessante ao já complexo cenário político do DF.

Leia Também:  Governo de Goiás publica edital do Programa de Aquisição de Alimentos

Portal TCDF

A assessoria da parlamentar Damares afirma que a senadora influenciará muito nas eleições, mas não confirma a sua  pré-candidatura.

Valter Campanato/Ag. Brasil

Além de Damares, outro nome que tem ganhado força nas especulações é o de José Roberto Arruda. O ex-governador, que já tem uma base consolidada entre os eleitores de centro e direita, é visto como um potencial divisor de votos nesses segmentos. Aguarda-se ainda a sua elegibilidade.

Valter Campanato/ABr – Agência Brasil 

No campo da esquerda, Leandro Grass e Geraldo Magela são os nomes mais comentados.

Leeandro Grass já foi deputado distrital e teve muito boa aceitação juto ao eleitorado da esquerda, tanto que se cacifou para disputar o cargo majoritório em2022 e por pouco não passou para o 2º turno com o atual governador Ibaneis.

Foto: Clarice Gulyas

Magela, ex-deputado distrital e federal, já disputou eleições para o GDF, e agora deve contar com a definição do campo progressista.

Wikipedia

A Senadora Leila do Vôlei também é mencionada como uma possível candidata, trazendo uma perspectiva de novidade e visibilidade devido à sua trajetória no esporte e na política.

Leia Também:  Quantidade de condutores alcoolizados reduz 21% no DF

Adilson Rodrigues – Agência Senado

O ex-senador Reguffe, que também é frequentemente lembrado em discussões políticas, respondeu à reportagem dizendo que tem um enorme orgulho de sua trajetória política, mas que neste momento não está focado nesta pauta e avaliará o cenário em 2025.

Foto: Jane de Araújo/Agência Senado

Outro movimento que pode alterar significativamente o cenário eleitoral é a especulação de uma parceria entre o MDB e o PT, com o deputado federal Rafael Prudente à frente da chapa. Tal aliança poderia consolidar uma base de apoio robusta, unindo forças de dois partidos tradicionalmente fortes na região.

Portal da Câmara dos Deputados

À medida que as eleições se aproximam, a expectativa é que novas pesquisas e definições partidárias ofereçam um panorama mais claro sobre as intenções de voto e os candidatos oficiais. Até lá, o cenário continua a ser de incertezas e especulações, com cada movimento sendo cuidadosamente observado pelos eleitores e analistas políticos.

Fonte: Olhos de Águia com informações do Blog Cidade Cult

COMENTE ABAIXO:

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO