CLDF / POLÍTICOS DO DF

Câmara comemora os 50 anos da Sociedade Esportiva do Gama nesta segunda (10)

Publicado em


A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza sessão solene na próxima segunda-feira (10) em homenagem aos 50 anos de fundação da Sociedade Esportiva do Gama. A celebração acontecerá no plenário, a partir das 19h, por iniciativa do deputado Eduardo Pedrosa (União). Entre as principais conquistas do Gama, destaca-se o título de campeão brasileiro da série B de 1998.

“A Sociedade Esportiva do Gama completa, em 2025, 50 anos de fundação, consolidando-se como um dos clubes mais tradicionais do Distrito Federal. Ao longo de sua trajetória, destacou-se por conquistas relevantes no cenário nacional e por sua forte identificação com a comunidade gamense e com todo o DF”, justificou Pedrosa.

Segundo ele, além do desempenho esportivo, “o clube exerce papel social de grande importância, promovendo integração, lazer e incentivo à prática esportiva”. “Sua história é motivo de orgulho para torcedores, atletas e para toda a população brasiliense”, completou o distrital.O deputado 

 

O deputado Eduardo Pedrosa é o autor da homenagem. Foto: Andressa Anholete.

História de sucesso

A Sociedade Esportiva do Gama, ou simplesmente Gama, é um clube multiesportivo, fundado como clube de futebol em 15 de novembro de 1975. Embora tenha outras modalidades esportivas, suas principais conquistas e reconhecimento foram alcançados no futebol. O clube é um dos mais bem sucedidos do DF e do centro-oeste, sendo o maior campeão candango e o segundo maior campeão nacional do DF.

Leia Também:  Gestão da saúde no DF: Iges apresenta resultados do 3º quadrimestre de 2024

Suas cores tradicionais são o verde e o branco, inspirado nas cores da Sociedade Esportiva Palmeiras. Em 1999, o Gama ganhou reconhecimento internacional após entrar na justiça comum para permanecer no Campeonato Brasileiro de Futebol, após ter sido rebaixado para a Série B de 2000. O Gama argumentou que o TJD usou uma alteração ilegal do Código Brasileiro Disciplinar do Futebol para dar ao Botafogo-RJ os pontos que impediram que o clube carioca caísse para a Série B e fizeram que o Gama fosse rebaixado em seu lugar.

Depois de muitas de idas e vindas – nas entranhas da justiça, comum e desportiva -, Clube dos 13 e CBF cederam e entraram em um acordo com o Gama em 20 de julho. Com o imbróglio, o campeonato de elite do futebol nacional foi a Copa João Havelange, vencida pelo Vasco da Gama.



Créditos do conteúdo

COMENTE ABAIXO:

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO