CLDF / POLÍTICOS DO DF

CLDF premia projetos que promovem saúde nas escolas

Publicado em


Trinta escolas públicas foram premiadas pelo edital “Saúde nas Escolas – Edição Ana Nery”, uma iniciativa da deputada distrital Dayse Amarilio (PSB). Cada uma das instituições de ensino receberá R$ 10 mil via emenda parlamentar. Os projetos vencedores foram apresentados no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal nesta segunda-feira (6). Na ocasião, também foram entregues moções de louvor a estudantes e profissionais escolares.

“Eu tenho certeza que esses projetos têm mudado a vida não só das crianças e dos jovens que estão nas escolas, mas também das famílias. O edital foi o sonho de misturar educação e saúde para pensar em ações que vão além dos muros da sala de aula”, destacou Dayse Amarilio. Os projetos abarcam uma grande variedade de temas, contemplando a saúde integral dos alunos e da comunidade.

 

Foto: Andressa Anholete/ Agência CLDF

Foram desenvolvidas medidas de prevenção ao suicídio e à automutilação; combate ao bullying e ao cyberbullying; promoção da dignidade menstrual, com a distribuição de absorventes; realização de aulas de yoga, vôlei, karatê, futebol e outras práticas esportivas; de uso da escrita e da arte para promoção de saúde mental; incentivo à alimentação saudável, com práticas pedagógicas sobre o tema e plantio de hortas; combate à dengue; conscientização sobre vacinas e valorização da ciência, entre outras iniciativas.

Leia Também:  Ceilândia ganha um Centro de Referência em Saúde do Trabalhador

As escolas selecionadas são de Brazlândia, Ceilândia, Gama, Guará, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Plano Piloto, Recanto das Emas, Samambaia, São Sebastião e Taguatinga (acesse aqui a lista completa).

“Vocês estão fazendo a diferença nas nossas escolas. Esses projetos são muito valiosos”, enalteceu a diretora de atendimento e apoio à saúde do estudante da Secretaria de Educação do DF, Larisse Cavalcante. Ela atua no programa Saúde nas Escolas, uma parceria entre as Secretarias de Educação e Saúde para atuação dentro do ambiente escolar. “O nosso estudante não precisa só de lápis e caderno. Ele precisa de saúde”, afirmou a diretora.

 

Foto: Andressa Anholete/ Agência CLDF

Homenagem à Anna Nery

Além dos projetos de saúde, o edital incluiu uma homenagem à enfermeira Anna Nery, a primeira mulher a figurar na galeria de heróis e heroínas da pátria. Foram premiadas as escolas com as três melhores redações e os cinco melhores desenhos sobre a vida da patrona da enfermagem no Brasil. As instituições vencedoras vão receber um adicional de R$ 10 mil de emenda parlamentar.

Leia Também:  Lei determina a realização de estudo anual sobre a situação das mulheres no DF

“Anna Nery foi uma mulher que deixou tudo para ir à guerra do Paraguai. Ela cuidou não só dos soldados brasileiros, mas dos paraguaios também. Ela trouxe para a enfermagem brasileira a importância do cuidado humanizado, independentemente da nacionalidade, da cor, da raça, do gênero, da religião”, ressaltou a chefe do departamento de gestão do exercício profissional do Conselho Federal de Enfermagem, Tatiana Maria Guimarães.

A solenidade completa pode ser assistida no Youtube da TV Câmara Distrital.

Acesse aqui as fotos do evento.



Créditos do conteúdo

COMENTE ABAIXO:

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO