(WordPress, Blogger e outros):

BICADA DA ÁGUIA

Rússia anuncia nova rodada de negociações com a Ucrânia na próxima semana

Publicado em

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, participa de reunião por videoconferência na residência oficial de Novo-Ogaryovo

Sputnik/Mikhail Metzel/Pool via REUTERS/Direitos reservados

Moscou informou que realizará uma nova rodada de negociações com representantes da Ucrânia e dos Estados Unidos na próxima semana, na tentativa de buscar uma solução para o conflito, que se aproxima de completar quatro anos.

“Existe um acordo para que esse encontro ocorra na próxima semana. O local e as datas serão divulgados oportunamente”, afirmou o porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov, em declarações à imprensa internacional.

As partes já participaram de duas rodadas de conversas em Abu Dhabi, mediadas pelos Estados Unidos, mas sem avanços significativos. O principal impasse continua sendo a questão territorial, na qual Moscou e Kiev mantêm posições bastante distantes.

Durante as negociações, a Rússia mantém a exigência de concessões territoriais, consideradas inaceitáveis pela Ucrânia, que as interpreta como uma forma de rendição. Moscou pressiona para que Kiev se retire das áreas sob seu controle na região de Donetsk, que correspondem a cerca de 17% do território local.

Leia Também:  Lula e Xi Jinping devem assinar 15 acordos bilaterais; Ucrânia pode entrar na pauta

O governo ucraniano rejeita qualquer retirada unilateral e cobra garantias de segurança firmes por parte do Ocidente, para evitar uma nova ofensiva russa após eventual cessar-fogo.

No início da semana, o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, declarou ter aceitado uma proposta dos Estados Unidos para a realização de negociações em Miami.

Atualmente, a Rússia ocupa quase 20% do território ucraniano, incluindo a península da Crimeia, anexada em 2014, além de áreas controladas por separatistas apoiados por Moscou antes de 2022.

Fonte: Jovem Pan

COMENTE ABAIXO:

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO