CLDF / POLÍTICOS DO DF

Comissão de fiscalização presta conta de ações desenvolvidas em 2024

Publicado em

Relatório de atividades foi apresentado pela presidente da comissão, deputada Paula Belmonte

Na reunião extraordinária desta segunda-feira (09), a Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle (CFGTC) apresentou o Relatório de Produtividade Anual de 2024, destacando as diversas ações realizadas pelo colegiado ao longo do ano.

Dentre os eventos que pautaram as atividades da comissão, destacam-se audiências públicas que debateram temas como o Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF), a atividade desempenhada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) e a situação da merenda escolar no DF.

Ao todo, a CFGCT realizou 10 audiências públicas e sete reuniões mensais, apresentou oito projetos de lei e duas indicações. Além disso, a equipe empreendeu diversas ações fiscalizatórias, como a elaboração do diagnóstico da situação computacional do GDF, além da realização de reuniões com o Banco de Brasília (BRB) para atendimento aos servidores impactados pela Lei do superendividamento.

Leia Também:  Comissão aprova mais transparência na educação e na gratuidade do transporte público

A presidente da comissão, Deputada Paula Belmonte (Cidadania), lembrou que os debates acerca dos endividados do BRB surtiram efeito: o banco fez uma proposta para os empregados endividados que está em fase de discussão.

“É importante dizer que o trabalho desta comissão é extremamente importante por conta da representatividade, porque permite que nós, cidadãos, possamos exercer a fiscalização do dinheiro público, dinheiro dos contribuintes. Nós tivemos um trabalho muito efetivo quanto ao acompanhamento do GDF”, afirmou a distrital durante apresentação do relatório.

Outra ação destacada ao longo do ano foi o aprimoramento do Observatório Cidadão, ferramenta criada pela comissão com o objetivo de permitir o acompanhamento dos gastos do governo, trazendo mais transparência e possibilitando a análise e avaliação das políticas públicas.

“Sei que precisamos avançar muito ainda, mas tudo que poderia ser feito durante o biênio (2023 – 2024) foi feito, com acompanhamento e diversos pedidos de auditorias”, pontuou Belmonte.

O relatório de prestação de contas lista ainda três requerimentos feitos pela comissão e encaminhados a secretarias de governo como, por exemplo, o Requerimento nº 1412/2024, que pede à Secretaria de Saúde informações acerca da execução do contrato de gestão com o IGESDF, bem como acerca da metodologia e dos dados adotados na definição das metas do referido contrato.

Leia Também:  Público prestigia sessões de filmes que disputam o Troféu Câmara Legislativa

A reunião extraordinária foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Distrital (canal 9.3) e pelo YouTube da Casa.

Christopher Gama/ Agência CLDF

COMENTE ABAIXO:

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO