CLDF / POLÍTICOS DO DF
Coronel da PM Paulo José nega omissão e acusa coronel Casimiro de ter mentido à CPI
Publicado em
23 de setembro de 2023por
Eugenio Piedade
Ouvido hoje pela Comissão Parlamentar de Inquérito dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa, o coronel da Polícia Militar do DF, Paulo José Bezerra, negou ter sido omisso na operação da polícia realizada no dia 8 de janeiro, quando vândalos invadiram e depredaram os palácios da república. Paulo José era subchefe do Departamento de Operações (DOP) da PMDF na data dos atos e atualmente encontra-se preso junto com a cúpula da PMDF em decorrência do inquérito do Supremo Tribunal Federal que investiga o 8 de janeiro.
O coronel frisou por diversas vezes que não foi convocado para nenhuma reunião de planejamento para contenção das manifestações antidemocráticas que vinham sendo anunciadas. O coronel também acusou seu colega coronel da PMDF, Marcelo Casimiro, responsável pela operação naquele dia, de ter mentido em seu depoimento à CPI quando afirmou aos parlamentares que a ordem para abertura da Esplanada dos Ministérios havia partido de Paulo José. “O coronel Casimiro mentiu aqui. Eu nunca dei a ordem ao Casimiro para abrir a Esplanada. Eu nem participei das reuniões. Ele mentiu aqui na CPI e me coloco à disposição para fazer acareação na frente dele”, disse o coronel Paulo José.
Questionado novamente se a ordem para abertura da Esplanada aos manifestantes no dia 8 de janeiro teria sido dada diretamente pelo governador a ele, o coronel Paulo José negou enfaticamente. “Eu havia chegado de férias e não estava inteirado sobre as manifestações, não teria por que dar ordem para abrir a esplanada. O coronel Casimiro merece o troféu Pinóquio de cara de pau do ano. Sobre o governador, para mim seria uma honra receber uma ligação dele. O governador nunca me ligou, não sabe nem que eu existo”, afirmou.
O coronel Paulo José contou ainda como virou o chefe interino do DOP e único coronel em serviço no departamento às vésperas da manifestação antidemocrática. “Eu tirei férias em novembro de 2022. O coronel Klepter, responsável pelas operações, me pediu para não retornar e ficar em casa. Me mandou voltar somente depois de 2 de janeiro. Quando eu voltei, o núcleo do DOP estava todo afastado. Três coronéis do núcleo operacional não estavam lá. O comum seria que se um se afasta, dois ficam. Aquilo não foi normal”, disse.
Paulo José também informou que no dia 7 de janeiro, véspera dos atos, teria havido uma reunião da Secretaria de Segurança Pública com a Polícia Federal e que foram apresentadas informações que indicavam alto risco na manifestação marcada para o dia seguinte. “Naquele momento, o Plano de Ações Integradas deveria ter sido refeito. Se houvesse a determinação de empregar mais homens da polícia naquele momento, o ato teria sido evitado”, contou.
O coronel Paulo José revelou ainda que o então presidente da República, Jair Bolsonaro, teria visitado oficiais da PMDF que se formaram na mesma turma dos coronéis Fábio Augusto Vieira, que era comandante-geral da PMDF no dia 8 de janeiro, Klepter Rosa, atual comandante-geral, e Jorge Naime, que atualmente encontram-se presos. Segundo Paulo José, há uma foto de Bolsonaro com os integrantes da turma no ano passado.
Eder Wen – Agência CLDF
CLDF / POLÍTICOS DO DF
Observatório da Mulher: CLDF lança ferramenta para impulsionar a criação de políticas públicas para o público feminino
Published
14 horas agoon
19 de março de 2025
Observatório da Mulher: CLDF lança ferramenta para impulsionar a criação de políticas públicas para o público feminino
Na manhã desta quarta-feira (19), a Câmara Legislativa do Distrito Federal lançou o Observatório da Mulher, uma ferramenta dedicada ao monitoramento, coleta e análise de dados a respeito da participação feminina na política, no mercado de trabalho e dos índices de violência de gênero no DF. O objetivo é que a plataforma impulsione a formulação de políticas públicas mais eficazes para as mulheres.
O sistema disponibiliza relatórios, estudos e levantamentos elaborados pela Procuradoria Especial da Mulher (PEM), em parceria com órgãos governamentais, universidades e instituições de pesquisa. É possível verificar informações sobre a ocupação e atuação feminina em cargos legislativos e executivos, divulgação de leis e projetos voltados para equidade de gênero e canais de atendimento às mulheres em situação de agressão física e/ou psicológica.
Regulamentada pela Resolução 352/2024, o Observatório da Mulher é resultado do trabalho desenvolvido na gestão da deputada Dayse Amarilio (PSB) durante o período em que esteve à frente da Procuradoria. Segundo a parlamentar, a iniciativa foi inspirada no modelo do Observatório da Mulher Cearense (OMCE), da Assembleia Legislativa do Ceará, que monitora dados sobre a realidade das mulheres no estado.
“Na visita que fizemos a Fortaleza, conseguimos identificar a integração dos serviços feitos lá. Aqui, no Distrito Federal, ainda temos muita dificuldade em lidar com os diferentes sistemas de atendimento à mulher”, relatou Dayse Amarilio. “Tivemos um projeto de lei, que, infelizmente, não foi aprovado, que buscava fazer uma integração de todos esses sistemas de informação”, explicou.
Empreendedorismo feminino
No evento, também foi apresentado o Observatório Brasília Empreendedora, um plataforma em desenvolvimento, com objetivo de monitorar, avaliar e divulgar dados sobre negócios liderados por mulheres. Segundo Marcelo Herbert Lima, auditor de Controle Interno da Controladoria-Geral do DF e um dos envolvidos no projeto, o sistema busca expandir a criação de políticas públicas que apoiem o empreendedorismo feminino na capital.
“É muito difícil fazer política pública sem informação e dados, precisamos ter um diagnóstico. Temos que olhar o mercado de trabalho da mulher, do empreendedorismo feminino, a violência contra mulher e, em cima dessas informações, poder fazer políticas públicas”, enfatizou Lima.
A deputada Paula Belmonte (Cidadania), que assumiu o cargo de procuradora da Mulher esta semana, reforçou que a institucionalização do Observatório Brasília Empreendedora possibilita a coleta e análise de informações que ampliam a elaboração de programas de capacitação, linhas de crédito e outras iniciativas de suporte às mulheres.
“A maioria das mulheres estão no mercado informal. Precisamos promover a formalização. Além disso, os dados revelam que os bancos emprestam milhões de reais para os homens e pouco mais de mil reais para as mulheres”, frisou a parlamentar. “Essa situação exige nossa atenção e virar política pública. O presidente do Banco de Brasília já entrou em contato comigo para que possamos fazer um projeto financeiro voltado às mulheres”, explicou.
2ª Semana da Mulher
Alinhado ao tema “Mais vozes, mais direitos: mulheres que transformam o mundo”, o evento realizado nesta quarta-feira é mais uma ação da 2ª Semana da Mulher, promovida pela Procuradoria Especial da Mulher da CLDF. Até 20 de março, a iniciativa oferece uma variedade de atividades para o público feminino, incluindo debates sobre políticas públicas, saúde, segurança e empreendedorismo, serviços gratuitos e ações de empoderamento.


Segurança e planejamento reforçados para a partida entre Brasil e Colômbia nesta quinta (20)

Aberta licitação para contratação de serviços de engenharia

Especialistas alertam que gestantes precisam redobrar os cuidados com a saúde bucal

Dia Mundial do Sono: especialistas da rede pública do DF destacam chave para bem-estar

Agências do trabalhador oferecem 892 vagas de emprego no DF nesta quinta-feira (20)
BRASÍLIA


Segurança e planejamento reforçados para a partida entre Brasil e Colômbia nesta quinta (20)
A partida entre Brasil e Colômbia nesta quinta-feira (20), válida pelas Eliminatórias da Copa 2026, terá um dos maiores esquemas...


Aberta licitação para contratação de serviços de engenharia
A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) abriu licitação pública para contratação de serviços laboratoriais e serviços de sondagens...


Especialistas alertam que gestantes precisam redobrar os cuidados com a saúde bucal
O período de gestação é marcado por mudanças físicas, hormonais e psicológicas nas mulheres. As gestantes precisam redobrar os cuidados...
DISTRITO FEDERAL


Dia Mundial do Sono: especialistas da rede pública do DF destacam chave para bem-estar
Nessa terça-feira (18), foi celebrado o Dia Mundial do Sono, data que convida a refletir sobre a importância desse componente...


Agências do trabalhador oferecem 892 vagas de emprego no DF nesta quinta-feira (20)
As agências do trabalhador do Distrito Federal disponibilizam, nesta quinta-feira (20), 892 vagas de emprego para quem busca uma colocação...


Quarta do Cidadão realiza 794 atendimentos na Rodoviária do Plano Piloto
A sexta edição da Quarta do Cidadão da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) realizou 794 atendimentos na Rodoviária do...
POLÍTICOS DO DF


Vice-governadora Celina Leão participa de homenagem ao desembargador José Colombo de Sousa
19/03/2025 às 19:35, atualizado em 19/03/2025 às 19:47 Celebração in memoriam concedeu a Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal...


Observatório da Mulher: CLDF lança ferramenta para impulsionar a criação de políticas públicas para o público feminino
Observatório da Mulher: CLDF lança ferramenta para impulsionar a criação de políticas públicas para o público feminino Na manhã desta...


Equipe do HBDF é treinada para realização de implante transcateter de válvula aórtica
Cerca de vinte membros da equipe de enfermagem da Hemodinâmica do Hospital de Base participaram, nessa terça-feira (18), de um...
POLÍTICOS DO BRASIL


Max Maciel alerta para alta no abandono de pessoas idosas no DF
Max Maciel alerta para alta no abandono de pessoas idosas no DF Publicado em 19/03/2025 17h20 Foto: Carolina Curi/ Agência...


Praça da Bíblia, em Ceilândia, recebe estrutura de evento que terá transmissão do jogo do Brasil
A Praça da Bíblia, em Ceilândia, está praticamente pronta para receber os torcedores brasilienses na quinta-feira (20). O local será...


Saúde mental de policiais penais é tema de PL aprovado pela CAS
Saúde mental de policiais penais é tema de PL aprovado pela CAS Colegiado aprovou também propostas na área da saúde,...
TRÊS PODERES


Superintendência do HRSM faz reunião para discutir sazonalidade infantil
Com a alta demanda de pacientes pediátricos buscando atendimento médico no pronto-socorro infantil do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM),...


Protagonismo feminino é celebrado com evento e exposição em homenagem às mulheres do HRSM
Nesta quarta-feira (19), foi realizada uma homenagem especial para comemorar o Mês da Mulher no Hospital Regional de Santa Maria...


Eduardo Pedrosa discursa em defesa de entregadores por aplicativo
Eduardo Pedrosa discursa em defesa de entregadores por aplicativo Publicado em 19/03/2025 17h25 Foto: Carolina Curi/ Agência CLDFAdvertisement O deputado...
ENTORNO


Parceria entre GDF e shopping do Guará desenvolve ações de proteção às mulheres
Com o objetivo de fortalecer a proteção e a prevenção da violência contra meninas e mulheres, o Governo do Distrito...


Comissão aprova projeto que institui complemento de renda para mães atípicas
Comissão aprova projeto que institui complemento de renda para mães atípicas No total, colegiado aprovou 6 propostas em benefícios de...


Servidores da Saúde participam de oficinas sobre cuidados com idosos
Mais de 70 servidores da Secretaria de Saúde (SES-DF) participam hoje (19) e amanhã (20) de oficinas de capacitação para...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA DO BRASIL4 dias ago
Caiado entrega 79 casas a custo zero em Heitoraí e Itaguari
-
POLÍTICA DO BRASIL4 dias ago
Governo Federal confirma tarifa zero de importação para alimentos
-
DIVERSAS4 dias ago
SINATRAN-DF emite Nota de Repúdio e Solidariedade
-
GDF / BRASÍLIA3 dias ago
Detran-DF realiza ações educativas no fim de semana