ACBJPR-DF-logo-blue80red
ACBJPR-DF-logo-blue80red

CLDF / POLÍTICOS DO DF

CPI aprova convite para depoimento do general Carlos Penteado e requer informações à Abin

Publicado em

Foto: Reprodução/Web

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos aprovou requerimento para convidar o general Carlos Assunção Penteado, ex-secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) a prestar depoimento.

Além disso, os membros da comissão também aprovaram requerimentos de informações destinados à Agência Brasileira de Inteligência (Abin), no qual pede todos os relatórios de inteligência relativos aos atos do dia 8 de janeiro, e ao Comando Militar do Planalto, solicitando informações sobre os atos ocorridos no dia 31 de dezembro de 2022.

Advertisement

Por fim, o colegiado aprovou o cronograma de oitivas para o mês de agosto. Veja abaixo:

Dia 3 de agosto – Flávio Silvestre de Alencar, major da PMDF.

Dia 10 de agosto – Anderson Gustavo Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal.

Advertisement

Dia 17 de agosto – Leonardo de Castro Cardoso, diretor do Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado da PCDF.

Leia Também:  Governo Federal aprova o Plano Alimento no Prato

Dia 24 de agosto – Mauro César Barbosa Cid, tenente-coronel do Exército Brasileiro, que atuou como ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Dia 31 de agosto – Reginaldo de Souza Leitão, coronel da PMDF.

Advertisement

Francisco Espínola – Agência CLDF

Ícone do TwitterAcompanhe informações em tempo real da Câmara Legislativa.
Siga o perfil @cldfnoticias!

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Advertisement

CLDF / POLÍTICOS DO DF

Comissão aprova reparcelamento de solo no CAVE do Guará

Published

on


Comissão aprova reparcelamento de solo no CAVE do Guará

Distritais aprovaram ainda concessão de uso de imóveis do GDF à Neoenergia. Ao todo, 4 matérias avançaram
Advertisement

Em reunião extraordinária realizada na manhã desta terça-feira (18), a Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) aprovou quatro projetos de lei encaminhados pelo Poder Executivo. As matérias tratam de regularização e reordenamento de uso de áreas públicas nas regiões administrativas do Guará, Ceilândia e Águas Claras.

PL nº 1567/2024 prevê a desafetação e reparcelamento de solo na área do Complexo Esportivo e de Lazer do Guará, o antigo Centro Administrativo Vivencial e Esporte (Cave), um complexo onde se encontram o Estádio Antônio Otoni Filho (conhecido como “Estádio do CAVE”), a Feira do Guará, o Ginásio do CAVE, o Cartódromo (batizado Kartódromo Airton Senna) e o Teatro de Arena. 

A desafetação de um bem público é um procedimento administrativo no qual a administração revoga a sua destinação de uso público, permitindo que o bem seja utilizado para fins diversos. O bem continua a ser público, mas deixa de ser aplicado para o desempenho das funções próprias do Estado.

Advertisement

Segundo o GDF, a desafetação permitirá a alienação de três lotes institucionais, totalizando 11.078,99m², e a destinação de uma área de 3.704,84m² para parcelamento futuro. Além disso, a proposta prevê a incorporação de outras áreas ao lote original para fins de regularização e planejamento urbano. O governo argumenta que a medida ajudará a otimizar a ocupação da região, prevenir invasões irregulares e garantir espaços adequados para atividades institucionais e comunitárias.

Leia Também:  Congressistas descartam aprovação de novo arcabouço fiscal em abril

A proposta avançou por 2 votos contra 1, recebendo aval dos deputados Pepa (PP) e Jaqueline Silva (MDB). Já o deputado Gabriel Magno (PT) rejeitou a medida, alegando que o fracionamento da área pode abrir margem para um futuro processo de privatização dos lotes públicos. 

Energia elétrica 
 

PL nº 1285/2024 autoriza o Poder Executivo a promover a concessão de uso de um terreno público no Guará para construção de subestação de energia elétrica da Neoenergia. O texto destaca que a construção vai melhorar e garantir a qualidade do fornecimento de energia elétrica na região.

Advertisement

Já o PL nº 1494/2025 tem o mesmo objeto, porém para construção da subestação de energia elétrica em Águas Claras. A relatora das propostas, deputada Jaqueline Silva (MDB), destacou que ambas as matérias demonstram “comprovado interesse público e observância da legislação pertinente à licitação”.

A comissão deu aval ainda ao PL nº 1466/2024, autorizando a alienação de um imóvel localizado em Ceilândia. O bem, de propriedade do Distrito Federal, encontra-se desocupado e é proveniente de herança jacente, ou seja, sem herdeiros conhecidos. O objetivo do projeto é permitir sua venda por meio de licitação, com os recursos arrecadados sendo destinados ao Tesouro do Distrito Federal. A reunião desta terça-feira teve transmissão ao vivo pela TV Câmara Distrital (Canal 9.3) e YouTube da Casa.

Leia Também:  LDO tem previsão de R$ 30 milhões para reajuste salarial de comissionados da PCDF



Créditos do conteúdo

Advertisement

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO

MAIS LIDAS DA SEMANA