CLDF / POLÍTICOS DO DF
CLDF realiza 1º Encontro da Frente Parlamentar Católica de Brasília
Publicado em
10 de março de 2025por
Eugenio Piedade
A Câmara Legislativa do Distrito Federal sediou, na manhã desta quarta-feira (26), o 1º encontro da Frente Parlamentar Católica de Brasília. Para o presidente da frente, deputado João Cardoso (Avante), o evento é um marco para o fortalecimento do diálogo e da atuação parlamentar em defesa dos valores cristãos e das necessidades da comunidade católica do DF.
O evento, realizado no auditório da CLDF, reuniu fiéis, lideranças religiosas e representantes de diversos segmentos da igreja, como a Associação dos Médicos Católicos de Brasília, além de membros da sociedade civil engajados na defesa da fé e dos princípios cristãos na esfera pública.
União em favor da fé e da comunidade
O encontro teve como principal objetivo apresentar os planos e projetos da Frente Parlamentar Católica para os próximos anos, reforçando o compromisso com uma atuação pautada nos ensinamentos da igreja e na promoção de políticas públicas que valorizem a vida, a família e a dignidade humana.
Em seu discurso, o deputado João Cardoso ressaltou a importância da proximidade entre o legislativo e a comunidade. Falou também da necessidade de consolidar um espaço de escuta e atuação conjunta para a construção de uma Brasília mais justa e fraterna.
“Queremos que esta Frente seja um ponto de apoio para todos os católicos que desejam ver os valores cristãos refletidos em ações concretas no Distrito Federal. Nosso compromisso é trabalhar lado a lado com a comunidade, ouvindo suas demandas e buscando soluções que atendam as suas necessidades”, afirmou o parlamentar.
Cardoso mencionou leis e PLs de sua autoria alinhados com os princípios católicos, como a defesa da vida desde sua concepção. Um deles é o PL 869/2024, que institui a campanha de conscientização contra o aborto para as mulheres no DF. Outra medida de grande importância em sua análise foi a aprovação da lei 7620/2024, que institui as diretrizes para a implantação do Programa de Pré-Natal Psicológico na rede pública de saúde do DF.
O distrital comemorou ainda iniciativas de seu mandato em benefício da evangelização e de eventos promovidos pelas igrejas católicas do DF. Segundo informou, já foram destinados R$ 13 milhões em emendas parlamentares para eventos em 43 paróquias. “Está dando frutos na evangelização. O que salva nossa vida é a evangelização”, poderou.
Presença de lideranças católicas
A mesa de autoridades do encontro contou com a participação de importantes lideranças da comunidade católica de Brasília, incluindo:
• Padre Carlos Costa Carvalho – Reitor do Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília Nossa Senhora de Fátima.
• Padre Rafael – Membro da Comunidade Shalom.
• Lenise Garcia – Presidente Nacional do Movimento Nacional da Cidadania pela Vida – Brasil Sem Aborto.
• Aridney Barcellos – Gerente Executivo da OASSAB – Obras de Assistência Social da Arquidiocese de Brasília.
• João Carlos – Dirigente da ADCE DF – Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa.
• Mateus Lolas – Coordenador do Comitê Distrital em Defesa da Vida – Brasil Sem Aborto.
Sobre a Frente Parlamentar Católica
A Frente Parlamentar Católica de Brasília surge como um espaço de articulação e mobilização dos parlamentares comprometidos com os valores cristãos, atuando em defesa da vida, da família, da liberdade religiosa e da promoção do bem comum.
O evento reforçou a importância da participação ativa dos fiéis no acompanhamento das pautas políticas e no fortalecimento do diálogo entre a Igreja e o Legislativo.
*Com informações da assessoria de imprensa do deputado João Cardoso
CLDF / POLÍTICOS DO DF
Tarifa Zero no transporte público do DF é defendida na Câmara Legislativa
Published
2 dias agoon
25 de abril de 2025
Tarifa Zero no transporte público do DF é defendida na Câmara Legislativa
Comissão apresentou esboço de projeto de lei de gratuidade universal durante seminário nesta sexta-feira (25)
A implementação de gratuidade irrestrita no transporte público do Distrito Federal foi discutida na Câmara Legislativa nesta sexta-feira (25), durante seminário sobre o tema. O impacto social e a viabilidade financeira da medida foram os principais tópicos debatidos pelos participantes. A Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) promoveu o evento, no qual apresentou minuta de projeto de lei, desenvolvido pela subcomissão Tarifa Zero.
O presidente da CTMU, deputado Max Maciel (PSOL), informou que a subcomissão fez um estudo sobre o impacto financeiro da tarifa zero. “O que custa hoje R$ 1,8 bilhão passaria a custar R$ 4 bilhões. Quatro bilhões é muito dinheiro. Mas o Distrito Federal dá R$ 9 bilhões de isenção [de impostos] a empresas”, comparou Maciel. Para ele, é importante reavaliar as prioridades orçamentárias e os custos com a construção de viadutos, túneis e outras estruturas focadas no transporte individual.

O projeto de lei prevê a implementação progressiva da tarifa zero, priorizando regiões mais vulneráveis; a ampliação e fortalecimento das gratuidades já existentes; a criação de conselhos populares para fiscalização e avaliação do serviço, entre outras ações. A proposta também indica diversas fontes de custeio, tais como multas de trânsito e publicidade nos ônibus, terminais e pontos de parada, entre outros espaços. O projeto, que está em fase de desenvolvimento, foi apresentado pela secretária da comissão, Fernanda Azevedo.
“Com base nos dados da própria Semob [Secretaria de Mobilidade do DF], nós já sabemos que o transporte público é fortemente subsidiado. Nós já financiamos mais de 70% do transporte público. O problema é que o acesso ainda está condicionado à capacidade individual de cada pessoa pagar a tarifa. O que nós precisamos é reorganizar esse gasto para fazer com que o transporte realmente seja um direito, seja para todos, e em quantidade suficiente. Portanto, a nossa proposta é romper com essa contradição que atualmente está estruturando o sistema”, argumentou a secretária.

Revisão dos contratos com empresas de ônibus
A maioria dos especialistas convidados defendeu o fim da remuneração de empresas de ônibus com base no número de passageiros. Eles consideram mais adequado o contrato com base no custo do serviço, em relação a número de viagens/quilômetros rodados, em vez de número de usuários. “O custo operacional dessas viagens vai variar muito pouco se está carregando 10 ou 60 pessoas”, apontou o professor Paulo César Silva, da Faculdade de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília. “O poder contratante do serviço precisa garantir que essas viagens sejam realizadas em número adequado para que as pessoas usufruam do direito a circulação com uma qualidade definida”, afirmou Silva. Ele defende que a taxa de ocupação dos veículos seja o parâmetro de qualidade do transporte, e o custo do serviço seja o parâmetro de remuneração.
O cientista político Giancarlo Gama estudou, em dissertação de mestrado, mais de 100 contratos de tarifa zero no Brasil. “Noventa por cento das cidades gasta menos de 2% do orçamento com a tarifa zero. E grande maioria gasta menos de 1%”, identificou o especialista. Ao analisar a verba das prefeituras como um todo, ele observou que os gastos com coleta e transporte de resíduos ficam em torno de 2,33%. “As cidades gastam mais transportando lixo do que pessoas”, comparou.
O seminário completo pode ser assistido no canal do Youtube da TV Câmara Distrital.



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