ACBJPR-DF-logo-blue80red
ACBJPR-DF-logo-blue80red

CLDF / POLÍTICOS DO DF

Deputados reclamam de falta de ônibus no Itapoã Parque e recuo perigoso em Samambaia

Publicado em


Deputados reclamam de falta de ônibus no Itapoã Parque e recuo perigoso em Samambaia

Advertisement

Foto: Carlos Gandra/ Agência CLDF

Presidente da Comissão de Transportes da Casa, deputado Max Maciel

Queixas sobre mobilidade urbana foram tema de discursos dos deputados distritais nesta terça-feira (16). Presidente da Comissão de Transportes da Casa, Max Maciel (Psol) relatou que na última semana foi às 4h30 da madrugada fiscalizar uma parada de ônibus do Itapoã Parque. No local, testemunhou filas antes de o sol nascer, com muitas pessoas sentadas no chão e a presença de crianças acompanhadas das mães. Os passageiros contaram que chegam até 1h45 minutos antes do horário do ônibus para entrar na fila.

Advertisement

“Nós apresentamos os ajustes necessários à Secretaria de Mobilidade e daqui a seis meses vamos ter que apresentar de novo, porque a projeção do Itapoã Parque é de 50 mil pessoas. Pensaram no território sem mobilidade, escola, acesso à saúde, esporte e lazer. Ou seja, criou-se um projeto habitacional que é um horror. Algumas mulheres me disseram que conquistaram o apartamento lá, mas estão pensando em voltar para a cidade de origem devido a esses problemas”, comentou Maciel.

Leia Também:  Entrega do Prêmio Marielle Franco de Direitos Humanos será nesta sexta-feira (14)

Segurança no trânsito

O parlamentar Jorge Vianna (PSD), por sua vez, indignou-se com um acidente que vitimou um motociclista na última sexta-feira (12) no trecho da BR-060 na altura de Samambaia: “Poderia ser uma morte comum de trânsito, como em qualquer lugar do país, se não fosse pela irresponsabilidade e covardia de uma empresa chamada Triunfo, concessionária que arrendou a BR-060. Aquela que cobra pedágio para uma estrada relativamente boa, aquela que está ganhando mais de R$ 7 bilhões nos seus contratos, seja na BR-060, na 153 ou na 262, as três que está administrando”.

Advertisement

O distrital contextualizou que na saída de Samambaia há um retorno para o Plano Piloto pelo qual muitos condutores passam rapidamente. “Quantas pessoas precisam morrer para que a empresa Triunfo Concebra mude o lugar do retorno? Qualquer leigo vê que está no lugar errado”, questionou. Vianna denunciou o caso às instituições pertinentes e ainda clamou todos os parlamentares a fazerem uma moção de repúdio à empresa concessionária responsável pela rodovia.

Leia Também:  Na falta de sala de amamentação, servidoras lactantes poderão ter jornada reduzida



Créditos do conteúdo

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CLDF / POLÍTICOS DO DF

Filmes vencedores do 27º Troféu Câmara Legislativa serão conhecidos neste sábado (20)

Published

on


Filmes vencedores do 27º Troféu Câmara Legislativa serão conhecidos neste sábado (20)

Após cinco dias de competição, chega o momento de conhecer os melhores curtas e longas metragens, além de categorias técnicas, entre 16 títulos do Distrito Federal
Advertisement

Mais de 3 mil espectadores compareceram às cinco sessões da Mostra Brasília – espaço do 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro para filmes do Distrito Federal que concorrem ao 27º Troféu Câmara Legislativa. Além do Cine Brasília, que teve lotação plena em todas as exibições dos títulos brasilienses, as produções foram apresentadas no Complexo Cultural Planaltina e em unidades do SESC do Gama, Ceilândia e 504 Sul.

Neste sábado (20), os vencedores da premiação do Legislativo do DF para o cinema local serão anunciados durante a cerimônia de encerramento do Festival, que começa às 17 horas. Um total de R$ 298 mil em prêmios serão divididos entre os melhores curtas e longas-metragens, além de nove categorias técnicas. Os prêmios principais serão destinados aos filmes escolhidos pelo júri popular – composto pelo público que compareceu às exibições e votou após as sessões – e o júri oficial.

Leia Também:  Na falta de sala de amamentação, servidoras lactantes poderão ter jornada reduzida

Os jurados também votam nas categorias técnicas – ator, atriz, direção de arte, direção, edição de som, fotografia, montagem, roteiro e trilha sonora. Nestas últimas, os ganhadores são escolhidos entre os títulos de curta e longa-metragem, sem distinção. O júri oficial é formado por: Alice Stefânia (atriz, diretora e pesquisadora de teatro); Bertrand Lira (diretor de documentários, crítico de cinema, professor e pesquisador) e Ewerton Belico (curador, roteirista, educador e diretor de cinema).

Advertisement

Pioneirismo

Nesta sexta-feira (19), último dia de competição pelo Troféu Câmara Legislativa, subiram ao palco do Cine Brasília, com suas equipes, para apresentar seus filmes, Clara Maria Matos e as duplas Larissa Corino e Patrícia Meschick, Rafael Ribeiro Gontijo e Sandra Bernardes. Os títulos foram O Cheiro do Seu Cabelo, Rocha: Substantivo Feminino e Menino quem foi seu mestre?, respectivamente.

Clara Maria Matos afirmou que seu filme “é uma carta de amor às mulheres negras e indígenas”. O curta ficcional trouxe a personagem Feijão, que, no aniversário, deseja visitar a casa da avó que não chegou a conhecer e é guiada por um cheiro familiar. No elenco, Martinha do Coco, que cedeu a música para a produção.

Advertisement

A seguir foi a vez das mulheres escaladoras, que fazem da região de Cocalzinho (GO) seu ponto de partida para a prática. Com uma equipe formada exclusivamente por mulheres, o curta documental foi dirigido por Larissa Corino e Patrícia Meschick, que falaram, entre outras aspectos, de “pioneirismo”.

Leia Também:  CLAUDIO HUMBERTO: Líder de bancada passa pano para Lula e irrita deputados evangélicos

Pioneirismo também foi tema do documentário Menino quem foi seu mestre?, que conta a história da capoeira desde a inauguração de Brasília, a partir de entrevistas com os primeiros mestres do Distrito Federal: Mestre Tabosa, Mestre Adilson, Mestre Paulão, Mestre Danadinho e Mestre Pombo de Ouro – muitos deles presentes à sessão.



Créditos do conteúdo

Advertisement

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO

MAIS LIDAS DA SEMANA